SIMULADORES COMPUTACIONAIS DE ELETRÔNICA DE MÁQUINAS E VEÍCULOS

Reunindo a minha experiência com programador e engenheiro, apresento a tecnologia ActiveX para uso em treinamento de equipes de manutenção de máquinas diversas e veículos.

Comandando equipes de manutenção, constatei a ineficácia de treinamentos nas montadoras de veículos pesados, pelo simples motivo que os profissionais eram deficientes em elétrica e eletrônica e não conseguiam absorver devidamente os conhecimentos apresentados.

Em um primeiro momento tentei construir simuladores fisicamente em bancadas, mas eles se mostraram caros e ineficientes para simular o complexo ambiente da eletrônica embarcada.

Fazendo uso dos meus conhecimentos em programação, partí então para construir os primeiros componentes usando a tecnologia ActiveX , ainda no Visual Basic 6.

Tive o primeiro contato com a tecnologia em uma pequena livraria que existia na região da Santa Ifigênia em São Paulo. Essa livraria se chamava LITEC. Lá encontrei um livro, em inglês, falando exclusivamente da construção de componentes ActiveX. Desenvolví então vários componentes e mais atualmente atualizei a tecnologia na plataforma .NET do Visual Studio da Microsoft.

Se você tem algum equipamento com eletrônica embarcada e quer ter um conhecimento do seu funcionamento para ajudar a equipe de manutenção a fazer as intervenções de modo profissional e rápido então esse é o caminho.

Para  um objeto ser criado, exemplo de um módulo central, deverão ser disponibilizadas as informações de funcionalidades para que o encapsulamento do componente funcione o mais próximo possível do real.


SIMULADORES COMPUTACIONAIS DE ELETRÔNICA DE MÁQUINAS E VEÍCULOS