Marcos Vinicius Fernandes Ferreira en Ilustradores e desenhistas, Comerciais Publicitários, Artes plásticas Marketing Strategist for Brazil • beBee 17/5/2016 · 3 min de lectura · 1,2K

Criando contos infantis ilustrados, de cabo a rabo.

Criando contos infantis ilustrados, de cabo a rabo.

Nas livrarias o espaço dedicado aos livros infantis ilustrados vem crescendo muito.

Esse fato pode ser explicado por uma soma de fatores que vão desde a preocupação que algumas mamães e papais tem com relação ao desenvolvimento intelectual de suas crianças, até ao simples fato que muitos adultos encontram nessa forma de publicação uma maneira de passar um momento agradável com os seus filhos.

No entanto, um fato bastante relevante que pode ser umas das causas (ou talvez, consequência) da proliferação desses livros, é que houve um aumento bastante significativo do número de escritores e ilustradores que decidiram se aventurar por essas águas, seja por satisfação pessoal, seja por interesse profissional.

Há bem pouco tempo eu também decidi me aventurar por esses mares, motivado muito mais pelo prazer dar forma a algo que sempre tive vontade de fazer, do que por qualquer pretensão literária.

Foi uma experiência enriquecedora que me ensinou muito desse oficio tão bonito que é ilustrar livros para crianças. No inicio, devido a minha falta de experiência previa, terminei esbarrando em algumas questões praticas até encontrar formas e métodos de tornar esse trabalho mais fácil e profissional.

Abaixo descrevo alguns pontos que considero importantes para levar a cabo a tarefa de criar um livro infantil.

A que faixa etária está destinado o conto e qual é seu propósito?

Um dos primeiros passos antes de dar forma a um livro infantil é estabelecer qual é a idade da criança a quem vai dirigido o conto que se pretende criar.

Há muitas pessoas que se aventuram na criação de histórias infantis sem ter em conta a faixa etária a que poderia se destinar o material que estão elaborando.

O propósito de um livro infantil não reside somente no fato de contar uma es