Mateus Castro en gravidez, Estudantes, Medicina - Saúde - Nutrição 21/1/2018 · 1 min de lectura · 1,6K

Como fazer o cálculo do tempo de gravidez

Como fazer o cálculo do tempo de gravidez

Uma gestação tem cerca de 280 dias, 40 semanas aproximadamente. Mas não eram nove meses? Sim, são nove meses e um pouco a mais ou a menos dependendo da gestação e do estado de saúde da mamãe e bebê.

A calculadora gestacional está aí para colaborar com essa conta, dá um prazo bem aproximado em que o bebê deve nascer muitas vezes acertando na mosca. Sem contar que pode dar maiores informações e de muita utilidade.

Como Usar a Calculadora de Gravidez

Na verdade para usar a calculadora de gravidez deve ser levada em conta como início o primeiro dia da última menstruação. A partir daí sabe-se que podem ser 39, 40 ou 41 semanas até o bebê nascer a termo, no tempo certo. A calculadora gestacional precisa do primeiro dia da menstruação também, pois na verdade como não se sabe o dia da fecundação, esse é a maneira mais fácil de tentar calcular gravidez.

Talvez seja um dos motivos em que as mulheres se confundem na hora de calcular as semanas de gravidez: como se contar o primeiro dia da menstruação como primeiro dia da gravidez?

Confunde realmente, mas no final das contas, a gente acaba entendendo. Uma ferramenta muito útil para mamães e médicos, hoje a calculadora de gravidez veio para facilitar essa conta.

E se Não Lembrar o Primeiro Dia da Ultima Menstruação?

Mas e se eu não souber o primeiro dia da menstruação? Como fazer essa conta? Pode-se colocar uma data aproximada na calculadora gestacional e também vai funcionar porque nenhum corpo feminino é um relógio e, por isso, sempre há pequenas divergências. Assim a ferramenta pode mostrar aproximadamente quando engravidou e calcular as semanas de gravidez por uma média do seu ciclo. (Sintomas gravidez)

Ciclos longos tendem a serem mais difíceis de calcular justamente por não se saber exatamente quando essa mulher pode ter engravidado. Ainda assim a calculadora de gravidez mostra uma data aproximada. Para saber certinho em que semanas de gravidez a mulher está, basta fazer um ultrassom nas primeiras semanas para calcular a gravidez corretamente.