Mauro Barbosa en Estudantes, beBee em Português, Livros Escritor • Chiado Editora 5/11/2016 · 1 min de lectura · 2,6K

Enem Brasil!

Enem Brasil!

Neste fim de semana acontece o Enem em todo o Brasil. Quer dizer, para quase todo o país. E por que? Vivemos num Brasil abandonado pelas autoridades corruptas que locupletaram o erário até chegarmos a esse ponto: sem dinheiro, sem saúde, sem dignidade e, principalmente, sem educação. E ainda querem cobrar do trabalhador a dívida desse acinte. Principalmente dos jovens que sonham com seus objetivos. E ainda sentem pulsar a esperança. 

E por falar nela que, como bem diz o ditado, é a última..., reitero: 

Jovens, não permitam que ela morra no coração de vocês. Lutem pelo inverso do que veem. Lutem por mais poesia e música nas escolas da vida. De Vinícius de Moraes a Carlos Drumond de Andrade. De Tom Jobim a Mario Quintana.

Que bom seria se no dia a dia, houvesse mais música e poesia. Ah, seria bom demais! 


Mauro Barbosa 7/11/2016 · #5

#3 Eu quem agradeço a oportunidade. Há um inegável empobrecimento da cultura literária no Brasil. Mas se cada um, como esse rapaz do vídeo, fizer esse movimento em prol da, principalmente, boa leitura, teremos sucesso. O que me assusta atualmente é entrar nas livrarias (um dos maiores prazeres da minha vida) e ver um enxame de livros espalhados, a nos confundirem a mente e os olhos. A maioria sobre os temas que você citou ou sobre zumbis, vampiros e similares. A boa literatura fica escondida em estantes quase imperceptíveis. O cliente solicita um Neruda e os próprios vendedores têm dificuldade de encontrar. Contudo, quando lemos, por exemplo, "O Ventre" de Carlos Heitor Cony ou "Escola Mulheres" de Moliére, a esperança renasce. Fica com Deus @Tifany Rodio!

0
Tifany Rodio 7/11/2016 · #3

"Se a gente é o que a gente lê, se a gente é o que a gente ouve, agora dá para entender, com nossos jovens o que houve!" Muito bom.
Falando do cenário musical, acredito que todo o tipo de arte é válida e importante para a cultura. Entretanto, não há como negar que as composições atuais estão mais pobres, mais vazias de significado. Da mesma maneira, vemos um mercado literário em que fazem sucesso os livros com fórmulas prontas "7 maneiras de alcançar o êxito", "10 dicas para criar uma empresa", etc... tão distantes de Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa... Seria a educação um reflexo da sociedade, ou a sociedade é um reflexo da educação que recebemos? Obrigada por compartilhar o vídeo @Mauro Barbosa!

+2 +2
Mauro Barbosa 6/11/2016 · #2

@Tifany Rodio Olá Tifany. Só pra registrar o comentário de um amigo sobre esse artigo. Não tanto pelo que está escrito, mas pela bela mensagem do vídeo. A educação no Brasil está esquecida até pelos jovens? 800 visualizações e apenas uma relevância. Pobre dos livros. 📖😞

0
Mauro Barbosa 5/11/2016 · #1

Ah, que bom seria...

0