Mauro Barbosa en Motivação e Inspiração, Livros, Escritores Escritor • Chiado Editora 11/10/2016 · 1 min de lectura · +700

Ler pode curar

Ler pode curar 

É muito triste ver livrarias vazias e hospitais cheios. É lamentável encontrar livros empoeirados e a corrupção tomando conta de tudo. É doloroso assistir pessoas morrendo por buscarem um pouco de humanidade e dignidade, já que seus miseráveis países vivem numa guerra sem fim. Um homem perdeu toda família numa fuga desesperada, pelo temor de perdê-la para a guerra. Global, trágico e...irônico. Enquanto isso as livrarias permanecem vazias. Por que?

Será, olhando para nosso umbigo, que os brasileiros estão cansados da violência, corrupção e do capitalismo selvagem que lhes tira o tempo e os desanima? Ou porque simplesmente não possuem o salutar hábito da leitura? O que nos afasta dos livros? Não os estrangeiros de ficção e fantasia que tanto fascinam os adolescentes. Esses saem das prateleiras direto para as telas de cinema. Mas os grandes autores nacionais ficam ocultos em estantes organizadas de forma que só bibliotecários conseguem localizar. Não se lê e assim não se aprende. Só se vê, corre e cultua o que enriquece, dá poder ou fama, mesmo que fugazes.

Hospitais cheios, farmácias proliferando e remédios  pela hora da morte. O Brasil e o mundo adoeceram por falta de cultura, de leitura. Estamos perdendo o encanto porque não lemos nem sonhamos mais. Aí a depressão e ansiedade surgem, tormentos tão atuais. E poderiam ser amenizados se se parasse um instante no silêncio aconchegante de uma livraria, aspirando o cheiro que só elas possuem. As folhas de um livro lembram riachos e florestas. As letras formam histórias e elas trazem uma paz específica que só as livrarias e bibliotecas têm. É como estar num templo ou tomar um remédio que alivie e talvez cure.

Se cada pessoa entrasse periodicamente numa livraria ou biblioteca e ficasse um pouco para se refazer do barulho da vida, sairia fortalecida. E ainda levaria algo de bom: um livro. Acredito que se assim fosse, o mundo estaria bem melhor.

  


Felipe Souza 13/10/2016 · #1

Ler continua sendo uma das melhores terapias que eu conheço

+2 +2