Mauro Barbosa in Estudantes, Psicologia, Cinema Escritor • Chiado Editora Jan 4, 2021 · 1 min read · ~100

"SOUL": A MÚSICA DA ALMA

"SOUL": A MÚSICA DA ALMA

Não vou me ater a ficha técnica, dubladores, etc. Muitos blogs e sites respeitáveis já falam a respeito. A ideia aqui é fazer o tal "brainstorm", tempestade de ideias sobre a animação "Soul" do recente stream da Disney. Alguns dizem que não é para crianças. Talvez nem seja para todos os adultos. Dias depois de ver ainda me encontro perplexo. E olha que sou espírita de carteirinha.

Mas aí é que vem a grande sacada do filme. Não é sobre religião. Quem assistir com ideias pré-concebidas pode se perder nisso. É sobre vida, espiritualidade, sonhos. Profundas questões são abordadas com leveza: propósito e missão na vida (não necessariamente trabalho), a lição do oceano e a água, almas conselheiras abstratas com dinâmicas quânticas (ufa!).

É uma chuva renovadora. Tem de assistir mais de uma vez para entender e saborear o que ele possui de melhor. No final o espectador pode ficar com várias dúvidas gostosas de se ter e tirar suas próprias conclusões. E nestes momentos em que vivemos notícias tristes, iniciar o ano vendo algo tão inspirador é uma dádiva. Mas lembre-se, nada de ideias enraizadas. Assista com a alma aberta para o novo. 

Ah! E ainda tem música da boa! Soul pode ser traduzido como alma e um estilo musical. Ele é tudo isso e muito mais. Mas vou ficando por. Olha que não ganho nada para fazer propaganda da Disney.  Só o prazer em compartilhar coisas boas