Marcelo Magoga

há 5 anos · 2 min. de leitura · 0 ·

Blogging
>
Blog por Marcelo
>
A Amizade

A Amizade

WWW.MARCELOMAGOGA.COM

Psicanalise

pm Hipnose
Terapia Regressiva

Florais

BE

we

v

amizade corresponde a um elo sentimental forte e que surge entre duas pessoas, ao que parece, em função de alguns dos ingredientes que nem sempre estão presentes no processo do encantamento sentimental. 

A simpatia costuma acontecer mais ou menos rapidamente, um achando graça no modo de ser, de falar, de rir e de pensar do outro e isso é parecido com o que acontece no amor.

As afinidades intelectuais surgem mais ou menos rapidamente à medida que o relacionamento se aprofunda e é a principal causa dessa intimidade crescente que caracteriza esse que talvez seja o encontro sentimental mais maduro e mais distante dos elos sentimentais infantis. Pena não estar presente na maioria das relações ditas amorosas.

Aqui predomina o respeito pelas diferenças e o modo de ser de cada um determina um rápido processo de confiança recíproca; a intimidade mais delicada costuma ser compartilhada sem medo que o amigo venha a fazer um uso inadequado da confidência. Trata-se de um tipo de relacionamento desprovido de “jogo”: amigos não buscam obter vantagens indevidas nesse tipo de relacionamento.

As relações de amizade incluem alguma dose de ciúme e muito pouca inveja, posto que costumam acontecer entre pessoas que estão em condições socioculturais semelhantes. Quando existe algum indício de inveja, ela é vivida intimamente, evitando ao máximo magoar aquele que está feliz por alguma conquista especial. O ciúme existe, mas é discreto, de modo que melhores amigos têm outros amigos também íntimos e isso não os maltrata e nem impede que a amizade e a confiança persistam. Entre os que se amam da forma usual, o ciúme costuma se manifestar de uma forma opressiva, dando mesmo o direito dos amantes de exigir o afastamento de todas as pessoas que possam provocar essa sensação desagradável.

Amigos se respeitam e não exigem comportamentos que firam a liberdade e o modo de ser do outro. Amigos não “cobram” como cobram os que se amam. Amigos muitas vezes se afastam por tempo longo e o curioso é que quando se reencontram parece que estiveram juntos na véspera, a intimidade é refeita imediatamente e não existem questionamentos que indiquem que um deve satisfações ao outro. Amigos respeitam os relacionamentos amorosos que surgem em paralelo e não costumam competir com aqueles que são objeto do amor. O ciúme, quando existe, é maior de outros amigos do que do parceiro amoroso.

Com o passar do tempo as pessoas se tornam mais maduras e mais independentes, conseguem ver seus parceiros amorosos como seus melhores amigos, porque os amados amantes são escolhidos de forma semelhantes de como escolhemos nossos amigos: a busca de afinidades de caráter, gostos, interesses e, é claro, aquela simpatia pelo jeito de ser um do outro que é tão encantadora e tão difícil de ser definida.

5a28567b.jpg

Comentários

Artigos de Marcelo Magoga

Ver blog
há 4 meses · 1 min. de leitura

Há um fascínio do Tarot e de outros oráculos reside na busca humana pela compreensão do desconhecido ...

há 2 anos · 1 min. de leitura

Mantra Contra Insegurança · O Mantra OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNI SOHA, é Mantra de Buda Shakya ...

há 5 meses · 1 min. de leitura

A Psicanálise é uma jornada de autoconhecimento, uma ferramenta que nos permite explorar os labirint ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Cronoshare

    Orçamentos para Construção de casa pré fabricadas de até 250m2

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 6 dias


    Cronoshare Ibirapitanga (Bahia), Brasil

    Necessito um serviço de Construção casas pré fabricadas com as seguintes características:Qual tipo de material será utilizado para construção da casa? · Madeira · Qual a área do terreno? · Até 250m2 · Já possui levantamento topográfico do terreno? · Não · Quantos ambientes? · Pla ...

  • Cronoshare

    Projetar e construir casa com 2 banheiros

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 6 dias


    Cronoshare Ribeirão Preto (São Paulo), Brasil

    Tenho o terreno, preciso de uma planta e a construção para um galpão, terreno 8x20= 160 m2Que tipo de serviço gostaria de solicitar? · Projetar e construir casa · Área aproximada do imóvel? · Entre 71 e 100 m2 · Número de andares · Térreo · Quantos ambientes? · Planta livre tipo ...

  • Cronoshare

    Animadores Infantis para evento: festa infantil

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 7 horas


    Cronoshare São João de Meriti (Rio de Janeiro), Brasil

    Necessito um serviço de Mágicos com as seguintes características:O serviço é para qual evento? · Festa infantil · Quantas crianças são esperadas? · Quantos adultos são esperados? · Mais de 25 · Idade das crianças: · Menos de 4 anos, 4 - 6 anos, anos, anos · Qual tipo de performan ...