Marcelo Magoga en Trabalho Social - Serviço social, Profissionais Administrativos, Contabilidade Hipnotista, Psicanalista e Filosofo • Espaço Kin No Ame Holístico 9/1/2019 · 4 min de lectura · 1,9K

Gratidão

GratidãoA Gratidão não é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações em retribuição a uma atitude que alguém teve em sua vida, crer que a gratidão se resume a isso é pouco, porque ser grato é um estado de espírito e não é referente somente a fatos positivos, mas a tudo que ocorreu ou está presente na vida.

E o hábito de agradecer sempre, ter gratidão, faz sentir mais satisfação e contentamento com os detalhes do cotidiano, pois há mais facilidade de colocar foco nos acontecimentos positivos da vida que ocorrem cotidianamente. 

A capacidade de sentir gratidão pelas coisas que ocorrem na vida, liberta o sujeito do condicionamento de felicidade e bem-estar obtidos especificamente para ter expectativas mais positivas a respeita da vida como um todo. 

Como uma “blindagem” a gratidão mantém os pensamentos protegidos de emoções negativas como o arrependimento e a decepção, porque o ato de se sentir grato faz com que o individuo valorize seus acertos, tirando assim o foco dos tropeços ocorridos. 

Neurociências e Gratidão

A Felicidade está intimamente relacionada com a Gratidão, quando a pessoa se sente grata, esta ativa o sistema de recompensa cerebral causando a sensação de bem-estar pleno. Assim o cérebro entende que acontece algo positivo e libera dopamina, um hormônio secretado pelo glândula adrenal, localizada encima dos Rins, que é responsável pela sensação de prazer, mantém a motivação e a sensação de se estar feliz com o que possui. 

Esse neurotransmissor é que motiva as pessoas a irem em busca de seus sonhos, realizar suas metas e concretizar seus objetivos. É um ciclo de realização: quanto mais o individuo se sente feliz e realizado mais seu organismo sente a necessidade de realizar outras metas. E com o reforço constante desse processo mais se desenvolve no organismo, formando assim um ciclo positivo de busca dos objetivos. 

O exercício da gratidão eleva os níveis de emoções positivas, traz vitalidade e mais satisfação em tudo na vida. 

Mas isto não significa que se deva ignorar os aspectos que necessitam ser elaborados e melhorados em outros aspectos da vida, que não se deve ouvir e agradecer aquela critica que nos soa negativa mas que depois de uma reflexão se revela algo que deve realmente ser mudado, ao mesmo tempo que se deve ser grato também é fundamental estar em constante evolução e desenvolvimento pessoal.

Dopamina: Hormônio do Prazer

Quando a dopamina baixa no organismo, o individuo tem falta de entusiasmo e aparece a procrastinação, adiando compromissos e tarefas importantes, prejudicando muito a si e entrando em um circulo vicioso negativo e perigoso. 

A dopamina é produzida pela glândula adrenal (suprarrenal), localizada logo acima dos Rins, é responsável por funções da atividade motora, motivação, comportamento e atenção, é responsável sobretudo por motivar e impulsionar o individuo para a ação. Se este hormônio estiver baixo no organismo, o individuo apresenta os seguintes comportamentos: falta de entusiasmo, desmotivação, procrastinação, dúvidas a respeito de si e de sua capacidade em vários aspectos.

Posso Substituir Pensamentos Críticos por Gratidão?

Sim, o ser humano, desde a gestação, registra informações e após o nascimento passa a registrar essas informações interpretando-as conforme as crenças que vai adquirindo, os comportamentos observados dos pais e parentes próximos. Os pensamentos como “eu não consigo!”, “eu não sou merecedor!” ou “eu não sou capaz!” são resultantes de frases ouvidas em algum momento da vida, até mesmo na gestação ainda e que foram registradas como verdade. 

São crenças limitantes que são muito prejudiciais ao indivíduo, fazendo-o que limite a evolução de vários aspectos de sua vida. É de suma importância sempre questionar esse padrão de pensamento quando nos assalta, para evitar que se tornem verdade absolutas.

Inteligência Emocional

Abaixo alguns exemplos de crenças limitantes, são frases negativas e afirmativas que por muitas vezes estão dentro de nós, mas que foram aprendidas em alguns momentos de nossas vidas. 

Procure analisar qual ou quais dessas crenças mais aparecem e analise se está limitando sua vida. Questione seus padrões de comportamento, traga consciência para sua vida e verifique a maneira como esses pensamentos a influenciam.

Existem, basicamente, três tipos de crenças limitantes, a crença hereditária, em que o individuo “herdou” tudo aquilo que ouviu dos pais e também observou em seu sistema familiar, são frases como “você nunca faz nada direito!”, “você deixa tudo pela metade!”, “você tem que seguir o exemplo de seu irmão!”, são alguns exemplos de frases que ficam registradas como verdades no inconsciente. O mesmo acontece com vivências que envolvem traição, excesso ou falta de regras, injustiças, relação com a alimentação, brigas por dinheiro ou heranças etc.

Também há as crenças sociais que são comumente impostas pela mídia ou sociedade, algumas afirmações como: “os ricos são mais felizes”, “o mundo é muito perigoso” ou “tem que ser magro para ser bonito”.

Crenças pessoais são aquelas criadas a partir da experiência individual, tem um origem hereditária mas se tornam verdade por conta das experiências, por exemplo, ser mandado embora ou não passar no vestibular pode desenvolver a crença da incapacidade pessoal, o término de um relacionamento, se foi terminado pela outra pessoa, poderá crer que ninguém nunca vai gostar de você. 

Algumas frases que exemplificam as crenças limitantes:

# Não tenho tempo para nada

# Não tenho dinheiro para nada

# Nunca vou conseguir dinheiro suficiente

# Nunca vou aprender isso ou não consigo aprender isso

# Nunca vou realizar meus sonhos ou alcançar meus objetivos

# Tudo precisa ser perfeito

# Eu não mereço o sucesso

# Eu não posso/ Eu não consigo/ Eu não sei fazer isso

# Não é possível viver do que se ama

Outras Dicas

A alimentação rica em frutas como Maçã, Melancia, Banana e Abacate são ótimas, as carnes brancas e vermelhas como frango, peixes, as carnes bovinas e suínas, Aveia, queijos, leite, iogurte, verduras de folha verde escura, Feijão-fava, Feijão-de-lima, Açafrão-da-terra, Café, Chocolate amargo ou meio amargo são os melhores, Castanhas, Sementes de Abóbora, Amêndoas, Chá Verde e Beterraba são exemplos e deve ser reduzido a ingestão de açúcar refinado, gorduras saturadas, sal, frituras e refrigerantes.

Praticar esportes, mas não precisa ser radical, exercicios como a caminhada é uma boa pedida, também o Tai-Chi-Chuan ou Lian Gong que são meditativos também a meditação em si é muito boa, há várias dicas no Youtube de como praticar, aumenta as taxas do neurotransmissor, melhorando o foco, a concentração, a criatividade e a habilidade de aprendizagem além de proporcionar um relaxamento profundo.

Agradeça sempre, procure cultivar pensamentos construtivos, observe aquilo que deve ser mudado em sua vida ou atitudes, elimine os excessos e se preserve de situações prejudiciais que possa prever. Viva e seja Feliz mas entenda que a Felicidade é passageira assim como a tristeza. Caso necessite procure ajuda profissional.




Mauricio Luiz Doretto 14/1/2019 · #1

gostei muito do texto.

0