paulo passos en Marketing e Produto, Eventos Corporativos, Comunicação Organizacional - Corporativa - Empresarial DIRETOR • IBEV - INSTITUTO BRASILEIRO DE EVENTOS Hace 7 d · 3 min de lectura · +100

O melhor espaço para sua Feira

O melhor espaço para sua FeiraSeja em sala de aula ou encontros do trade, volta e meia este assunto vem à tona: qual o melhor espaço para feiras?

Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar em alguns muito bons, sejam no Brasil ou no exterior.

Quanto à pergunta, a resposta é simples mas não desejo correr o risco de respondê-la sem algumas explicações.

O fato é que você, leitor, merece meu respeito e carinho; afinal, dedicou tempo para ler meu artigo. Depois, tenho o prazer de ter vários amigos em diversos espaços para eventos no Brasil e no exterior e não gostaria de criar nenhum tipo de problema com eles. Honro estas amizades.

Em aula, ensinamos que devemos estar atentos a detalhes tais como: estacionamento, tamanho, pé direito, infraestrutura, entre outros aspectos. Sim, de fato! Todos estes questionamentos devem ser feitos e são imprescindíveis para análise. Contudo, respondem nossa pergunta?

Para elucidar, proponho uma pequena viagem no tempo...

Em 1957, quando a Alcântara Machado Feiras promoveu a primeira Fenit, qual era o melhor local para realizá-la?

Simples. No Ibirapuera, onde existiam os antigos galpões. (na época, recém inaugurados) O local era central, lindo, glamoroso e não havia outras opções adequadas para atender este e outros eventos que vieram na sequência.

Agora, em 1970, com a inauguração do Anhembi, um local apropriado, moderno e com a infraestrutura adequada, estando na pele do Dr. Caio, onde iriamos realizar nossas feiras?

O único obstáculo, à época, era que parte da imprensa não apoiava um pavilhão na zona norte de São Paulo. Ficava depois da Marginal, diziam. Acreditam? Pois é...

Se voltarmos agora à década de 80, imaginem-se organizando uma feira do artesanato com 12 mil m2. Onde realizá-la? O Anhembi era grande demais e os pavilhões do Ibirapuera já não mais existiam. A solução estava ao lado: Bienal do Ibirapuera. Só o público do parque, com 100 mil pessoas em um final de semana de sol, já era sinal de sucesso em um evento B2C.

Conheceram o Mart Center? O antigo projeto para centro madeireiro localizado na zona norte de São Paulo foi, durante anos, opção viável para realização de feiras B2B e B2C. Apresentava então espaços médios - ideais para projetos inovadores -, amplo estacionamento e um shopping atacadista como âncora que atraía