Paulo de Tarso Ferreira Corrêa .´. en Coaching Brasil, Consultores - Consultoria em Recursos Humanos, Negócios e Empresas Professional Coach • PaulodetarsoCoach 18/5/2016 · 2 min de lectura · 2,0K

Como anda a sua atenção?


Com o advento da internet o mundo se tornou menor, mais rápido e sem tantas barreiras. Vivemos um momento de velocidade e de acesso ao conhecimento onde quer que estejamos. Mas isso tem um custo. Vivemos, também, um aumento enorme de casos de pessoas sofrendo de estresse, de ansiedade e reclamando de desatenção. Este último ponto é o meu foco no momento. 

Tenho percebido que a falta de atenção é uma constante atualmente. Percebo isso com clientes, com pacientes, alunos e colegas. Todos com a mesma fala: “difícil me concentrar, manter a atenção no que estou fazendo”. 
Comum vermos as pessoas cuidando do corpo e deixando de lado a mente, ou deixando tudo de lado nas atribulações de uma vida corrida.

Já passou por aquele momento onde a mente não para de pensar em problemas? Ou já iniciou a ler alguma coisa e teve que voltar ao inicio do texto umas 10 vezes? Então, ambos são indicadores de que sua atenção não está mais a mesma. É preciso exercitar. 

É possível regular a atenção, e isto faz parte do nosso desenvolvimento, faz parte de ir em busca dos nossos objetivos. É o primeiro desafio maior a ser enfrentado: domar o próprio cérebro, fazer com que ele vá aonde queremos estar e assim gerar frutos positivos.

O excesso de estímulos que recebemos diariamente pode atrapalhar esta tarefa de domar nossa mente, por que simplesmente o fato de estar atento em apenas uma coisa, mesmo que 100% atento, é algo que pode ser desinteressante e assim, algo que perde o foco da atenção rapidamente. 

O importante é que existem formas de estarmos exercitando nossa atenção, como por exemplo adquirir o hábito da leitura, relaxamento e aprender a trabalhar a respiração. Ponto interessante este último, percebo que a maioria das pessoas não sabe respirar corretamente, apenas o faz por ser algo imprescindível a vida.

Algumas dicas de como exercitar a atenção:
Fique atento, deseje estar atento. Importante focar em alguma coisa durante o dia, propositalmente, e perceber tudo sobre ela. Seja um objeto na sua sala, uma sensação, um som. Não importa, o importante é conseguir ficar atento ao objeto de sua escolha por um tempo. Assim que tenha conseguido prestar atenção neste primeiro objeto, acresça um segundo estímulo, e assim por diante, tantos quanto conseguires.

Relaxe, aprenda a relaxar, aprenda a respirar. Faça