Paulo de Tarso Ferreira Corrêa .´. in Personal Branding, Recursos Humanos, beBee em Português Professional Coach • PaulodetarsoCoach Jan 3, 2017 · 1 min read · 2.7K

Você é Tímido? Então você precisa ler este texto.

Você é Tímido? Então você precisa ler este texto.

Qual o maior desafio para o introvertido? Sim, é ter que expressar suas ideias em público. Atividade nível Hard se for necessário defendê-las.

Mas é possível mudar isso.

Mas como você é. Você se conhece?

É possível para os introvertidos, se posicionarem quando necessário, serem mais falantes e até mesmo, bons palestrantes. Lembre, é possível modificar o comportamento.

Como fazer? Bom, é trabalhoso, mas funciona.

Primeiro passo é aproveitar todas as oportunidades de falar em público. Inicie por locais seguros e confortáveis para você. Em meio a amigos por exemplo.

Para quem ainda estuda, a oportunidade é aquela aula onde o professor é bem falante e gosta que os alunos participem, converse com ele antes, explique que desejas iniciar a ser mais participativo, assim, ele vai buscar uma forma de auxiliar.

Tenha iniciativa, não espere quando surgir uma oportunidade de falar ou se colocar frente a algum assunto. Sabe aquele trabalho que deve ser apresentado em sala de aula? Então, seja quem vai iniciar.

A ansiedade frente a estes momentos pode ser diminuída com o tempo, com a prática. A cada tentativa ela vai diminuindo e dando espaço para a confiança e a melhores falas.

Lembre, é um exercício, e como tal, o erro é esperado. Não se limite quando acontecer, supere e siga em frente.SXLLM

A pessoa mais introvertida que tive conhecimento também foi um orador fantástico, estou falando de Mahatma Gandhi (1869-1948). Uma pessoa que, acostumada a meditação e a reflexão, se tornou um líder em momento de necessidade. Seus discursos são escutados e lidos até os dias de hoje.

Entenda, você não precisa esperar uma necessidade para mudar, para ser mais extrovertido. Basta a vontade. Basta um motivo. Você sabe o que desejas para a sua vida?

Devemos buscar sempre o equilíbrio. É importante saber o momento de agir de forma mais extrovertida assim como saber o momento de buscar os benefícios da introversão.

Caso tenhas esta necessidade de mudar e esteja confuso por onde começar e o que fazer, busque ajuda.  

Minha experiência mostra que uma boa análise comportamental ajuda a encontrar os pontos a serem desenvolvidos, ou aprimorados, para que possas estar atingindo seus objetivos, sejam eles conseguir realizar treinamentos ou a melhorar sua postura em reuniões ou ser mais participativo em reuniões sociais, ter mais facilidade de buscar contatos, conhecer pessoas.

Não fique para trás, faça como muitos já fizeram, mude sua forma de agir, venha saber como.