ptharso castro in Engenheiros e Técnicos, Ingenieros y Técnicos, Informáticos Tecnologia SAP Inovação Energia Talentos Eletricidade • Microsapiens Jun 5, 2016 · 1 min read · 3.6K

Metodologia Orientada a Objetos nos Negócios

Metodologia Orientada a Objetos nos Negócios

Toda empresa busca otimizar seus processos de negócios e fluxos de serviços internos e externos. Mas por incrível que pareça, não vemos boas metodologias para representar a estrutura da empresa, seus objetos principais, suas mensagens digitais e o fluxo destas informações no tempo. Uma metodologia efetiva precisa ser simples e ao mesmo tempo clara na representação do negócio com fins a automação dos processos e desenvolvimento de sistemas computacionais.

Nos últimos anos da década de 80, a Engenharia de Software era o assunto do momento e programas de computador que auxiliassem no desenho e na arquitetura de Sistemas e Programas foram lançados. No Brasil, usamos o PC-Case que mapeava Entidades e Depósitos de Dados e o Mosaico que mapeava Estruturas de Controle e Processos, de forma hierárquica. Nesta época surgia também a Orientação a Objetos no planejamento e desenvolvimento de softwares.

Era o início da Automação Industrial na Petrobrás e na Refinaria Gabriel Passos, contratávamos os primeiros projetos pioneiros de Automação Industrial na Tancagem, nos Processos e Utilidades sob minha responsabilidade. Criei uma linha de trabalho que se chamava Automação da Engenharia de Software e uma Metodologia para desenhar programas e modelar a Arquitetura dos Negócios de Automação Industrial. Dei o nome de Linguagem de Representação Gráfica Orientada a Objetos no Processo e no Tempo – LRGOOPT. 

https://www.bebee.com/producer/@ptharso/linguagem-grafica-para-softwares-oopt

Posteriormente utilizamos esta metodologia nos contratos de Automação Industrial Turn-Key da Petrobrás Distribuidora com grande sucesso e publiquei  este artigo: https://www.bebee.com/content/534467/502608 . 

Resolvi, atualmente, fazer uma inovação no desenho desta metodologia utilizando o CorelDraw e fiquei surpreso com a facilidade atual de diagramar, com a utilização deste software de desenho. Naquela época tínhamos apenas o Flow que era um software de desenho muito rudimentar, mas usamos muito. Nesta Metodologia existe uma oportunidade para Inovação no Desenvolvimento Negócios, de Softwares e o desenho de um pequeno negócio de pizzas delivery com a utilização de smartphones é um exemplo didático de fácil entendimento. Neste exemplo podemos ver uma possibilidade tecnológica pela união do Computador, o Smartphone e o Pagamento pelo Smartphone no Objeto Cliente. A reunião destas tres tecnologias é assunto desta publicação

https://www.bebee.com/producer/@ptharso/personal-phone-computer-ppc-microsoft-chegou  Entre em contato.