ptharso castro in IT - Information Technology, Engineers and Technicians, Informáticos Tecnologia SAP Inovação Energia Talentos Eletricidade • Microsapiens Apr 15, 2016 · 2 min read · 1.6K

Monitoramento Tech de Saúde em Tempo Real

As inovações transcendem tudo que imaginamos! Conectar objetos à internet é tendência que segue em 2016. Relógios, pulseiras, telefones, televisores e carros já são realidade. Só que a transformação é mais profunda. Não só produtos de consumo estarão em rede: maquinário industrial, transporte público, equipamentos hospitalares ou turbinas; todos os objetos tendem a se conectar.

Monitoramento de Saúde como "Smartwatch Tools"! Parece que a tecnologia Flash Gordon está aqui para ficar. As facilidades da eletrônica, dos softwares, as possibilidades das Telecomunicações e armazenar nas Nuvem parece ser a porta de entrada fácil, para usar uma pulseira que rastreia tudo, desde passos e freqüência cardíaca, a qualidade do sono e calorias queimadas, além dos aplicativos que você gosta no seu smartphone. Existe uma infinidade de aplicações esperando a nossa capacidade de realizá-las! Precisamos expandir a rede wireless para aproveitá-las em todos os lugares.

As soluções de Monitoramento instantâneo das condições de Saúde Humana estão ficando cada vez mais viáveis e poderosas. Pequenos circuitos eletrônicos tipo microcomputadores completos poderão ser colocados em vários pontos do corpo humano com diversas finalidades. Além das funções de comunicação e envio de informações, funções de medição e registros de imagens e analises de aspectos visuais serão possíveis! Existe aqui uma oportunidade para diagnósticos feitos sob a luz da Medicina Constitucional Chinesa.

Existe uma diferença enorme entre a abordagem da nossa Medicina Ocidental e a Medicina Constitucional Chinesa. Entender o conhecimento expresso nas Ciências Milenares é um desafio para a Cultura Ocidental que se especializou em visões microscópicas. É preciso usar o binóculo ou o telescópio para enxergar as analogias macroscópicas da Natureza e o Ser Humano sob a ótica Oriental! A Medicina Chinesa se apóia em um modelo filosófico de analogia entre as Leis Naturais e os sistemas do corpo humano. O conceito Yin Yang precisa ser entendido pois, trata-se de uma visão Substancial Funcional que ilustra como cada órgão consome substancia para fazer sua função e gerar outra substancia. A Lei dos Cinco Elementos descreve como os cinco pares de órgãos e vísceras se ajudam e se controlam e como tratar deficiências ou plenitudes de determinado elemento. Saiba mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa em http://pt.slideshare.net/ptharso/diagnosticos-medicina-chinesa

Integrar indicadores de oximetria e temperatura, sob a ótica dos Cinco Elementos da Medicina Chinesa nas atividades esportivas, nas triagens hospitalares, no acompanhamento de funcionários das empresas e nas residências familiares será um diferencial qualitativo e econômico de gastos com a saúde das pessoas. Atuar preventivamente nos desequilíbrios de saúde poderia ser uma economia ao estado, às empresas e às pessoas.

Caso você tenha uma doença pulmonar, seu nível de oxigênio sanguíneo pode vir a ser menor do que o normal. É importante saber se e quando isso ocorre, pois, quando seu nível de oxigênio é baixo, as células do seu corpo podem ter dificuldade de trabalhar apropriadamente. O oxigênio é o “gás” que faz seu corpo “funcionar”. Se você está com o “gás” baixo, seu corpo trabalha mal. Ter um nível muito baixo de oxigênio sanguíneo pode sobrecarregar seu coração e seu cérebro. A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos.

A solução será construir Pulseiras munidas de sensores eletrônicos, que gerem informações para aplicativo gráfico e indicadores numéricos de Diagnóstico da Medicina Constitucional Chinesa. O cerne da INOVAÇÃO é gerar um DIAGRAMA em TEMPO REAL, mostrando as medições obtidas das Pulseiras com sensores eletrônicos. O diagnóstico deve considerar a Temperatura corporal, Oximetria, Frequência, Ritmo, Amplitude, Largura e Dureza segundo a Pulsologia Chinesa dos Cinco Elementos, através de um aplicativo de Smartphone.