ptharso castro in Engenheiros e Técnicos, Ecologia e Meio Ambiente, Energías Renovables Tecnologia SAP Inovação Energia Talentos Eletricidade • Microsapiens Apr 15, 2016 · 5 min read · 2.0K

Novas Possibilidades Energia Renovável

Novas Possibilidades  Energia Renovável

Microdestilarias Automatizadas de Etanol


Aumentar significativamente a produção de Etanol, mudando o paradigma de grandes usinas., levando riqueza e dinamismo para o campo. Toda a necessidade de combustiveis para uso nas propriedades rurais seria coberta de forma autosuficiente e automatizada.
A cana de açucar é um absorvedor de energia solar, de vento e de água e naturalmente ecologica. Preservar as condiçoes ambientais e gerar condições para fixação do homem no campo deveria ser uma preocupação mundial. A produção de cana no Brasil supera 600 milhões de toneladas e a cana tem varias vantagens e subprodutos, sendo superior na produção de bioetanol. Cada tonelada de cana tem energia da ordem de 1.2 barris de petroleo com balanço de CO2 favoravel. A produção de etanol para produtores rurais poderia ser uma solução para a estagnação no campo e distribuir riqueza entre microprodutores rurais.


Criar um equipamento que, automatizado, produz etanol sem a necessidade de interferencia humana, a partir do caldo fermentado (mosto). A cana seria colhida e moida para formação do caldo. A partir do tanque fermentado, a produção seria automatica. Por ser compacta e de dimensões (1000 litros por dia ) teria um custo de investimento compativel com pequenos produtores.Todos os subprodutos da cana seriam retidos na produção rural e apenas o excedente de alcool seria exportado, nos moldes da produção de leite. O bagaço de cana seria usado para alimentação do gado ou biodegradado em biodigestores, junto com o vinhoto, para a produção de fertilizantes da propria propriedade rural.

"A meta de substituir diesel por etanol é bem mais ambiciosa, pois a barreira das densidades energéticas é maior e o diesel é usado em acionamento pesado (transporte de passageiros e cargas) e o etanol não explode no motor diesel. Curiosamente, porém, tem sido a forma de substituição mais e melhor experimentada no exterior e aqui. A Ricardo Motors, projetista norte-americana, por exemplo, criou um motor a etanol que substitui um motor diesel duas vezes maior e mais pesado, que aciona uma caminhonete. Essa solução concilia emissões locais e globais e pode resolver os problemas recentes constatados com os carros diesel. Seria, inclusive, melhor que os elétricos a bateria, dado que na maioria dos países a geração de energiaelétrica ainda depende fortemente de combustíveis fósseis. A Scania tem um motor diesel que usa etanoladitivado com 5% de um produto que permite sua explosão. A tecnologia é usada em ônibus e caminhões na Suécia, foi experimentada no Brasil e na ÍNDIA. A Iveco desenvolveu, no Brasil, um motor diesel duo combustível que pode substituir até 40% do diesel, por etanolO avanço mais importante na substituição de diesel por etanol deverá ocorrer com os sistemas híbridos, em que as rodas são acionadas por motores elétricos e a energia elétrica é gerada a bordo por um sistema acionado por etanol. Essa tecnologia permite que o motor a etanol opere em condição ideal, com maior eficiência. No Brasil há tecnologia desenvolvida por fabricante nacional, a Eletrabus, com o apoio da Itapu Binacional. A substituição do diesel pelo etanol, no Brasil, reduziria os impactos ambientas decorrentes dos transportes públicos em cidades como São Paulo, onde as emissões do diesel são mais problemáticas. Mais importante, ainda, seria substituir os quase 3 bilhões de litros de diesel usados pela agroindústria sucroalcooleira para plantar, colher e transportar a cana. "


Automated fuel alcohol microdistillery for the production of renewable energy from sugar cane. The sugar cane is an absorber of solar, wind and water and natural ecological. Preserve the conditions of the environment and improve social conditions of the field should be the goals of the world's energy. 


Iluminação Solar

A luz solar é superior e benéfica ao ser Humano do que a iluminação eletrica por esta possuir faixas de frequencias inadequadas aos humanos. O custo de instalação e manutenção dos sistemas de iluminação é altissimo comparado com uma solução deste tipo. Thomas Edison ficaria extremamente entusiamado com esta ideia no tempo em que queria distribuir corrente continua.

Iluminação natural ao ser humano em Hospitais, supermercados, estadios, prédios publicos e no futuro residencias, nos moldes de distribuição de água e eletricidade. Baixissimo custo de manutenção por não possuir cabos, interruptores, luminárias e lampadas.

Vejam o teto dos supermercados iluminados por inteiro o tempo todo. Quanto custou a instalação e a manutenção para iluminar uma área tão gigantesca. Agora imaginem todo o teto montado com difusores e tubos óticos vindo de uma Central de luz gerando Luz de gás natural e solar. Seria muito mais economico e não teriamos manutençao, troca de lampadas e curto-circuitos! Uma forma totalmente nova de ver a iluminação de interiores! Um potencial mundial ecologico e social.  https://www.bebee.com/producer/@ptharso/iluminacao-predial-energia-renovavel

Acredito que as lampadas eficientes tem muito a oferecer mas tenho dito que as instalações necessariamente não precisam de lampadas. Podemos guiar as fontes de luz para difusores óticos internos através de tubos óticos. Desta forma, à semelhança da água, da eletricidade, do gás e das comunicações, no futuro, estaremos distribuindo luz pura para residencias e prédios, a partir de uma fonte central com energias renováveis. Obviamente tem muito interesse economico nesta opção de futuro mas é uma opção inovadora e sensata! Podemos pensar também em transformadores de luz polarizada (lasers) em luz natural e vice versa! É uma ideia muito arrojada mas não impossivel! Não podemos pensar apenas nos interesses economicos. A Ciencia precisa ficar livre e seguir o rumo que se apresentar.


Look at the roof of one supermarket fully illuminated all the time. How much was the installation and maintenance to illuminate an area so huge. Now imagine the whole ceiling mounted with optical diffusers and optical tubes coming from a central of light. Keep generating light from natural gas and solar in parallel. It would be much more economical and would not have maintenance, changing light bulbs and short circuits! A whole new way to see the interior lighting!

I believe that efficient lamps has much to offer but the facilities do not necessarily need lamps. Can guide the light sources for internal optical diffusers through pipe optics. Thus, like water, electricity, gas and communications, in the future we will be distributing pure light for residences and buildings from a central source with renewable energy. Obviously this option is an innovative and sensible option with great economy ! We can also think in transformers polarized light (lasers) in natural light and vice versa ! It is a very bold idea but not impossible! We can not think only of economic interests. The Science needs to be free and pursue a course that presents itself. Thomas Edison invented the Light Bulb! Now we can use only light inside the houses! A revolution in lighting! A field of infinite possibilities! Think about this!

Coletores Eólicos

Um design diferenciado que propõe um modelo de captador de energia dos ventos que poderia operar nas posições horizontal e vertical, poderia ser construido em qualquer tamanho e potencia, para gerar corrente continua. Operando com baterias e Inversores estáticos pode fornecer corrente alternada para moradias em cidades e no campo. Facilidade de contrução, baixo custo de produção, operação nas posições horizontal e vertical, uso em acionamento mecanico ou eletrico rotativo. Já pensaram que é possivel utilizar a Energia do Vento para bombear e filtrar Água de Lagos ou Rios, retirando os solidos suspensos! Poderia até retornar a água para sua origem! Inumeras possibilidades surgem da utilização do Sol, do Vento e da Água sem custo operacional! São fontes de Energia Renovável!

A different way to harness wind energy! The use of energy from wind motion has several advantages, such as running 24 hours a day. Locations near the water availability is constant wind. Buildings may also be utilized in future to capture wind energy. We look for partners to finance and patent ideas of capturing wind energy. Have you ever thought that it is possible to use Wind Energy to pump and filter water lakes or rivers, removing the suspended solids! It could even return the water to its source! Countless possibilities arise from the use of the Sun, Wind and Water without operating cost! Are sources of Renewable Energy!  https://www.bebee.com/producer/@ptharso/energia-eolica-nao-serve-so-para-eletricidade

Microdestilarias Automatizadas de Etanol

Aumentar significativamente a produção de Etanol, mudando o paradigma de grandes usinas., levando riqueza e dinamismo para o campo. Toda a necessidade de combustiveis para uso nas propriedades rurais seria coberta de forma autosuficiente e automatizada.

A cana de açucar é um absorvedor de energia solar, de vento e de água e naturalmente ecologica. Preservar as condiçoes ambientais e gerar condições para fixação do homem no campo deveria ser uma preocupação mundial. A produção de cana no Brasil supera 600 milhões de toneladas e a cana tem varias vantagens e subprodutos, sendo superior na produção de bioetanol. Cada tonelada de cana tem energia da ordem de 1.2 barris de petroleo com balanço de CO2 favoravel. A produção de etanol para produtores rurais poderia ser uma solução para a estagnação no campo e distribuir riqueza entre microprodutores rurais.

Criar um equipamento que, automatizado, produz etanol sem a necessidade de interferencia humana, a partir do caldo fermentado (mosto). A cana seria colhida e moida para formação do caldo. A partir do tanque fermentado, a produção seria automatica. Por ser compacta e de dimensões (1000 litros por dia ) teria um custo de investimento compativel com pequenos produtores.

Todos os subprodutos da cana seriam retidos na produção rural e apenas o excedente de alcool seria exportado, nos moldes da produção de leite. O bagaço de cana seria usado para alimentação do gado ou biodegradado em biodigestores, junto com o vinhoto, para a produção de fertilizantes da propria propriedade rural.

Automated fuel alcohol microdistillery for the production of renewable energy from sugar cane. The sugar cane is an absorber of solar, wind and water and natural ecological. Preserve the conditions of the environment and improve social conditions of the field should be the goals of the world's energy.