ptharso castro in Engenheiros e Técnicos, IT - Information Technology, Informáticos Tecnologia SAP Inovação Energia Talentos Eletricidade • Microsapiens Apr 15, 2016 · 1 min read · 2.5K

Smartphones Cameras Proteção Segurança

SmartPhones Cameras Proteção Segurança

São inúmeros problemas que poderiam ser abordados com o processamento das imagens capturadas por uma vídeo câmera de um Smartphone. Assaltos à agencias bancárias, proteção patrimonial contra furtos, acesso autorizado de pessoas, controle de transito e de pessoas nas ruas e avenidas movimentadas. Com o aparecimento do conceito "Smartphone Tool",  as soluções de processamento de imagens e de envio de mensagens pela Internet, estão se transformando em um elemento de automação ideal para cidades inteligentes do futuro e do presente. 

A aplicação mais genérica seria desenvolver um aplicativo para Smartphone que faça o processamento das imagens capturadas pela vídeo câmera registrando movimentação, elementos de identificação, mudanças de imagem e sinalizações que fossem anexadas às mensagens de celular ou fizessem acionamento de outros dispositivos de automação cumprindo funções desejadas.

Existem muitas possibilidades de aplicação da mesma tecnologia computacional, por exemplo em semáforos inteligentes, que poderiam controlar o fluxo de veículos e pessoas. Utilizar a tecnologia em agencias bancárias, no período noturno, evitaria assaltos e danos aos caixas automáticos. Poderiam ser utilizadas câmeras infravermelhas com objetivos diferenciados, como monitoração térmica do ambiente. Existem benefícios na utilização do aparelho e da aplicação no âmbito pessoal ( o aparelho poderia ser utilizado como monitor de residencias), benefícios empresariais em controle de bens patrimoniais e de incêndio ou invasão, benefícios comunitários em controles de acesso e de transito mais eficazes, diminuindo o tempo de resposta e precisão.

Outros benefícios poderiam ser incluídos tais como substituição de outras tecnologias tipo cartões magnéticos, rfid e smartcards que exigem proximidade mas apresentam uma série de desvantagens. O reconhecimento de padrões criptografados em codigos de Imagens.

Existe um potencial de mercado muito vasto tendo em vista a projeção astronômica de utilização de Smartphones e Tablets bem como a instalação crescente de elementos de vigilância utilizando vídeo câmeras. Talvez seja a maior utilização futura de todos elementos de automação substituindo a visão humana, liberando-o das tarefas de vigilância e aumentando o grau de proteção das instalações e atuando de forma integrada com outros dispositivos via IoT.