Renato Teodósio en Tecnologia da Informação - TI, Analistas de Suporte, Negócios e Empresas Funcionário Publico • Governo do Estado de São Paulo 25/9/2016 · 3 min de lectura · 2,2K

Gestão de TI: 9 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

Gestão de TI: 9 dicas para aumentar a produtividade da sua equipeA gestão de TI é uma das atividades mais importantes para empresas que possuem uma grande infraestrutura de equipamentos computacionais e sistemas digitais.

As atividades do gestor devem buscar sempre a otimização dos recursos do negócio e a criação de fluxos de trabalho com baixo índice de erros, vencendo os desafios da área e melhorando a execução dos serviços da empresa.

Assim, é possível aumentar a produtividade de toda a equipe de técnicos e, ao mesmo tempo, reduzir custos de gestão.

Nesse cenário, diversas técnicas podem ser implementadas. Quer saber quais são? Então veja o nosso texto de hoje e conheça 9 dicas importantes para aumentar a produtividade da sua equipe de TI!

1. Crie canais de comunicação eficientes

A integração de profissionais é um fator decisivo na busca por uma equipe mais eficiente.

Gestores devem investir em soluções e métodos de trabalho que busquem o incentivo à colaboração entre profissionais. Como consequência, a troca de informações será mais ampla, impactando diretamente no alinhamento de processos e na capacidade de trabalho do setor.

2. Tenha metas atingíveis, alinhadas com o perfil de cada time

Métricas e indicadores são uma forma prática de acompanhar o desenvolvimento de equipes e rastrear problemas na cadeia operacional de um negócio.

No entanto, a forma como cada KPI é definido e aplicado terá uma relação direta com a sua eficácia a médio e longo prazo.

Diante disso, cada meta deve ser definida de acordo com o perfil dos profissionais de cada área. Exageradas, elas podem criar um ambiente com carga de estresse excessiva, aumentando o número de erros. E caso estejam abaixo da capacidade da equipe, impedirão a melhora do serviço prestado.

3. Reavalie a eficiência de processos regularmente

Muitas vezes, gestores ignoram a necessidade de otimizar processos por acreditarem que a forma como os serviços estão sendo executadas já é “boa o bastante”. No entanto, as rotinas operacionais do negócio devem ser otimizadas e reavaliadas continuamente.

Ao olhar para o mercado em busca de boas práticas e trabalhar indicadores c