Renato Teodósio en Informática Oficial, Redes de Computadores, Sistemas de Informação Funcionário Publico • Governo do Estado de São Paulo 6/11/2016 · 1 min de lectura · +700

PentestBox sabe o que é?

PentestBox sabe o que é?

O PentestBox é um ambiente de Pentest pré-configurado, portátil e opensource para o Windows.

O PentestBox não é como outra distribuição Linux qualquer que roda ou em uma máquina virtual ou em dual boot.

Ele traz todas as ferramentas de pentest em um pacote e te deixa rodá-las nativamente no Windows. Isso elimina a necessidade de máquinas virtuais ou de dual boot.

Ele foi criado pois mais de 50% dos usuários de distribuições para pentest usam máquinas virtuais para rodá-las no Windows.

Fácil de Usar

Uma simples ferramenta em linhas de comando.

Design Simples

O tradicional terminal preto e verde com um toque moderno.

Performance

O PentestBox roda diretamente no seu computador ao invés de precisar de máquinas virtuais, trazendo ganhos em performance.

Nenhuma dependência necessária

Todas as dependências necessárias estão dentro do PentestBox, então você pode até rodar o PentestBox sem problemas em um Windows instalado recentemente.

Portátil

O PentestBox é totalmente portátil, então agora você pode carregar seu ambiente de Pentest em um pen drive USB. Ele toma conta de todo o resto para você.

Comandos Linux

O PentestBox contêm quase todos os comandos Linux essenciais como bash, cat, chmod, curl, git, gzip, ls, mv, ps, ssh, sh, uname e outros. Ele até vem com seu editor de texto favorito "vim". Para a lista completa, visite tools.pentestbox.org/#linux-utilities.

Sem Problemas de Drivers

O Windows já tem um grande suporte para drivers de placas de vídeo and e sistemas wireless, você não precisa mais se preocupar com compatibilidade de drivers. Por exemplo, agora você pode usar o poder de sua GPU para crackear hashes usando o RainbowCrack, o que não é compativel em um sistema como o Linux.

Modular

Na criação do PentestBox nós incluimos somente as melhores ferramentas, mas nesse processo nós podemos ter esquecido algumas que você quer usar. Nesse caso, você pode facilmente instalar essas ferramentas usando o toolsmanager dentro do PentestBox, ele pode instalar/atualizar/desinstalar ferramentas que não estão presentes no PentestBox.

Menos Uso de Memória

O PentestBox roda no máquina host sem a necessidade de uma máquina virtual. Ele só precisa de 20 MB para rodar, contra o mínimo de 2 GB de RAM necessárias para rodar uma máquina virtual.

Menor uso de Disco

Ele também é muito leve, necessitando de apenas um terço do que uma distro de pentest precisa.

Navegador Incluso

O PentestBox contém uma versão do Mozilla Firefox com quase todos os addons de segurança. Para ler a lista completa de addons, clique aqui.

Ferramenta de Atualização

Ele contém um sistema de atualização que mantém todas as suas ferramentas atualizadas. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.

Pode Ser Compartilhado Pela Rede

Imagine uma situação onde você quer usar o PentestBox em vários computadores de um escritório, laboratório, etc. Ao invés de instalar o PentestBox em cada computador, você pode simplesmente instalar em um computadror e compartilhar essa pasta com os outros em uma mesma rede interna. 

Suporte à sistemas 32-bits

A maioria dos usuários não se preocupam com suporte à 32-bits porque normalmente eles usam sistemas 64-bits, mas essa característica foi adicionada para ajudar pentesters com sistemas low-end. Para você ter uma ideia, eu testei o PentestBox em uma máquina de USD$200, e ele rodou sem problemas.