Renato Teodósio en Estudar e Trabalhar no Canadá Funcionário Publico • Governo do Estado de São Paulo 21/11/2016 · 1 min de lectura · +400

Trabalho ilegal no Canadá

Trabalho ilegal no CanadáA cada dia o governo canadense tem criado estratégias seguras para oportunizar a entrada legal de imigrantes em seu território, seja para suprir demandas de mão de obra, de desenvolvimento ou para manter jovem uma população que está envelhecendo rapidamente. Mas, com todos os diferentes programas e tipos de visto, o que leva uma pessoa imigrar legalmente para o Canadá? A questão é bastante complexa, como veremos a seguir!

Visto de turismo, de estudante e ilegalidade

Para muitos, a história americana se repete no território canadense: pessoas com visto de turismo, de estudante (sem permissão para trabalhar) ou mesmo com visto vencido vivem e trabalham na clandestinidade no Canadá.

Estados Unidos e Canadá têm realidades bem diferentes quanto a questão é imigração – mesmo que muitos achem que a única forma de permanecer no território canadense seja por vias obscuras, ainda que burocrática, os programas canadenses são bem mais flexíveis que nos Estados Unidos – mesmo que muitos imigrantes se conformem em trabalhar em funções de pouca ascensão profissional, sobrevivendo dia a dia.

Existem, sim, brasileiros ilegais no Canadá, pelos motivos mais diversos. Mas a diversidade de programas e vistos impede, de certa forma, que o contraste seja tão grande quanto nos Estados Unidos.

A realidade de um imigrante ilegal no Canadá

Se nos Estados Unidos os imigrantes ilegais vivem por anos (décadas até) sem mudarem o seu status no país e se envolvem em grandes comunidades de imigrantes ilegais, no Canadá, a realidade é bem diferente. Há um certo isolamento do imigrante ilegal.

Há ainda uma grande limitação de oportunidades de trabalho e muitos aproveitam empregos sem mobilidade, seja na construção civil, em restaurantes, bares, serviços gerais e comércios menores. Obviamente, não há direitos trabalhistas garantidos ou serviços assistenciais do Estado.

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, o imigrante ilegal no Canadá tem uma vida de ostracismo no país. As oportunidades no mercado de trabalho normalmente são na construção civil, atendimento em pequenos bares e lojas e em casas de família. Por conta da ilegalidade, o trabalhador não tem acesso aos direitos trabalhistas ou aos serviços assistenciais do Governo, comumente cedidos para os imigrantes.

A pior parte de ser um imigrante ilegal no Canadá é a falta de acesso aos serviços básicos – como manter os filhos na escola, obter atendimento básico de saúde, fazer uso de serviços bancários ou comprar bens.

Não há muita tolerância com imigrantes ilegais, uma vez que em geral os riscos de serem denunciados são muito grandes. Dificilmente as empresas contratam imigrantes ilegais, uma vez que as leis são severas. O governo combate o imigrante ilegal assim como uma causa para a instabilidade econômica no país – como de fato é.

Mas por que ainda há pessoas que buscam a ilegalidade? Os motivos são variados e complexos – desinformação, falta de planejamento, pressa em se mudar no Brasil, problemas com a justiça no Brasil, possível demora no processo de imigração, negação de visto, falta de conhecimento prévio sobre o Canadá, etc.

http://portalcanada.com/trabalho-ilegal-no-canada/