RITA COSTA en Moda y belleza, PROFESSORES DE INGLES, Moda PROMOTORA DE VENDAS 1/10/2016 · 1 min de lectura · 2,0K

10 poderes do pensamento abstrato

10 poderes do pensamento abstrato


Lembram da pesquisa do chocolate que eu publiquei, pois é agora  vejam abaixo o que é este pensamento abstrato e como usá-lo em beneficio proprio. Aproveitem bem e para o bem!

A distância psicológica pode ajudar-te a resolver diversos problemas. Fica a conhecer 10 poderes do pensamento abstrato.

Este exercício psicológico é simples. Imaginas-te bem mais velho ou a viver num país diferente ou como se fosses uma pessoa diferente. O importante é teres uma sensação de distância, estares fora de ti mesmo, não importa quais os meios que usas. Isso coloca-te num estado de espírito abstrato ou psicologicamente distante que pode ter diversos tipos de efeito:


1- FAZER PROVAS DIFÍCEIS PARECEREM MAIS FÁCEIS

Quando estiveres a achar um teste difícil, distanciares-te psicologicamente dele pode fazer com que ele te pareça mais fácil. E não apenas psicologicamente, mas fisicamente também. Uma investigação publicada no Social Science Research Network concluiu que não é apenas a distância psicológica, mas também a distância física que fazem com que os voluntários achem a prova menos difícil.

2- GERAR AUTOPERCEÇÃO

Quando as coisas estiverem a ir mal na vida e estiveres a tentar descobrir a razão porque tal acontece, o distanciamento psicológico também te pode ajudar. Analisares-te a ti mesmo durante as tuas experiências autobiográficas negativas pode ser produtivo. Por exemplo, imagina que és um terceiro e que estás a analisar o que aconteceu contigo. Desta maneira, estarás a pensar de maneira mais racional e resolverás os teus problemas de uma perspetiva mais eficaz.

3- TORNARES-TE MAIS PERSUASIVO

Quando as pessoas estão a considerar comprar algo, elas são convencidas mais facilmente quando o enquadramento é psicologicamente mais distante. Ou seja, uma pessoa que está em dúvida entre o que adquirir, acabará por comprar produtos com mensagens enfatizando o futuro ou um objetivo mais distante.

4- CONTROLE EMOCIONAL

A distância psicológica também nos pode dar distância emocional. Cenas negativas tendem a ser menos negativas e menos incitativas quando imaginadas a partir de uma perspectiva mais afastada.

5- CUIDADO COM A ILUSÃO DE PROFUNDIDADE EXPLICATIVA

Nem todos os efeitos de pensar abstratamente são positivos. Um dos perigos desta prática é que ela nos leva a pensar que entendemos algo melhor do que realmente compreendemos. Isso é chamado de ilusão da profundidade explicativa.

6- SER VERDADEIRO CONTIGO MESMO

Projetares-te de uma forma mais distante pode fazer com que fiques menos suscetível a influências de personalidade dos outros. Ou seja, com que sejamos mais verdadeiros com nós mesmos.

7- TORNARES-TE MAIS EDUCADO

Nada menos do que 8 investigações concluíram que delicadeza e educação estão associadas com maior nível de compreensão e interpretação dos factos e outros como distância temporal e distância espacial.

8- AUMENTAR A TUA CRIATIVIDADE

Distanciares-te de testes ou atividades de criatividade é uma saída comprovada para aumentar a tua capacidade de criação. Fazer um intervalo e imaginar o trabalho à distancia são boas dicas.

9- MELHORAR O TEU AUTOCONTROLO

Se te encorajares e pensar mais abstratamente ou como um terceiro nas diversas situações, saberás lidar melhor com as pessoas e ter maior autocontrolo.

10- PENSAMENTOS SÁBIOS

Ser sábio significa ver as situações numa ótica mais ampla. Quanto mais te afastares das situações, mais as verás de longe e, portanto, mais sábio serás nas tuas decisões.