RITA COSTA en Motivação e Inspiração, beBee em Português, Professores e Educadores PROMOTORA DE VENDAS 18/10/2016 · 3 min de lectura · +300

Livros de colorir, uma nova forma de relaxamento

Livros de colorir, uma nova forma de relaxamento

Podemos desligar nosso cérebro, encontrar relaxamento ou nos desconectar enquanto pintamos.Colorir nos ajuda a sair desse mundo, estimula nossa criatividade e nos conecta a nós mesmos. Por isso que os livros de colorir antiestresse caíram tanto no gosto das pessoas.

Segundo explicações de pesquisadores, quando nos concentramos na atividade de colorir, usamos a coordenação entre a visão dos olhos e a motricidade das mãos, o que causa a ativação de certas zonas cerebrais que favorecem a inibição do sistema límbico (nosso sistema emocional), de tal maneira que nos desconectamos de nossas preocupações e a ansiedade melhora.

Assim, de alguma maneira, recuperamos nossa ordem interna e somos bem-sucedidos em relaxar e colocar em ordem nossos pensamentos, já que ficamos submersos em uma tarefa que pouco a pouco capta nossa atenção, sendo lúdica e gratificante.


O poder dos livros de colorir para reduzir o estresse

Como essa atividade atua no nosso cérebro e porque é tão potente para relaxar nosso corpo e nossa mente? Veremos a seguir:

Desconectamos o cérebro

Não em um sentido literal, claro, mas ao colorir estamos nos concentrando e conjugando nossa parte lógica com nossa parte criativa de modo que atenuamos a intensidade com que focamos nossos pensamentos e emoções.

Buscar as cores que nos interessam faz com que ativemos zonas cerebrais dedicadas à visão e à motricidade fina, fazendo com que diminua a atividade da amígdala, oferecendo assim maior estabilidade a nossas emoções.

Damos vazão à criatividade

O fato de nos perdermos algumas horas em uma atividade que gostamos nos ajuda a dar vazão à criatividade, assim como a buscar realizar pinturas cada vez mais bonitas e claras.

Além disso há muitas temáticas que vão desde mandalas até animais, bosques e outros tipos de desenhos. Bastará procurar um pouco neste mundo para encontrar aquilo que você mais gosta.


Realizamos uma atividade por puro prazer

Pode parecer simples, mas deveríamos parar para pensar em quantas coisas realizamos no nosso dia por puro prazer. Mais que isso, deveríamos questionar o que fazemos ao longo de toda nossa vida só com o objetivo de desfrutar a atividade. Talvez sejam poucas, e colorir pode ser uma delas.

Chegamos rapidamente a um lugar de encontro com nós mesmos… e com os demais.

Já temos uma boa descu