Rodrigo Santos en Guia do Emprego & Carreira, Profissionais Administrativos, Estudantes Business Partner • AMC Têxtil 17/8/2016 · 2 min de lectura · 4,9K

Alguns cuidados que todo profissional deve ter ao utilizar as redes sociais.

Alguns cuidados que todo profissional deve ter ao utilizar as redes sociais.Na última sexta-feira realizei meu 1º Workshop Online sobre Redes Sociais e Carreira. No treinamento falei sobre a importância do uso adequado das ferramentas para o sucesso profissional e me utilizei de uma pesquisa da OfficeTeam (empresa do grupo Robert Half) que trata de comportamentos na internet que geram impactos negativos na carreira.


Utilizei-me desta pesquisa para comprovar aos participantes que as redes sociais de candidatos tem ganhado a atenção de recrutadores e maus comportamentos tem feito inúmeros profissionais perderem boas oportunidades.


Há quem pense que os olhares dos recrutadores estão unicamente voltados para redes sociais como BeBee e Linkedin, mas sinto lhe dizer que não. Facebook também tem ganhado a atenção de Especialistas em Aquisição de Talentos quando o assunto é recolocação.


Talvez você me pergunte o porquê que as empresas vêm se preocupando com a postura dos candidatos e até de seus colaboradores nas redes sociais. A verdade é que hoje as empresas despertaram para o que especialistas em marketing vem falando sobre branding e uma das formas de garantir que a marca vai transmitir uma imagem positiva ao mercado é através de seus colaboradores.


É claro que um profissional que se preocupa com a imagem que transmite nas relações humanas e também nas relações criadas pela era digital, manterá a preocupação nas relações profissionais principalmente após ter a oportunidade e integrar-se a uma corporação.


Hoje em dia o Facebook também é uma rede onde se encontram empresas, recrutadores e candidatos. Frequentemente nele vemos anúncios de oportunidades onde internautas podem curtir, comentar, compartilhar e até marcar os amigos. Sem contar que muitas pessoas têm encontrado oportunidades por lá, eu mesmo como Recrutador já contratei pessoas pela rede.


Você pode até me perguntar se todos os Recrutadores pensam assim e realizam este tipo de análise para contratação. Eu te respondo que não. Nem todos fazem isso, e esse tipo de análise (que hoje nos serve como ferramenta para obter maiores informações sobre o candidato e não para reprová-lo ou aprová-lo) também não é feita para todas as vagas. Mas quem hoje representa uma empresa através da área Comercial, Relações Públicas, Comunicação em geral, Recursos Humanos, Liderança, Cargos estratégicos e de Diretoria, é bom tomar cuidado e começar a repensar sobre seu comportamento e reputação digital. Para os demais profissionais, sugiro que se preparem para essa mudança que brevemente nos será acometida.


Na apresentação listei os principais erros cometidos nas redes sociais. São eles:

  • Transformar rede social em consultório psicológico;
  • Não se limitar entre o público e o privado;
  • Se tornar mais corajoso(a) nas redes sociais;
  • Não compreender que cada rede tem o seu objetivo;
  • Adicionar todo mundo;
  • Não tomar cuidado com o que postam e compartilham em seu perfil público, página de amigos e grupos;
  • Postar todas as fotos;
  • Não tomar cuidado ao expor suas opiniões.


E o que tudo isso tem a ver com a sua carreira? Vejamos o que a OfficeTeam nos diz.

Segundo a pesquisa realizada com 300 gerentes de RH aponta que, para 45% deles, postagens inadequadas (nas redes sociais) podem custar à participação em processos seletivos. Além disso, um em cada três recrutadores entrevistados considera que fotos inadequadas também são motivo para cortar um profissional de uma seleção.

A seguir confira os piores comportamentos na internet, classificados pela equipe da OfficeTeam:


1. O crítico mal-humorado

Como age: não há limites para suas críticas. De colegas de trabalho a temas de política, nada escapa de suas ácidas observações.

Por que se queima: pode ofender ou causar mal-estar por conta de tornar pública sua opinião sobre pessoas ou fatos.


2. O viciado em selfies

Como age: publica selfies a todo momento e em todos os lugares, inclusive no trabalho.

Por que se queima: passa a impressão de uma pessoa vaidosa e de ego inflado. Caso colegas de trabalho, chefes e recrutadores vejam fotos inadequadas, sua imagem profissional pode ser comprometida.


3. O detalhista

Como age: festas, viagens, refeições, restaurantes, reuniões, livros. A cada passo, uma postagem.

Por que se queima: a compulsão em publicar e atualizar seu status nas redes além de chata, aumentam as chances de que alguma postagem inadequada apareça para chefes, colegas de trabalho ou recrutadores. Principalmente, se configurações de privacidade não forem utilizadas.


4. O acumulador de conexões

Como age: não seleciona as pessoas em sua rede e manda convites para qualquer um. Quantidade parece ser mais importante do que qualidade.

Por que se queima: forma uma rede de contatos vazia, ineficiente e que em nada acrescenta a sua carreira.


5. O ausente

Como age: não age, na verdade. Não publica nada, não atualiza seu perfil.

Por que se queima: ao deixar de atualizar perfis em redes como o LinkedIn, por exemplo, ou fóruns e grupos de discussão o perde visibilidade no mercado e, consequentemente, oportunidades profissionais.


Ao final realizamos um exercício simples sobre identidade e imagem, e deixei como To Do (termo que utilizo com meus coachees para realizar algo na semana que fortaleça o aprendizado) para os participantes a reflexão sobre qual a imagem que eles gostariam de transmitir e qual tem transmitido nas redes sociais.

Espero que este artigo possa te auxiliar a repensar em sua carreira e reinventá-la. Caso surja alguma dúvida, estarei à disposição para esclarecê-la.


Sucesso!


Link da Pesquisa OfficeTeam/Robert Half: http://rh-us.mediaroom.com/2016-01-05-Social-Media-Mistakes-That-Could-Cost-You-The-Job



Arthur Furtado Hace 6 d · #21

Boa noite, me chamo Arthur, tenho categoria (D) curso de empilhadeira, resolução 168 não tenho experiência comprovada só tenho experiência na prática preciso de uma oportunidade urgente! Sou de Niterói Rj

0
Helane Silva Hace 6 d · #20

Boa noite! Me chamo Helane Silva.  Tenho 39 anos estou a procura de emprego e tenho experiência comprovada  como auxiliar de escritório, recepção e operadora de caixa. Segue meu e-mail laneadonai79@gmail.com. 

0
Helane Silva Hace 6 d · #19

Este usuario ha eliminado este comentario

0
Raimunda Fatima Hace 6 d · #18

#7 Meu nome e Raimunda tenho 22 anos e estou a procura de um emprego...

0
Rogelma Paiva 1/11/2018 · #17

Olá,Sou Rogelma,tenho experiências comprovadas na área de recepção de clínicas.
Estou à procura de uma nova oportunidade.
gelma.paivasousa@gmail.com

0
Priscilla Matos 1/11/2018 · #16

Este usuario ha eliminado este comentario

0
Priscilla Matos 1/11/2018 · #15

Boa tarde!
Sou Priscilla estou a procurar emprego na área administrativa ou comercial de vendas! Desde já agradeço a atenção!!
Sou de Fortaleza CE

0

#11 Salvador 

0