Rosângela Villa Real en Desenvolvimento de carreira, coaching de carreira, Marketing e Comunicação Consultora de Comunicação Corporativa • VILLAREAL COMUNICAÇÃO INTEGRADA 13/9/2017 · 1 min de lectura · 1,0K

"Se você está atravessando o inferno, bem, continue atravessando"!

"Se você está atravessando o inferno, bem, continue atravessando"!28 de agosto de 2017. Acabo de chegar em casa e vejo no jornal que o desemprego não está dando trégua e segue aumentando a cada dia. Daí, automaticamente, me vem à memória, uma matéria que li há pouco tempo no Brasil Econômico, que diz que o empreendedorismo teve crescimento de 20% em abertura de empresas. Neste caso, qualquer semelhança não é mera coincidência (como vemos nos letterings da novelas), e sim reflexo da economia. Como a "roda" precisa girar, tem muita gente optando por abrir seu próprio negócio como saída para superar a crise.

Acho muito válido buscar alternativas, afinal, além de SOBREVIVER, todos nós temos que VIVER Como empreendedora por opção, gostaria de dividir algumas verdade e mitos que aprendi sobre o assunto desde que deixei de ser celitista para estudar no Vale do Silício:

VERDADES

- Não existe empreendedorismo sem comprometimento e muita determinação; são 10% de inspiração de 90% de transpiração, é mão na massa mesmo. 

- Ser empreendedor é assumir riscos, assumir a responsabilidade pelas suas decisões (muitas vezes sozinha, que é o meu caso), sempre com muita ponderação antes da tomada de decisão.

- Ser empreendedor é não se prender às definições de sucesso da maneira frívola usada pela grande maioria; Fiquemos com o bom dicionário Aurélio, que define sucesso como "Êxito, bom resultado"! Não fique criando expectativas relacionadas à fama e aos milhões que seu negócio podem te trazer, assim, você estará no lucro quando as coisas acontecerem!

MITOS

- Vou trabalhar muito menos que antes: Ahhh, mas não vai mesmo, especialmente nos 5 primeiros anos. De acordo com o IBGE, cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos. Então, como dizia um ex-chefe meu é "pau na máquina", deixar de enrolar e trabalhar.

- "Não vou montar um negócio porque não tenho dinheiro": isto vai depender muito do tipo de negócio, mas, adianto, não tem tantos recursos para começar tem lá suas vantagens, você pode ser inovador e encontrar soluções mais baratas, afinal, este tem sido o mantra desta década. É a inovaç