Rowan de Araujo en PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, Mineração, Recursos Humanos Gerente 12/10/2018 · 5 min de lectura · 2,7K

Experiência na Área de Administração da Infraestrutura e Suporte na Amazônia - Mineração Taboca - Grupo Peruano Minsur-

 Experiência na Área de Administração da Infraestrutura e Suporte na Amazônia - Mineração Taboca - Grupo Peruano Minsur-

Trabalhar em uma mineração dentro da Amazônia, é uma missão que reúne muitos elementos e situações diferentes, onde é necessário um raciocínio sistêmico e holístico. É uma condição relevante, pouco comum. A Mineração Taboca, convive e opera intensamente um sistema industrial, de mineração e metalurgia de estanho, que prima pela harmonia e o respeito ao meio ambiente, tendo em vista, o sensível ecossistema amazônico, que merece todos os cuidados e atenção nesta ênfase, e ainda faz divisa com reservas indígenas. Possui uma uma hidrelétrica própria. Foi a 2a vez, que deparei com uma situação, desta, pois entrei para a VALE em Carajás. nos anos 80, já convivendo com este tipo de trabalho, em relação às chamadas operações verdes na amazônia. A distância nestas áreas remotas, sempre traz um desafio logístico permanente, no nosso comportamento, de planejar, verificar, agir, identificar riscos e outros eventos. Este nível de atenção é transformado em um treinamento quotidiano robusto, para sustentar uma gestão. Refiro a lida quotidiana com proatividade, previsibilidade e muitas vezes a criatividade, pois os recursos estão muitas vezes à centenas de km´s. Os custos, em operações como estas e outras variáveis, nas áreas remotas, demandam uma análise criteriosa, para decidir. Projetos neste ambiente, merecem um tratamento, precedido de visão sistêmica, dinâmica, efetiva de ações entre as pessoas, sobre o target, em uma geografia peculiar, onde o prazo, qualidade e custos programados / planejados, são desafios também constantes. As lideranças, são sempre precisas, e atuam calcadas em sólidos conhecimentos de gestão e habilidades. O pensamento sistêmico-holístico, a visão empreendedora-corajosa, sempre serão, e estarão entre as combinações, para manter um ritmo dinâmico de produção, operação, manutenção, suporte e administração. Que por sua vez, viabiliza o atingimento de metas, objetivos e um conjunto de decisões sérias, sólidas e também combinadas, à serem tomadas, para cumprir os compromissos operacionais, e as responsabilidades, que têm com as partes interessadas.

É fundamental que tenhamos sempre, uma forte determinação, harmonia, e a busca permanente de um sistema de administração integrado entre os departamentos e as práticas, que visam resultados de gestão, e indicadores aferidos, por ações gerenciais corretivas e preventivas, focadas na melhoria continua. As variáveis de atingimento de metas de desempenho (produtividade) , entre um sistema da empresa X, que opera em ambiente urbano / rural, comparada, à uma Y, que opera dentro da floresta Amazônica, formam realidades operacionais, totalmente diferentes, uma da outra, e que demandam estratégias diferentes, e muito mais criativas e competitivas, aliando a comunicação, conscientização e esforços de todos, em somente uma direção de trabalho: ser muito competitivo.

Em 2014, conseguimos desenvolver um projeto de treinamento de segurança e meio ambiente, na área de gestão da infraestrutura e serviços, com resultados que superaram, as marcas de desempenho, de grandes empresas da região sudeste. Como profissional, especializado em Eliminação de Risco de Fatalidade em plantas de Pelotização de minério de ferro da VALE-Complexo Tubarão - ES, pude constatar, que avançamos extraordinariamente em segurança, e em projetos de meio ambiente, que introduzimos na área de gestão da infraestrutura e serviços. Hoje está completando dois anos, que visitamos 8 empresas de MG, RJ e SP, focadas em atividades de projetos de MBA, com ênfase em - Economia Industrial - Gestão de Pessoas-Processo-Tecnologia em Área Administrativa. O número conseguido pela Mineração Taboca, no que tange educação e treinamento, para prevenção de acidentes e mais um projeto de meio ambiente sugerido, na área citada, estiveram em situação igual, ou mais elevada, em desempenho, comparado, às empresas pesquisadas( na parte de gestão da infraestrutura serviços - manutenção civil- saneamento etc) que operam em ambientes, que variam entre 6 a 23 km, distante de uma cidade (condições, mais favorávei), Esta condição, me traz uma gratificação imensa, por termos chegado nestas marcas. Conseguimos realizá-las, através do empenho das pessoas, e a maioria absoluta, auxiliares de operação, serviços, etc. Dentre elas, também, os empregados terceiros (contratados) que chegaram à este progresso, o que reforça e atesta, que conseguimos certo grau de comunicação assertiva, associada à instrução adequada, por um programa de treinamento que nós mesmos, internamente modelamos, para os empregados próprios e terceiros (Projeto Treinaseg) criado para prevenção de acidentes, fortalecimento da educação ambiental e boas práticas.

Estes resultados, sem dúvidas, foram alcançados  pela plena disposição das pessoas, que entenderem o nosso propósito, para uma administração objetiva, com vista à solução de problemas, mas que tivemos ao mesmo tempo, a visão, sempre recomendada, de preparar as pessoas para um sistema e o sistema para as pessoas. A primeira iniciativa, foi esta, de educar e treinar as pessoas, usando ferramentas diferentes, trazidas de outras empresas da indústria de mineração, ferrovia e siderurgia, até então, não muito utilizadas ainda, pois foram inspiradas em parte, na metodologia, das universidades corporativas de grandes empresas, que estavam começando a usar este processo mais intensamente, e que o adaptamos nos nossos DDS´s, e treinamentos, com apoio, inclusive da área de SSMA da Mineração Taboca. Os treinamentos por vídeos, são muito produtivos, e foi esta, a inovação base que adotamos. Lembrando que tivemos apoio total das pessoas da Minsur, grupo peruano. Este é o modelo de treinamento, que temos usado ultimamente, nas nossas atividades , e algumas até voluntárias. Adotamos na época o treinamento e DDS "e-learning Treinaseg" não por vídeo conferência, e com a tecnologia apurada desta modalidade, mas batizado com os recursos só de videos, via e-mail´s, mas muito simples, ou seja, o que dispúnhamos. Nas empresas, sempre que uma coisa nova, aparece, recebe um nome novo de batismo, e que se identifica com a linguagem própria local, como DDS-distância. Este tipo de treinamento e DDS na Mineração Taboca, à distância na época, era apicado somente para situações especificas, dos postos de trabalhos fragmentados e distantes da nossa base administrativa. Mas e-learning, é a educação à distância estruturada, e que agora, as empresas estão usando mais intensamente e as escolas já usam, já faz um bom tempo. O nosso trabalho, contou com o incentivo direto e indireto, do simples auxiliar de serviços, ao mais graduado engenheiro.

Acredito no potencial das pessoas, com a certeza absoluta, de que as experiências da Mineração Taboca foram determinantes, para que eu mesmo, pudesse me orientar, por um modelo de gestão comunicativo, em termos SSMA, podendo aprimorá-lo, como qualquer outro projeto, com sentido avante, e onde a liderança e a integração das pessoas, processo e tecnologia, têm, um caminho firme e predestinado, que é prosperar continuamente. Acredito em um ganho comportamental fantástico. Tudo que adotamos em DDS´s, nestes trabalhos abordados, e treinamento, foram bem assimilados. As pessoas, passaram a se preocupar, e "vigiar" o colega, para não se acidentar. Arraigamos isto nas pessoas, e chegamos a taxas muito baixas de ACPT, ASPT, ou seja trabalhar com a filosofia do acidente zero. Outro ponto significante, que parte, não só desta realidade citada, mas que veio comigo, para o sudeste; e que está sendo útil. Foi a admiração, pela dedicação das pessoas, os profissionais de nacionalidade peruana. Refiro, a energia, persistência, dedicação e uma ampla vontade e vocação, unidas,para trabalharem, sob qualquer tempo em relação à disposição deles. Sempre gostei deste estilo de trabalho, e acho que a dedicação é uma qualidade fundamental das pessoas, tanto na vida social, como profissional. O ritmo de trabalho do profissional peruano, é ativo, avante e determinado. Eles são muito trabalhadores. Concentram uma forte atenção em avançar com os seus resultados, são sérios no que fazem. Foi bom, trabalhar com eles, um aprendizado de determinação. Gostei muito de trabalhar com eles, justamente pela dedicação, seriedade e senso de urgência. Admiro o país como pátria formadora de grandes e dedicados profissionais.  

O aprendizado, em geral, na verdade mostra que as grandes experiências da administração, gestão de pessoas, liderança, capital humano, talento, ambiente organizacional e cultura de trabalho, são claras em dizer que nunca conseguimos grandes resultados sozinhos, e sempre encontramos pessoas no trabalho, para criar sinergia, integração e as ações profissionais que passam a nos ensinar, encorajar, cooperar e reunir um processo de forças potencializadas. Assim como equacionar recursos, conhecimento e usar a dedicação, para crescermos como setor, departamento e empresa, como um todo. O que mais podemos notar nesta trajetória, é que vamos deparar sempre com as pessoas, o elemento humano, como centro de nossa atenção, e é justamente, o que tenho conseguido hoje, atuando na função de coach e assimilando o que a pedagogia empresarial  é capaz de nos instrumentalizar  para usarmos no planejamento mais avançado estrategicamente  para  propor educação e treinamento para  o capital humano, identificando, trabalhando e desenvolvendo adequadamente o talento das pessoas. As empresas só terão sucesso se atuarem nesta direção.

Esta função, está intrinsecamente ligada à minha passagem pela Mineração Taboca, que embora curta. Possibilitou -me, desenvolver, aprimorar, aplicar e obter resultados em uma ação de projeto, que sempre vislumbrava dar certo, e que se conectou com um momento, onde nós conseguimos transformar iniciativas, em suporte ou aditivo de gestão de equipe. Talvez uma ferramenta simples de gestão, usada para preparar as pessoas para trabalharem no dia a dia, com segurança, e adotar, os melhores esforços de proteção ao meio ambiente, etc. O que na realidade profissional, até então, particularmente, não havia tido a oportunidade de aplica-la, testá-la, e conseguir resultados interessantes e contributivos, através das pessoas.  A todos ex-colegas da Mineração Taboca. Muito obrigado. ( parte do material - TCC de MBA - Economia Industrial - Preparando as Pessoas para um Sistema de Trabalho, e Um Sistema de Trabalho Para as Pessoas - Autor: Rowan Pedro de Araújo