10 motivos pelos quais viajar te torna uma pessoa melhor

Sabe aquela história de que viajar é a única coisa com a qual gastamos nosso dinheiro que nos deixa mais ricos? Pois é, ela até pode ser verdade.

10 motivos pelos quais viajar te torna uma pessoa melhorFoto: Cristiane Spinelli. 


1. Viajar te deixa mais feliz

Por mais que pareça, essa afirmação não é apenas sabedoria popular. Ela é o resultado de um estudo realizado pelos psicólogos Thomas Gilovich eLeaf Van Boven, que descobriu que investir nosso dinheiro em experiências interessantes nos deixa mais felizes do que adquirir bens materiais. E, sinceramente, não há experiência melhor e mais intensa do que uma boa viagem.

2. Você aprende a viver melhor, com menos

Se você não tiver nascido rico, provavelmente terá que escolher entre viajar e comprar um milhão de coisas desnecessárias para sua vida. E, se está lendo esse texto, a gente já pode imaginar qual foi a sua escolha. Quem ama viajar aprende a viver bem sem precisar investir tardes inteiras na árdua tarefa de comprar mais, sem sequer saber o motivo. Ao invés disso, pode ser que você se encontre madrugada adentro pesquisando valores de passagens para sua próxima viagem…

3. Você aprende novos idiomas

Vai passar um tempo viajando pela Europa? Fazer um mochilão pela América do Sul? Ou então encarar de vez uma experiência trabalhando na Ásia? A verdade é que o destino e a maneira de viajar não são tão importantes quanto o conhecimento que você adquire na estrada, que muitas vezes se manifesta na forma de um novo idioma saindo perfeitamente da sua boca antes mesmo que você perceba. Afinal, viver a cultura local por algum tempo acaba sendo uma das maneiras mais simples de aprender a falar uma nova língua sem precisar passar anos dentro de uma sala de aula. E isso acontece porque…

4. Viajar te deixa mais inteligente

Além de aprender novos idiomas, você ainda terá uma noção muito mais próxima sobre aqueles assuntos que antes faziam parte apenas das aulas de história ou de geografia. Entender a influência que a localização de um país teve sobre seu desenvolvimento histórico e conhecer de perto os cenários de algumas das grandes revoluções ocorridas no mundo vai fazer a sua percepção de mundo se expandir de uma maneira que você não poderia prever.

5. Te faz esquecer os preconceitos

Um dos resultados de viajar pelo mundo é que você vai acabar esquecendo seus preconceitos pelo caminho. Sabe aquela história de que os franceses são grosseiros, americanos só comem fast food e argentinos o-d-e-i-a-m brasileiros? Sim, pode acreditar, tudo isso vai cair por água abaixo assim que você se permitir conhecer um pouco mais destes países e das pessoas que vivem neles.

6. Você adquire paz interior

Há quem diga que toda viagem é uma viagem ao interior de nós mesmos. E, no fim das contas, você percebe que essa afirmação faz todo o sentido. É só quando se afasta de tudo aquilo que te prendia na rotina que você pode começar a se conhecer melhor, sem medo de ser julgado por seus amigos ou familiares. E este é um exercício de autoconhecimento mais potente do que qualquer outro. Aprenda a lidar com ele e você irá aprender a lidar consigo mesmo.

10 motivos pelos quais viajar te torna uma pessoa melhorFoto: Cristiane Spinelli

7. Você sai da zona de conforto

A maioria das pessoas nunca se permite sair da zona de conforto. O resultado disso é que, quando confrontadas com um problema real, são incapazes de solucioná-lo. Mas viajar pode ser uma grande experiência para quem precisa se arriscar um pouco e aprender a lidar com adversidades. Você vai precisar pedir informações mesmo sem conhecer o idioma local, decidir o que fazer quando seu voo for cancelado na última hora e aprender a tomar decisões como nunca imaginou.

8. Faz novos amigos

Quem  encara há tempos a vida na estrada já nem consegue imaginar como é receber mensagens de feliz aniversário apenas em um idioma. Você tem piadas internas com seus amigos pelo mundo e sabe que sempre há algum sofá prontinho para te receber quando você estiver de passagem por outros países. E o melhor: seus amigos internacionais serão sempre os melhores guias para levar você para conhecer a cidade onde moram.

9. Você aprende a conviver com a liberdade

Pode parecer estranho, mas se acostumar com a liberdade é uma das maiores dificuldades dos viajantes de primeira viagem. A verdade é que estar em um lugar novo, onde você não conhece ninguém, é tão libertador quanto assustador. E essa é a parte boa! Em pouco tempo você verá como seu despertador pode ser desnecessário e como a vida pode ser mais interessante quando você sai de casa buscando olhar o mundo com novos olhos.

10. Você sempre volta diferente de uma viagem

Lembra daquela propaganda antiga que dizia que “você sempre volta diferente de uma viagem”? A boa notícia é que ela é completamente verdade. Além de mudar muito graças aos pontos que citamos acima, você vai engordar, rir, chorar, deixar seu cabelo crescer ou fazer uma tatuagem… E pode ter certeza de uma coisa: seus amigos ainda estarão aqui, esperando sua chegada no aeroporto, para abraçar e conhecer aquele novo você que acaba de voltar de viagem.


POR:
NÔMADES DIGITAIS



Ser Viajando 2/11/2016 · #2

Obrigada @Tifany Rodio. Em breve esse perfil ficará "recheado" de coisas legais... Muito obrigada pelo incentivo. :)

+2 +2
Tifany Rodio 2/11/2016 · #1

Adorei esse perfil sobre viagens :) Vou virar leitora assídua!

+3 +3