Salvador, Bahia!

Salvador, Bahia!

Olá abelhas viajantes, preparados para a próxima viagem?

Hoje, nosso voo é sem conexão e direto para Salvador, Bahia.

Em Salvador, capital da Bahia, você encontra um astral fenomenal. As pessoas te recebem de braços abertos e, a gastronomia forte e apimentada é marca registrada da Bahia. Ahhh...não posso esquecer da capoeira, pelourinho e o CARNAVAL. 

Visitei a Bahia no mês de Junho de 2016. O clima normalmente é de muito calor. MUITO! Porém, o mês de Junho, por ser inverno, na Bahia o clima não foi de frio...ficou bastante agradável. Porém, amanhecia chovendo, durante a tarde um sol tímido e a noite uma temperatura de aproximadamente 24 graus. Consegui fazer um passeio para as ilhas apenas um dia, quando o sol resolveu aparecer e ficar durante todo o dia. Ebaaa...sorte foi a minha. 

Embarque comigo nessa viagem...


SOBRE O CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

As construções não perderam suas características arquitetônicas originais e, ao caminhar pelo centro de Salvador você percebe as construções do período colonial, os sobradinhos, as igrejas e conventos que mesmo restaurados, não perderam seus traços barrocos. 


Salvador, Bahia!

Salvador, Bahia!
Com certeza você já ouviu falar no Pelourinho, né? 

Pelourinho é um bairro em Salvador com ruas estreitas e ladeiras. As casas são coloridas e, você encontra as baianas fantasiadas te convidando a tirar uma foto. Na época Brasil colônia, esse bairro era habitado por famílias ricas. Atualmente,  é um grande centro cultural e muitas lojas de artesanatos e peças com características próprias da Bahia.

Salvador, Bahia!

CURIOSIDADE: O sobradinho azul nesta foto, tem pôster na varandinha do saudoso popstar Michael Jackson. Em 1996 ele gravou seu clipe musical 'They don't care about us'  do álbum  'HIStory', de 1995, dirigido pelo cineasta norte-americano Spike Lee. 


ELEVADOR LACERDA.

Podemos afirmar que é um ponto turístico obrigatório de conhecer. Você paga centavos para ter acesso ao Elevador Lacerda. Ele fica situado numa montanha que divide Salvador em cidade baixa e cidade alta. Na cidade alta, você chega no Pelourinho e, na cidade baixa você tem o Mercado Modelo que é outro atrativo sensacional para compras. Voltando a falar do Elevador Lacerda, por experiência digo que é uma das vistas mais sensacionais que você pode admirar. 


Salvador, Bahia!Salvador, Bahia!Salvador, Bahia!


MERCADO MODELO

No mercado modelo você encontra de tudo. O maior Centro de Artesanato da América Latina, onde você encontra peças bem típicas da Bahia, bem como temperos, instrumentos musicais, artigos religiosos, entre outras coisas legais. :-)

Aproveitei a visita e almocei por lá mesmo provando dos temperos baianos. Ohhh saudade! 


Salvador, Bahia!Salvador, Bahia!


FAROL DA BARRA

De acordo com a organização de Salvador, desde o descobrimento do Brasil, a Barra teve importância estratégica para defesa da colônia pelos portugueses. Em 1536, no local onde hoje está o Farol, foi erguido o Forte de Santo Antônio da Barra, que defendeu a cidade de inúmeras invasões estrangeiras.

Porém, com a ocorrência de um naufrágio próximo ao Forte no século XVII, se iniciou a construção de um Farol para orientação aos navegantes, que mantém essa função até hoje. Ao longo do tempo, foi se tornando um marco para Salvador, podendo ser visitado internamente de terças a domingo, das 8h30 às 19h. Fonte: salvadorbahia.org


Salvador, Bahia!


A Famosa Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Salvador, Bahia!

No dia em que visitei essa linda Igreja, estava chovendo muito. Além da chuva, apenas neste dia fez muito frio. Sentir frio no Nordeste, foi demais para mim. Rsrs...

Uma Igreja extremamente tradicional na Bahia e, as fitinhas que ficam presas nas grades em volta da Igreja, ressalta a fé e as promessas ao Senhor do Bonfim. 


AS PRAIAS

As praias de todo o Nordeste são exuberantes. Na Bahia, tem sua beleza diferenciada. São mais de 10 praias, cada uma mais elegante e maravilhosa que a outra. Conheci algumas praias, e vou resumir nas fotos para que você veja a beleza que a natureza nos presenteia. 

Nas fotos abaixo apresento a Ilha de Itaparica, uma ilha que você tem acesso somente de barco, fica mais afastada de Salvador. Tem a praia Farol da Barra, que é mais movimentada e muito procurada por sufistas. Tem o marzão de Ondina, uma praia excelente para o mergulho e um calçadão maravilhoso para prática de esportes e caminhada. A praia Rio Vermelho, é linda demais. Toda cercada de pedras...o famoso "mar para peixes"....é a praia preferida dos pescadores. Há também a praia de Amaralina, onde o mar é mais agitado e a vida noturna bem agitada. 

Salvador, Bahia!

Salvador, Bahia!Salvador, Bahia!

CHEGANDO AO DESTINO FINAL

Ahhh...como foi bom compartilhar com você um pouco da Bahia. Na verdade, o que você leu aqui, foi só um "aperitivo" do que é a beleza de Salvador, Bahia. São ilhas, lindas praias, lindos bairros, vida noturna agitada, uma riqueza de cultura e muito tradicionalismo. 

Eu sou filha de Baiano e, então você já viu que a Bahia verdadeiramente mora no meu coração. :-)


Obrigada por passar por aqui e viva a Bahia. Viva o Brasil! Viva o Nordeste brasileiro! Viva ao mundo!

Um brinde a vida!

Salvador, Bahia!

Fotos: Própria autoria. 


#1 Com certeza @Thiago Smicelato. Obrigada por compartilhar.

+1 +1
Thiago Smicelato 4/11/2016 · #1

Cidade das mais bonitas e historicas do nosso Brasil

+1 +1