Sergio Weinfuter en Profissionais Administrativos, beBee em Português, Professores e Educadores Escritor • Escritor freelance 20/3/2017 · 2 min de lectura · 1,7K

A ARTE DA DÚVIDA


A ARTE DA DÚVIDA

                                                             Imagem: http://in-orto.com.br/category/sem-categoria/



Segundo o dicionário brasileiros da língua portuguesa, dúvida é um substantivo feminino definindo a incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato, por exemplo. Também é a hesitação entre opiniões diversas ou várias possibilidades de ação. Ela sempre está conosco, mesmo quando não precisamos e nem mesmo queremos, a dúvida nos acompanha em todas as horas de nosso dia. A dúvida, pode ser o começo da sabedoria também.


A arte da dúvida pode ser a diferença entre a vida e a morte, pode também ser a diferença entre sermos enganados ou não sermos. Alguns passam a vida com todas suas certezas intactas e quase nunca fazem o uso da arte da dúvida. Outros exageram e nunca tem certeza de nada, passam a vida duvidando de tudo e de todos e por isso, não conseguem vivem em paz, nem conviver bem com as demais pessoas. Se encontrar com alguém desconhecido, sua cabeça vira um turbilhão e não consegue lidar com seus pensamentos.


De uma forma menos exagerada, precisamos fazer uso da arte da dúvida. Nem sempre estamos correto e não temos todas as respostas, para isso, precisamos fazer uso dela. Ela nos ajuda quando a oferta de um produto é muito atrativa, seu sinal de alerta emerge, pedindo a nossa atenção para um possível golpe. Também para um novo(a) namorado (a), principalmente se conheceu a pessoa a pouco tempo e sabemos quase nada sobre ela, a dúvida vem outra vez em nosso auxílio, para evitar que sejamos enganados. Se a ignorarmos, poderemos sofrer consequências por isso, e muitas vezes, são consequências terríveis.


Mesmo tendo estudado por longas horas, a dúvida aparece em meio às questões da prova e por mais que não gostamos dela nesse momento, ela surge com toda força. Em nada ajuda, mas ela nos lembra que em todos os momentos de nosso dia, a dúvida está conosco, nos ajudando ou atrapalhando, mas está junto com nossa pessoa, presa em nosso inconsciente, no mais profundo e desconhecido precipício de nossas mentes. A arte da dúvida pode ser uma bênção ou uma maldição!


Também precisamos nos questionarmos durante o dia, como estamos agindo em nosso ambiente de trabalho, com ética, sem ética, com honestidade, sem honestidade. A nossa imagem como é vista pelas pessoas que trabalham conosco, estamos com nosso alter ego acionado ou vivemos deprimidos? Ficamos bem de amarelo ou vermelho? O perfume que estamos usando é bom para mim e para os outros? Importo-me com os outros? Suas opiniões, seus conselhos? Meu trabalho como estou executando? Está dentro do que prometi a empresa ou estou a baixo do esperado?


Minha casa, minha família, vizinhos e amigos, como ele veem minha vida? Sou um bom exemplo ou um exemplo a não ser seguido? Bem vestido? Mal vestido? Exagerado ou contido? Gosto de minha vida, meu emprego, meu carro e minha casa? Tudo depende da forma como olhamos nossas vidas e nos questionamos se essa é a vida que tínhamos planejado quando estamos começando ela. Novamente impera a arte da dúvida e sem querer, fazemos uso dela.


Na adolescência sempre derrapamos na arte da dúvida, devido a inexperiência de saber o que era melhor para nossas vidas. Agora um pouco mais velho, podemos questionar as decisões que tomamos e considerar as opções que deixamos passar, muito em função de um só problema: resolver atravessar as encruzilhadas da vida, sem fazer uso da arte da dúvida. Querendo ou não ela nos acompanhará pelo resto de nossas vidas, nos ajudando ou atrapalhando, mas sempre estará conosco.


Meu blog:

http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/



Sergio Weinfuter 21/3/2017 · #2

#1 Em meio aos grandes questionamentos da vida, a arte da dúvida coloca tudo em cheque.
Obrigada @Marisa Fonseca Diniz

+1 +1
Marisa Fonseca Diniz 21/3/2017 · #1

Muito bom artigo, quando a dúvida aparecer, dê tempo ao tempo, pois no momento certo a solução chegará!

+1 +1