Sergio Weinfuter

há 4 anos · 8 min. de leitura · ~100 ·

Blogging
>
Blog por Sergio
>
A Matriz da Conformidade. As 9 principais armadilhas para a sociedade jovem de hoje. Parte I

A Matriz da Conformidade. As 9 principais armadilhas para a sociedade jovem de hoje. Parte I

99651c9e.jpg

   Imagem:  https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2016/11/brasileiro-e-um-eterno-insatisfeito-e.html


Conformismo. Talvez essa seja uma das piores coisa que possam acontecer a uma sociedade, se conformar com tudo o que acontece a ela e não reagir. Acreditar que tudo o que está acontecendo é normal, casualidade ou pior que isso, a vontade de Deus. O conformismo não deixa a sociedade reagir, ficam todos apoiados na zona do conforto e não fazem valer seus direitos civis, muito menos pressionam o governo para que acabe com este estado de coisa, seguem de olhos fechados seu governo.


Desta forma as décadas se sucedem e a sociedade continua sem reagir, mesmo que acabem perdendo vidas humanas, ela continua entorpecida, sem protestar, somente segue seu rumo passivamente, não fazendo nada para evitar uma tragédia ou o colapso desta civilização. Muitas civilizações antes da nossa foram aos poucos sumindo ou sendo incorporada por outra civilização mais avançada e hoje restam poucos vestígios delas. Com a morosidade da nossa civilização atual ela pode ser a próxima candidata a extinção.


Para tentar evitar a extinção de nossa civilização atual “Mais do que nunca, nosso mundo precisa de uma nova geração de pessoas jovens e atenciosas, capazes de compreender os problemas que enfrentamos, mantendo a clareza de mente e a compaixão necessárias para buscar e encontrar soluções criativas para esse pântano.Para isso, nossos jovens precisam ser saudáveis, enérgicos e livres das inúmeras armadilhas que nossa sociedade oferece hoje.” (Charles, 2019)


A nossa geração e as anteriores deixaram tudo na mão do acaso, o governo dos países se fortaleceram e a cada dia mais controlam as nossas vidas, ditando a nossa forma de vestir, de se alimentar, criar nossos filhos e até mesmo, ditam a forma como nos exercitamos ou deixamos de fazê-lo. Hoje há sempre um protocolo para tudo e a sociedade qual um cordeiro seguindo passivamente para o matadouro, continua a obedecer cegamente e poucos são os que se insurgem contra este estado de coisa e na maioria das vezes, os insurgentes são prontamente calados. Ficam isolados, são a minoria em uma sociedade amordaçada.


Já que os adultos seguem seu caminho calados diante dos mandos e desmandos dos governos, a esperança é que “Nossos jovens devem ter todas as oportunidades de levar vidas saudáveis, livres e prósperas em nosso mundo terrestre de abundância; […]” (Charles, 2019) Desta forma seria o mundo perfeito. Porém o jovem de hoje precisa fazer o que não fizemos ontem, tomar as rédeas e comandar a nossa sociedade atual para o caminho certo. Mas não vai ser tão fácil assim. Este jovem foi criado por nossa sociedade, que já estava doente, calada e sem vontade de reclamar quando ele nasceu. Foi criada por nós e da nossa forma foi educado. Hoje precisa quebrar as correntes para tentar transformar seu mundo.


c1951636.jpgPara os jovens que é o futuro do mundo, os dias que acenam para eles são tenebrosos e quando estes jovens se manifestam sobre isso, prontamente são calados, intimidados e não deixam eles falarem, “[...] à medida que o poder do governo cresce além do controle, nossa saúde é atacada a todo momento. esquemas predatórios de todos os tipos visam nos aprisionar em sistemas de falsas crenças e paradigmas culturais destrutivos, como o materialismo e a ganância que nos rodeiam.” (Charles, 2019)

Quando por algum motivo não conseguem calar os jovens que se manifestam, fazem com que eles discursem de forma contida, falem somente o que os governantes querem ouvir, direcionam seus discursos de igualdade para política e por fim, sua mensagem, não é direcionada a quem precisa a quem pudesse se beneficiar dela. Se não houver uma mudança radical, focando no que é prioridade, a sociedade vai continuar sua caminhada, afogando todas as vozes contrárias às suas crenças e para os que estão chegando a mensagem é a mesma.Segundo Charles, 2019 “Atualmente, a mensagem ampla é se conformar e se submeter às normas e autoridade falsas, em vez de desenvolver integridade pessoal, liberdade pessoal e verdadeira felicidade. A sociedade acena para a juventude imitar os outros, competir com os outros sem fim, escolher uma equipe e permanecer com eles até o amargo fim, e negligenciar as virtudes mais importantes da vida, como espiritualidade, intelecto e compaixão.”


Se estes jovens também caírem nas armadilhas da sociedade atual e continuarem agindo conforme ditam as regras de tal sociedade, parece não haver esperança de mudanças para nós e todos continuarão com sua louca corrida, seguindo a passos largos para a alta destruição. Não sei por quanto tempo ainda o planeta aguenta a pressão que o ser humano faz sobre ele, destruindo tudo o que é natural, exaurindo seus recursos. Para tentar mudar isto e quem sabe salvar a raça humana da extinção, que neste momento, parece certa, precisam aparecer líderes mundiais, líderes com carisma global, líderes poderosos, incorruptíveis, líderes que o povo possa se inspirar e ser inspirado pelo povo.


Para combater e tentar alterar este fim que parece inevitável, todas as idades deveriam se unir em prol de uma mesma causa, ou seja, nós, a sociedade. É evidente que “A liderança para a juventude é agora mais necessária do que nunca, mas a sabedoria das gerações mais antigas raramente é cobiçada como ferramenta de desenvolvimento para a juventude.” (Charles, 2019) Uma não pode abrir mão da outra, ambas precisam se unir e atuar em comum acordo, deixando suas diferenças de lado. Isso seria perfeito, mas parece que ninguém está interessado.


É claro que isto não é fácil, não vamos desfazer de uma vez só séculos de lambanças, mandos e desmandos de nossos governantes e de homens de negócios inescrupulosos, gananciosos, que somente visam seu bem-estar, seus lucros. ONGS e religiões que se dizem em favor dos seres humanos, mas quando a máscara cai, conseguimos enxergar seus verdadeiros propósitos: dinheiro. Todos pensar em lucrar, serem bem-sucedidos, poucos se importam com seus semelhantes. Nossa sociedade foi construída desta forma e segue sua evolução, uns tentando serem melhores que os outros, todos competindo sobre todos.


Diante disso o jovem se vê perdido e precisa encontrar rapidamente seu caminho, construir seu nicho, viver com seus iguais. Ele é levado pelo turbilhão de ofertas e propostas que aparecem todos os dias e nem sempre consegue decidir pela melhor. Desta forma não raciocina direito, não procura o melhor caminho e segue a passos largos, caindo nas que considero as nove armadilhas para a sociedade jovem de hoje e que tentarei explicar uma a uma da forma mais clara possível. 

São elas:


1. Dívida


Uma coisa que tira o sono de todos é a tal da dívida. Credores ligando todo o tempo, cobrando seu dinheiro, o devedor correndo de um lado para o outro tentando encontrar formas de saldar sua dívida e nem sempre consegue. Desta forma sua família sofre, muitos perdem os amigos, colegas passam por ele sem prestar atenção, parece que a sociedade se encolheu e o devedor não consegue encontrar alguém que o possa ajudar.


Também muitos empresários utilizam a dívida de seus empregados para mantê-los em sua empresa trabalhando e somente podem sair desta empresa, se conseguirem saldar suas dívidas. O que nem sempre é possível, principalmente se o armazém que o empregado faz suas compras, pertencem aos seus patrões, o que não é muito difícil de encontrar. De certa forma o trabalhador está seguro em seu trabalho, mas não pode sair da empresa, pois não consegue saldar suas dívidas. A dívida é a forma moderna da escravidão antiga e muitos recorrem a ela para manter seus trabalhadores.


de4f1bd3.jpgNo Brasil o jovem já está ferrado ao nascer. Nasce em um país com a maior carga tributária e nem começa a trabalhar, já está devendo para o governo. O mesmo governo que nada faz para melhorar as condições de vida de sua família, cobra deste jovem o imposto de renda, se seus faturamentos excederem a um certo limite. Ao comprar qualquer coisa em um supermercado/loja, novamente vem o famigerado imposto. Tudo o que compra para consumir, segue o mesmo patamar, mas se ficar desempregado, perder casa e família, o governo nada faz para ajudá-lo. Porém se conseguir se levantar financeiramente, lá vem novamente os impostos.

Em comparação com o Brasil, nos Estados Unidos, um dos países mais ricos do mundo, classificado como sendo de primeiro mundo, também não fica muito mais fácil “O montante da dívida nos Estados Unidos é espantoso e, infelizmente, as próximas gerações mais jovens sentirão o peso desse desastre iminente. Realmente não há como um indivíduo mitigar a dívida pública incorrida apenas nascendo um cidadão dos EUA e, agora, cada americano já deve algo entre US $ 50.000 e US $ 200.000 à dívida nacional, dependendo de como isso é calculado. No entanto, a dívida pessoal está sob o controle do indivíduo e permanece como um dos aspectos mais limitadores da liberdade e indutores de estresse da vida moderna.” (Charles, 2019)


Da mesma forma que no Brasil, o jovem americano está devendo para seu governo, muito antes de começar a trabalhar. Para piorar a situação o jovem precisa de educação, mas para obtê-la, precisa pagar por ela e nem sempre há dinheiro suficiente para isso. Na falta de recursos segue para os empréstimos, mas nem sempre é um bom caminho, “Nosso sistema de empréstimos predatórios direciona deliberadamente jovens em tenra idade a comprar tudo e qualquer coisa com cartões de crédito e crédito fáceis, e há uma enorme pressão dos colegas para viver um estilo de vida fabulosamente materialista.” (Charles, 2019) A armadilha está pronta, é só se deixar levar por ela.


Além da dívida com cartão de crédito, a faculdade também não colabora nem um pouco. “[...] a quantidade de dívida que os jovens assumem para participar da faculdade é exorbitante, e esse sistema é intrinsecamente projetado para gerar montes de lucro para o sistema bancário e o governo dos EUA, e sobrecarregar desnecessariamente os jovens. Eles assumem compromissos financeiros ao longo da vida que podem sobrecarregá-los por décadas.” (Charles, 2019) Afetando principalmente os jovens com famílias de baixa renda.


É claro que para tentar fugir disso há outros caminhos e para o jovem que procura é possível encontrar outras alternativas “Atualmente, muitas opções gratuitas e acessíveis para obter uma educação superior e, com consideração e comprometimento, é perfeitamente possível que os jovens tenham uma vida agradável sem depender de cartões de crédito.” (Charles, 2019) Pode estudar e viver mais tranquilo, se não quiser seguir os outros, caso contrário será esta a primeira armadilha que vai aprisioná-lo. Porém para isto é preciso pensar fora da caixa, não seguir o caminho dos outros e escapar dessa armadilha.


2. Materialismo e Consumismo


Moda, festas, comemorações, encontros, todos pedem uma nova roupa, novo calçado, um novo acessório, mesmo que seu guarda roupas esteja abarrotado, precisa comprar o novo modelo que acabou de sair, por mais ridículo que seja, precisa estar na moda. Com isto em mente e “Possibilitada pelo acesso ao crédito fácil e desencadeada por uma infraestrutura predatória de marketing, uma das maiores armadilhas de conformidade para os jovens de hoje é o incentivo ao desenvolvimento de um estilo de vida centrado na compra de bens dos quais as pessoas nem precisam para sobreviver. Frequentemente, o impulso para o materialismo nasce de uma condição psicológica incentivada que cria felicidade e encobre a infelicidade. É um caminho para lugar nenhum, e os sentimentos de liberdade que advêm da manutenção de menos bens materiais são hoje uma das formas mais verdadeiras e mais atingíveis de liberdade.” (Charles, 2019)


Com tantas compras e o exagerado incentivo a elas, o jovem acaba se endividando e nem sempre consegue pagar por tudo que comprou. Refinanciar suas dívidas a longo prazo, levando mais tempo para terminar e com isso se tornando escravo dela. Não pode parar de trabalhar quando quiser, precisa pagar suas dívidas, mas também precisa continuar comprando para estar na moda, o que nem sempre é possível e isso gera tristezas, insatisfação e revolta. Um círculo vicioso que se mantém ao longo da vida adulta!


Para evitar cair nesta armadilha da sociedade moderna os jovens precisam começar a agir de outra forma, não cair no consumo desenfreado e desta forma ficar preso por anos ou décadas em dívidas. Os jovens precisam saber que “Rejeitar os padrões consumistas e materialistas que governam a sociedade moderna é um hábito agudo de se desenvolver, para que possamos descobrir verdadeiramente quem são e qual é o seu papel neste mundo.” (Charles, 2019) Mas isso não é fácil e nem incentivado!


3. Dependência de drogas e álcool


Com a falta de recursos financeiros, a falta de dinheiro para viver na moda, o endividamento e a constante pressão no trabalho, podem levar os jovens a procurar uma saída, que nem sempre é a melhor solução. Com seu peito apertado pela tristeza, insegurança, incerteza eles podem procurar um alívio nas drogas e para isso nossa sociedade atual contribui enormemente. Hoje  “Nossa cultura encoraja fortemente as pessoas, especialmente nossos jovens, a se adaptarem a um estilo de vida centrado em bebidas, uso de drogas e festas. Embora isso possa ser divertido até certo ponto, há uma tremenda pressão para que os jovens assimilam esses rituais como hábitos ao longo da vida, que podem vergonhosamente prender uma pessoa em tenra idade e proibir oportunidades e boa saúde mais tarde na vida.” (Charles, 2019)

7c622d10.jpgNo princípio pode trazer algum alívio para seu espírito, mas conforme vai se aprofundando no uso das drogas, fica evidente que está com um novo problema, maior que suas dívidas. Seu corpo começa padecer sob os efeitos nocivos das substâncias ingeridas e nem sempre há volta, muitos perdem suas vidas desta forma e nem se dão conta.

O uso desenfreado de drogas em nosso tempo está levando milhões de jovens ao desespero, acabando com suas vidas. Isto é catastrófico para a sociedade e considera-se que os jovens vem sofrendo enormemente com esses assédios do mundo consumista. Segundo  especialistas que estudam o comportamento da juventude atual, esses assédios “[...] trata-se de um ataque à saúde física e mental positiva, o que significa que o excesso de indulgência no início da vida pode causar sérios problemas de saúde e psicológicos posteriormente. A moderação tornou-se uma palavra de quatro letras em nosso mundo, mas deve ser desenvolvida desde tenra idade, para que se possa viver em equilíbrio com as pressões sociais que todos enfrentamos.” (Charles, 2019)



Continua  em:  https://www.bebee.com/producer/@sergio-weinfuter/a-matriz-da-conformidade-as-9-principais-armadilhas-para-a-sociedade-jovem-de-hoje-parte-ii


Para saber mais:

Dylan Charles. Disponível em: https://consciousreporter.com/ Acesso em: 30/11/2019.


Meu Blog 

http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/ 

Meu livro

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-731863560-livro-guerreiro-das-sombras-_JM

Comentários

Sergio Weinfuter

há 4 anos #1

#1
Obrigada amiga Marisa Fonseca Diniz, sua opinião é muito importante. A segunda parte deste artigo está disponivel em https://www.bebee.com/producer/@sergio-weinfuter/a-matriz-da-conformidade-as-9-principais-armadilhas-para-a-sociedade-jovem-de-hoje-parte-ii Aguardo você lá. Abraço.

Artigos de Sergio Weinfuter

Ver blog
há 4 anos · 11 min. de leitura

Imagem: · https://www.istockphoto.com/br/foto/jovem-e-corajosa-mulher-descansar-em-paz-nas-montanhas ...

há 2 anos · 5 min. de leitura

Imagem: · https://brasilescola.uol.com.br/doencas/coronavirus.htm · Já faz algum tempo que o Brasil ...

há 3 anos · 5 min. de leitura

Imagem: · https://sergiorbtorres.blogspot.com/2014/10/teoria-do-caos.html · Não existe algo que poss ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Cronoshare

    Tradução juramentada para tradução acadêmico

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 5 dias


    Cronoshare Corumbá (Mato Grosso do Sul), Brasil

    Diploma de profissionalIndica o alcance da tradução a ser realizada · Acadêmico · Idioma original · Português · Idioma final · Português · Qual é a quantidade de páginas a serem traduzidas? · 1 - 5 páginas · Para quando você precisa deste serviço? · Nos próximos diasPreferência p ...

  • Cativa Textil Ltda

    Auxiliar de Produção

    Encontrado em: Jooble BR C2 - há 1 dia


    Cativa Textil Ltda Pomerode, SC, Brasil

    Horário: 1 Turno - Segunda à Sexta das 05h às 14h18. Requisitos: Ter assiduidade, boa comunicação e disponibilidade para trabalhar no 1 turno. Vaga presencial para Pomerode. · Beneficios: · Formação Acadêmica: · Não informado · Experiência: · Salário: · A combinar · Cargo: ...

  • Trendrh Consulting

    Auxiliar de Serviços Gerais

    Encontrado em: Jooble BR C2 - há 1 dia


    Trendrh Consulting Joinville, SC, Brasil

    Manter limpa e organizada as instalações do CT, especialmente os vestiários, academia, departamento médico e área externa, incluindo também a manutenção de calçadas e portões. Auxiliar na limpeza interna do CT quando solicitado e demais atividades solicitadas. · Beneficios: · A ...