Sergio Weinfuter

há 7 anos · 7 min. de leitura · ~100 ·

Blogging
>
Blog por Sergio
>
APOCALIPSE OU KAGNAÖK: A BATALHA DOS DEUSES

APOCALIPSE OU KAGNAÖK: A BATALHA DOS DEUSES



0ad61421.jpg

                                        Imagem: http://jornalggn.com.br/fora-pauta/as-sete-luzes-do-apocalipse



Segundo a crença cristã o livro do Apocalipse, o último livro da bíblia é um livro profético, onde está descrito o que acontecerá no futuro com a humanidade. Apesar de ter passado mais de dois mil anos após o livro ter sido escrito, ele continua a ser interpretado das mais variadas formas, sendo muito bem-adaptado ao século atual.


Há quem acredite que ele descreve o que aconteceria nos séculos seguintes e até hoje há pessoas que consigam interpretar o que acontece no mundo, relacionando-o com o que foi escrito no livro do Apocalipse ou livro das revelações como também é conhecido. Mas não é somente esse livro que prediz a ruína de nossa civilização, o completo colapso dela, o julgamento e consequentemente nascimento de outra civilização. Uma nova e pura civilização, que será erguida após o fim da nossa, fraca e extinta raça.


514148c3.jpgEncontramos na mitologia nórdica o Ragnarök (em português: destino dos deuses) representa a escatologia nórdica, marcado por uma série de eventos futuros, incluindo uma grande batalha que resultaria na morte de diversos deuses (incluindo Odin, Thor e Loki); seguindo de ocorrências de várias catástrofes naturais e a submersão do mundo pela água. Depois, o mundo ressurgirá fértil e os sobreviventes e os deuses renascidos se reuniriam e o mundo seria repovoado por dois sobreviventes humanos: Líf e Lífthrasir. Ragnarök é um evento importante no cânone nórdico e objeto de estudos acadêmicos e teóricos. (Wikipédia, 2017) Em resumo, seria isso que aconteceria com o mundo atual, o mundo em que vivemos.


Na bíblia a escatologia descrita no livro de Apocalipse também tem um desfecho muito parecido, parecido demais para dizer que é uma simples coincidência, que um povo distante possa ter escrito quase a mesma coisa do que está descrito na bíblia. Utilizando somente seus deuses e sua cultura, produziram um relato semelhante, inclusive no que se refere a destruição do nosso mundo e a forma da vida como a conhecemos. Será apenas coincidência?


São João que escreveu o livro do Apocalipse explica logo no início dizendo ser “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.” (Apocalipse C. 1 V.1) Portanto conforme atesta o enunciado do livro, é algo verídico, que foi visto por João, enquanto estava preso na ilha de Patmos e não poderia sair dela, sem ajuda de alguém.


8c6dcba7.jpgA grande batalha descrita no Ragnarrök também é encontrada no livro das revelações, segundo a descrição bíblica que diz: “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou.” (Apocalipse C. 20 V. 9) Dessa forma acabou de uma vez por todas com as revoluções e guerras perpetradas pelo mal, desde sempre. A grande batalha havia chegado ao seu fim e os filhos de Deus por fim, triunfaram.


Essa batalha também acabou com a vida de diversos deuses, inclusive com o arqui-inimigo, Lúcifer. Seus demônios, anjos do mal, para sempre foram lançados no fogo eterno, que pela compreensão cristã, é o próprio inferno. Pelo menos é o que se acredita ou se entende atualmente, lendo a bíblia sagrada onde descreve essa monumental batalha dos fins dos tempos.


Diferentemente do que está descrito no Ragnarrök, a batalha descrita no Apocalipse terminará com a purificação da terra pelo fogo, enquanto que na lenda nórdica ela seria purificada pela água. Porém ambos os relatos concordam que haverá uma grande batalha, onde vários deuses serão mortos e no fim dela, o vencedor supremo, purificará a terra, e nascerá novos céus e novas terras que será habitada pelos sobreviventes do grande conflito.


d9f417a5.jpgAntes porém dessa batalha haverá grandes catástrofes naturais que na versão bíblica são representadas pelas sete taças da ira de Deus que serão derramadas na terra. As sete taças contém fome, peste, terremoto, maremoto, seca, calor extremo e por fim, morte. Todos eles com um significado, interpretado por Deus e lançados sem dó por seus anjos, ao executar seu comando. “Com isso a terra encheu-se de dor e sofrimento e eles mordiam as suas línguas de dor.” (Apocalipse, C. 16)


Tanto a lenda nórdica quanto a passagem bíblica descreve a luta contra uma grande serpente e o dragão. Diferente do texto bíblico a lenda ainda não foi definida quanto a idade de a sua origem, nem quando começou a ser contado entre os povos que vivem nessa latitude da terra. “O Ragnarök tem sido tema de muitas controvérsias quanto à origem da sua narrativa, que só foi escrita mais tarde, após a cristianização do mundo nórdico.” (Wikipédia, 2017) Por isso muitos acreditam que pode ter havido uma contaminação na história dessa lenda, confundida com a descrição da bíblia.


Para completar “Muitos especialistas argumentam que os seus textos de carácter profético sobre o fim do mundo são inspirados em temas bíblicos como o Juízo Final, o Apocalipse, o fim do mundo de acordo com as teorias milenaristas, e o Eclesiastes.” (Wikipédia, 2017) Mas isso ainda precisa ser confirmado, pois nem os próprios especialistas estão completamente de acordo com essa versão.


f4740716.jpgPor isso ainda é feita também a comparação com outras narrativas mitológicas indo-europeias, o que pode indicar uma origem comum de mitos ou de influências pagãs externas. Para muitos estudiosos, essas influências emprestadas de outras culturas e reescritas por clérigos cristãos são erroneamente atribuídas à mitologia viking, e têm distorcido o conhecimento que temos da fé escandinava. Porém nem mesmo essa tese é completamente aceita e há quem defenda que “O texto também pode ter-se inspirado na observação das catástrofes naturais na Islândia.” (Wikipédia, 2017)


O evento do Apocalipse é descrito na bíblia, livro que todos os cristãos seguem e por isso considerado como autêntico. O Ragnarök também tem sua história contada e compilada em livros. “O evento é atestado primeiramente no Edda poética, compilado no século XIII, a partir de fontes tradicionais mais antigas e no Edda em prosa, escrito no século XIII por Snorri Sturluson.” (Wikipédia, 2017) Sua história é contada nesses poemas que remontam a era medieval da Europa, que por sua vez foram transcritos da língua falada na Islândia antiga.


2b8041a1.jpgTambém “No Edda em prosa e em um único poema no Edda poética, o evento é conhecido como Ragnarökr ou Ragnarökkr (nórdico antigo: "Destino dos Deuses" e "Crepúsculo dos Deuses", respectivamente), um termo popularizado no século XIX pelo compositor Richard Wagner por ser o título da última ópera da tetralogia Der Ring des Nibelungen, Götterdämmerung.” (Wikipédia, 2017) Também há controvérsias na descrição que encontramos do Apocalipse, que é descrito somente na bíblia sagrada. Para todos os cristãos é um livro verdadeiro, um livro que foi inspirado nas revelações que foram feitas a São João, enquanto estava preso, mas não parecem o apóstolo João e sim, outra pessoa com o mesmo nome. De acordo com Clarence Larkin, o fato do estilo deste livro ser totalmente diferente das epístolas de João é porque o autor do livro é Jesus Cristo, sendo João apenas seu escriba, tenta esclarecer o estudioso.


Na bíblia sagrada o livro de Apocalipse é um livro inteiro para contar a batalha dos deuses e o que acontece com a raça humana. Já “No poema do Edda poética, Völuspá, as referências ao Ragnarök começam a partir da estrofe 40 até a 58, após o qual a sequência dos acontecimentos são descritos para o resto do poema.” (Wikipédia, 2017)


Há muitas descrições parecidas com o relato bíblico, além das que já foram mencionadas. “No poema, uma völva recita a informação para Odin. Na estrofe 41, a völva diz:


Sacia-se no sangue da vida dos homens predestinados,
pinta as casas dos poderes de vermelho com sangue carmesim. 
Os raios solares tornam-se negros nos verões que se seguem, todos os climas ficam traiçoeiros. 
Ainda quer saber? E o quê?Autor em Título da fonte


Na descrição bíblica em Apocalipse capítulo 6 e versículos 10 e 13, diz:


E clamando com grande voz, dizendo:
Até quando ó verdadeiro e santo Dominador, não julgais e vingais o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra;
e o sol tornou-se negro como saco de cilicio, e a lua tornou-se como sangue.Autor em Título da fonte


Também há outro relato semelhante na lenda Nórdica com o que é relatado na bíblia, sobre o estado da humanidade, enquanto a guerra dos deuses continua: O völva descreve o estado da humanidade:


Irmãos lutarão e matarão uns aos outros, os filhos das irmãs sujarão o parentesco. Isso é duro no mundo, prostituição corrente — uma era de machado, uma era de espada (e o sol surge) — escudos são despedaçados — uma era de vento, uma era de lobo — antes que o mundo vá precipitadamente. Nenhum homem terá misericórdia para com o outro.
Autor em Título da fonte


No relato bíblico em Apocalipse capítulo 6 e versículo 4, diz: “E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi lhe dado uma grande espada.” O relato segue falando sobre mortes no mar, no céu e em todos os cantos da terra, não há lugar para escapar, pois ela será varrida pelo fogo, purificada pelo calor. Somente após tudo isso, ela se tornará uma terra nova, uma terra purificada.


Se for ler todo o texto de ambos os livros, são poucas as coisas que não encontram similaridades umas com as outras, tanto na lenda Nórdica, quanto no relato do profeta João. Em certos pontos os contos se fundem um no outro e é muito difícil dizer qual deles conta a verdade sobre a batalha dos deuses. Porém, ambos concordam que para a humanidade não será fácil. É uma época sombria, de sofrimento e tristeza, não haverá escapatória, nada de misericórdia ou piedade, nada de bom para a humanidade.


26ad78fb.jpgSofrimentos e mais sofrimentos são descrito nos dois textos, todos eles tomarão conta da humanidade, que desamparada corre em busca de salvação, até no interior de cavernas, mas nada escapará da fúria dos deuses em guerra. A humanidade será abandonada a sua própria sorte e segundo o Apocalipse, somente os justos serão salvos dessa destruição, os demais ficarão sujeito a todos os percalços que acontecerão com a natureza, com a terra e os céus. Inclusive, nos dois relatos os céus são rasgados, as estrelas caem, sol e lua, não mais existirão.


Com os deuses em guerra somente sobra a escuridão para a humanidade e antes de terminar o livro do Apocalipse, faz mais uma ameaça a humanidade: “Porque eu testifico a todos que ouviram as palavras profecia deste livro que se alguém acrescenta-lhes alguma coisa, Deus fará vir sobre eles as pragas descritas neste livro; e se alguém tirar quaisquer palavras desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.” (Apocalipse C.22 V. 19 e 20) Portanto, uma ameaça para aqueles que tentarem interpretar os acontecimentos do seu modo, a seu jeito, sem observar o que foi descrito no livro das revelações.


A conclusão e interpretação fica por parte de quem lê os textos, mas se os deuses podem morrer, porque deveriam salvar a humanidade? De uma coisa é certa, se acontecer o que está descrito na bíblia ou na lenda nórdica, não importa se será com fogo ou água, ambas as catástrofes não farão bem para a humanidade e sua sobrevivência dependerá da salvação e misericórdia dos deuses. Esses mesmos que estarão em guerra, brigando uns com os outros. A batalha dos deuses é uma bela história, mas com um fim terrível e trágico, até para os deuses.


Meu blog:

http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/


Para saber mais:

JOÃO, São. Apocalipse do apóstolo São João. Bíblia Sagrada, traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Edição revisada e corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil. 1969. Brasília – DF

___Ragnarök. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ragnar%C3%B6k acesso em: 18/03/2017


"""""""
Comentários

Artigos de Sergio Weinfuter

Ver blog
há 4 anos · 7 min. de leitura

Imagem: · https://www.istoedinheiro.com.br/o-jogo-pelo-poder-na-brf/ · Nem mesmo diante de uma pan ...

há 5 anos · 8 min. de leitura

Imagem: · http://cinegnose.blogspot.com/2019/01/ano-2019-e-um-vortex-temporal-como.html · Essa pergu ...

há 3 anos · 5 min. de leitura

Imagem: · https://sergiorbtorres.blogspot.com/2014/10/teoria-do-caos.html · Não existe algo que poss ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Aplicar diretamente

    Animaserv Consultoria Empreendedora LTDA Salvador, Brasil

    Atuará nas atividades internas e demais funções pertinentes ao cargo.Necessário conhecimento na área de atuação. · **Beneficios**: · **Formação Acadêmica**: · Não informado · **Experiência**: · **Salário**: · A combinar · **Cargo**: · Recepcionista · **Empresa**: · Animaserv Cons ...

  • Aplicar diretamente

    VAGAS CONFIDENCIAIS Curitiba, Brasil

    Restaurante localizado no bairro Batel, contrata: · CARGO (VAGA): AUXILIAR DE COZINHA · HORÁRIO / TURNO: 17h à 00:00 domingo a quinta, sexta e sábado até 1h · SALÁRIO: R$1.800,00 · BENEFÍCIOS: Gorjeta, vale mercado, alimentação no local · EXPERIÊNCIA: Auxiliar os cozinheiros nas ...


  • Cronoshare São Paulo (São Paulo), Brasil

    Necessito um serviço de Nutricionista com as seguintes características:Qual é a idade do paciente? · De 23 a 30 anos · Qual serviço você procura? · Nutrição esportiva · Você deseja: · Consulta particular · Atualmente faz alguma dieta especial ou programa nutricional? · Dieta baix ...