Sergio Weinfuter

há 7 anos · 6 min. de leitura · ~10 ·

Blogging
>
Blog por Sergio
>
BALEIA AZUL, O JOGO DA MORTE

BALEIA AZUL, O JOGO DA MORTE


edf6e16a.jpg

             Imagem:  http://ocultoreveladoaverdade.blogspot.com.br/2017/04/o-jogo-baleia-azul-induz-fatalidade.html




Como se já não bastasse as atrocidades cometidas pelos jovens em nossa atualidade, onde a bestialidade vem tomando conta do mundo e a vida está cada dia mais banalizada, o culto ao horror e morte, está em moda. Não são poucas as atrocidades que estão sendo cometidas na Síria, onde a guerra faz vítimas entre crianças e jovens e muitos deles envolvidos em atos atrozes, contra a vida de milhares de inocente, tudo incentivado por religiosos deturpados, que nunca conseguiram mensurar o valor de sua religião, muito menos seus ensinamentos.


Milhares de vídeos são divulgados todos os dias, onde podem ser observados jovens e adolescente cometendo atos que em uma sociedade saudável, jamais poderiam ser cometidos, mas nessa sociedade são levados e incentivados a cometer tamanha barbárie. Como se isso não bastasse, um jogo que a primeira vista parecia inocente, venho se juntar e incentivar os adolescentes e jovens do mundo, a cometer sandices em seus próprios corpos.


9c5c4e22.jpgAté onde se sabe “Aparentemente o fenômeno começou na Rússia, mas está se espalhando – inclusive no Brasil, como sugerem o caso da jovem de 16 anos morta no Mato Grosso e uma investigação policial em andamento na Paraíba. Na Rússia, em 2015, uma jovem de 15 anos se jogou do alto de um edifício; dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. (Oliveira, 2017) Também houve pelo menos uma morte confirmada de uma jovem em Itajaí no estado de Santa Catarina, Brasil, que cometeu suicido ao participar do jogo da baleia-azul em inglês Blue Whale.


Também houve a confirmação de uma morte em Nova Iguaçu de uma jovem de 13 anos e duas tentativas de suicídio de um jovem de 15 anos em Santa Catarina, segundo as investigações, tudo em função do cumprimento de etapas para finalizar o mortal jogo. No mundo “Depois de investigar a causa destes e outros suicídios cometidos por jovens, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida.” (Oliveira, 2017)


Segundo as investigações da polícia em várias partes do mundo “A preocupação aumentou ano passado, quando fontes diversas chegaram a divulgar, sem confirmação, 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades online identificadas como “grupos da morte”. (Oliveira, 2017) Segundo a jornalista Daiane Benso em seu artigo “Baleia azul: jogo mortal e criminoso incentiva o suicídio” publicado no jornal O Município Dia a Dia (2017, p. 16) ela diz que “O jogo mortal é organizado por um “mentor” em grupos fechados do Faccebook e WhatsApp.” Explica a jornalista.


05ba7b9e.jpgHoje “Tudo na internet se espalha muito rápido, mesmo as coisas mais inacreditáveis. Neste caso não é diferente. O fenômeno ganhou visibilidade e vem se alastrando pelo mundo. Em alguns países, como Inglaterra, França e Romênia, as escolas têm feito alertas às famílias, depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços, queimaduras e outros sinais de mutilação.” (Oliveira, 2017) Diferentemente dos demais jogos virtuais, esse a mutilação é feita no corpo do jogador.


Os filmes de terror já não bastam para saciar adolescentes e jovens com sede de sangue e “Jogos com apelos de riscos letais têm virado moda entre os adolescentes.” (Oliveira, 2017) A não conformidade com a vida, incertezas dessa fase da vida, em feito com que eles busquem por alternativas que não encontram em suas casas, muitas vezes caindo em armadilhas mortais, sem terem a noção do que estão fazendo com suas próprias vidas.


Não é somente o jogo da Baleia Azul que circula entre os adolescentes e jovens da atualidade, trazendo perigo reais para eles e suas famílias. “Um exemplo é o jogo da asfixia, que gerou vítimas no Brasil. Outro é o “desafio do sal e gelo”, no qual, para serem aceitos no grupo, os adolescentes devem queimar a pele e compartilhar as imagens nas redes sociais. Embora exista há anos, o desafio voltou com força recentemente.” (Oliveira, 2017)


São todos jogos que podem comprometer a saúde e integridade física dos jogadores, levando os participantes a morte, “Sem falar no “Jogo da Fada”, que incita crianças a usar o gás do fogão de madrugada, enquanto os pais dormem.” (Oliveira, 2017) Com resultados que podem matar toda sua família.


d442b172.jpgEspecificamente o jogo em moda da Baleia azul é um jogo em que o competidor precisa completar 50 tarefas, sendo a última, tirar a própria vida. Uma vez iniciada a competição, ditada por um “curador”, não é possível voltar atrás – quem tenta desistir sofre ameaças, que se estendem aos familiares. Dentre os desafios estão ações como escrever com uma navalha o nome do #F57 na palma da mão, cortar o próprio lábio e desenhar uma baleia em seu corpo com uma faca.


Sendo um jogo virtual “As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira.” (Oliveira, 2017)


Segundo o coordenador da Faculdade Unifebe de Brusque S/C “Proibir o uso da Internet não é o melhor caminho, pois pode despertar mais curiosidade. É preciso verificar quais páginas são acessadas e quais grupos o adolescente participa. Além disso, é preciso sentir se o filho (a) realmente se sente pertencente a família e também exigir à presença dele junto ao grupo familiar.” Disse o coordenador em entrevista a repórter Daiane Benso.


Devem-se ter “Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.” Os pais fazerem seu trabalho em casa cuidando de seus filhos e “Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias. (Oliveira, 2017)


be96988e.jpgPara o coordenador de psicologia do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) “A pessoa que procura um jogo destes é porque está fragilizada emocionalmente” Disse o coordenador em entrevista a Benso e continuou com suas considerações sobre a aura da psicologia dizendo “O que pode fazer com que um jovem queira participar de um jogo como o baleia azul é ter a sensação de não pertencimento. Fazendo parte de um grupo secreto, em que ele é potencializado, seduzido, ele se sente pertencente a acha sentido na vida, e esse caminho vai lhe conduzindo, podendo levá-lo ao suicídio.” (Benso, 2017) Finaliza o coordenador na mesma entrevista.


Eu só quero que outros pais não passem pela dor que estou passando. Que não chorem o que estou chorando. Precisamos estar mais presentes na vida dos nossos filhos. Eu quero que o caso da minha filha sirva de alerta, pois outros jovens podem estar envolvidos nisso”, disse a mãe. Dessa forma desabafou a mãe de Maria de Fátima da Silva Oliveira, de 16 anos, que morreu ao participar do jogo Baleia Azul na internet, em Cuiabá (MT) Sua filha, uma excelente aluna foi mais uma das vítimas desse jogo infernal.


Também “Segundo o psiquiatra Daniel Martins de Barros, coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Instituto de Psiquiatria da USP, o número de suicídios em jovens está aumentando em todo o mundo e ninguém ainda sabe explicar a razão. Em 90% dos casos, diz, a pessoa tinha algum tipo de transtorno mental, principalmente depressão.” (Oliveira, 2017) A depressão está sendo uma das principais causa de morte atualmente, mostrando a instabilidade de nossa sociedade atual, nem os adolescentes e jovens escapam dela, pelo contrário, são suas principais vítimas.


911a986d.jpgSegundo declarou Barros em entrevista “Para ele, o suposto jogo Baleia Azul é apenas o pano de fundo para um cenário de aumento de casos de suicídio entre jovens que se repete há anos. “Há seis meses, o jogo do momento era o da asfixia. Agora é o da Baleia Azul. Daqui a um tempo terá um novo. Não estou dizendo que o jogo não existe, mas esquece o jogo. A questão aqui é: o que vamos fazer para evitar? Esse é o ponto”, afirmou.” (Oliveira, 2017)


A sociedade mostra-se despreparada para lidar com essas ameaças, não sabendo como se postar para evitá-las. Uma das possíveis respostas estão no acompanhamento dos pais aos seus filhos e nos esclarecimentos prestados pelos pais, escola e comunidade aos jovens e adolescente, fazendo-os sentirem que fazem parte de uma família, um grupo, uma comunidade. Se os pais não cuidarem dos seus filhos, esses grupos de pessoas mal-intencionadas fazem por eles e o resultado é sempre catastrófico.


Em termos judiciais, o delegado titular da Delegacia de proteção à criança, ao adolescente, a mulher e ao idoso (Dpcami) de Brusque explica “que esse tipo de prática se enquadra no artigo 122 do código penal, em que há indução e instigação ou auxílio ao suicídio e que estes crimes são mais difíceis de investigar do que os “físicos”. Criadores e administradores do jogo, além de qualquer pessoa que convide ou compartilhe o jogo pode ser punida” Ressaltou o delegado para a repórter Benso em sua entrevista concedida ao jornal O Município Dia a Dia.


Esse jogo é mais uma das muitas ameaças que se escondem atrás de coisas aparentemente inofensivas, tomando a vida de milhares de pessoas, principalmente de jovens e adolescentes, justamente no momento de suas vidas em que estão procurando um caminho para seguir. Para neutralizar ameaças desse tipo é preciso um acompanhando de perto pelos pais e familiares e divulgar informações sobre esses grupos com intenções escusas, para que todos possam ser avisados de suas reais intenções. Hoje é o jogo baleia-azul, amanhã pode ser outro e não dá para deixar os filhos presos em casa, por isso o melhor caminho é a conscientização.


Meu blog:

http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/


Para saber mais:

BENSO, Daiane. Baleia azul: jogo mortal e criminoso incentiva o suicídio. Jornal O Município Dia a Dia, Ed. 6239. Ano 62, 2017. Brusque – S/C.

OLIVEIRA, Clóvis. O Jogo Baleia Azul Induz a Fatalidade. 2017. Disponível em: http://ocultoreveladoaverdade.blogspot.com.br/2017/04/o-jogo-baleia-azul-induz-fatalidade.html

Acesso em: 21/04/2017


""""""
Comentários

Artigos de Sergio Weinfuter

Ver blog
há 4 anos · 5 min. de leitura

Imagem em: · https://www.galeriadometeorito.com/2018/10/cometa-da-morte-passara-proximo-da-terra.htm ...

há 3 anos · 5 min. de leitura

Imagem: · https://omunicipio.com.br/salve-a-laurinha-bebe-com-ame-precisa-de-r-12-milhoes-para-trata ...

há 4 anos · 7 min. de leitura

Imagem: · https://www.google.com.br/search?q=floresta+amazonica&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKE ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Trisul SA

    Corretor De Imóveis

    Encontrado em: Jobtome BR C2 - há 2 dias


    Trisul SA São Paulo, Brasil

    Oportunidade de trabalho: Corretor de Imóveis AssociadoEmpresa: TrisulLocalização: Região sul e oeste de SPHorário: FlexívelExperiência: Não é ...

  • Cronoshare

    Construção da laje

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 2 dias


    Cronoshare Juiz de Fora (Minas Gerais), Brasil

    Necessito um serviço de Construção de laje com as seguintes características:Área aproximada da laje? · Mais de 100 m2 · Serviços necessários · Montagem de fôrmas e ferragens · Qual o tipo de laje? · Concreto armado · Tipo de concreto a ser utilizado? · Elaborado no local manualme ...

  • GRUPO GR

    Analista de Marketing Jr

    Encontrado em: Talent BR C2 - há 18 horas


    GRUPO GR São Paulo, Brasil

    Nosso time de Qualidade está crescendo · Resumo das atividades: · - Criação e Postagem para conteúdos em mídias digitais - Apoio na organização de eventos - Habilidade para uso de sistemas de ERP/CRM - Conhecimentos de Conceitos de Comunicação e Publicidade - Boa capacidade para ...