Sergio Weinfuter

há 6 anos · 2 min. de leitura · ~100 ·

Blogging
>
Blog por Sergio
>
COMO SABER QUE UMA AÇÃO OU ATITUDE SE CARACTERIZA ASSÉDIO MORAL?

COMO SABER QUE UMA AÇÃO OU ATITUDE SE CARACTERIZA ASSÉDIO MORAL?


ddb17e54.jpg

                              Imagem: https://blogdoafr.com/articulistas/joao-francisco-neto/assedio-moral-no-trabalho/




Em meio a tantos abusos no ambiente de trabalho, nem sempre a pessoa que se sentiu constrangida foi realmente vítima de assédio moral no trabalho. Alguns trabalhadores também tem a mania de perseguição, onde para eles tudo e todos estão contra a sua pessoa e mesmo sem nada a ver, eles pensam que estão sendo alvos de assédio moral. Nem tudo é o que parece!

e75d4d01.jpgMuitas vezes as pessoas são alvos de brincadeiras entre seus colegas de trabalho e passam um a pregar peças no outro, se divertindo dessa forma. Mesmo participando é possível que algum dia alguém não goste da brincadeira e passe a acusar os demais que está sendo vítima de assédio moral em seu trabalho, fazendo dessa forma com que seu local de trabalho se transforme e não seja mais o local tranquilo e acolhedor como sempre foi.

Para evitar esse tipo de desentendimento, criar conflitos onde não precisa, são citados alguns exemplos de atitudes ou ações para que sejam caracterizados assédio moral no trabalho. A médica Dra Marie France Hirigoyen (2001) cita alguns dos mais conhecidos:


*Dar instruções confusas, imprecisas e contraditórias.
*O bloqueio ao trabalho e a atribuição de erros imaginários.
*Ignorar a presença de funcionários na frente dos outros.
*Pedir trabalhos urgentes sem necessidades.
*Mandar o trabalhador realizar tarefas abaixo de sua capacidade profissional.]
*Fazer comentários maldosos em público.Autor em Título da fonte


Esses são alguns exemplos de assédio moral no trabalho. Mas não param por ai. Segundo Bertoldi (2013) existem mais alguns que são mencionados pela professora:


*Fazer críticas ou brincadeiras de mau gosto ao trabalhador em público.
*Impor horários injustificados.
*Retirar, injustificadamente, os instrumentos de trabalho.
*Agressão física ou verbal.
*Fazer ameaças (por exemplo, demissão ou transferência.
*Insultar.
*Isolar.
*Não ser cumprimentado ou ser ignorado.
*Ter o trabalho desqualificado na frente dos colegas.
*Ser impedido de se expressar e dar sua opinião.
*Ficar sobrecarregado de atividades e ter prazo mínimo para entregá-las.
*Constranger o funcionário por estar doente ou ter dificuldades devido a alguma doença.Autor em Título da fonte


Isso acontece em diversas empresas ainda hoje e muitos trabalhadores não denunciam por medo de perderem seus empregos, mas o que muitos deles não sabem é que o assédio moral no trabalho é um crime que está sendo praticado contra eles. Para evitar que situações de constrangimento e assédio moral venha ocorrer no ambiente de trabalho, é preciso cultivar o respeito de ambas as partes. Todos trabalhando em harmonia, mantendo o clima no ambiente de trabalho de respeito e cooperação múltipla.

4f3c4963.jpgMas se com todo seu esforço, com toda sua força de vontade, ainda assim não conseguir ficar a salvo do assédio moral em seu ambiente de trabalho, denuncie a pessoa que o está assediando e se presenciar, também denuncie, pois essa violência não é necessário para o andamento do trabalho, muito menos para o aumento da produção. Pelo contrário, devido ao assédio moral muito profissionais pedem sua demissão, param de produzir, trabalham desmotivado, acuados, com medo e na maioria das vezes são rotulados como preguiçosos. Isso tem que parar!

Porém aquela brincadeira que é sempre realizada com seus amigos, em seu local de trabalho e que faz muito tempo que sua equipe se diverte com ela, nem sempre é assédio moral no trabalho. Pode ser que em algum dia ruim o trabalhador não gostou da brincadeira que foi realizada pelos seus colegas de trabalho e passou acusá-los de assédio moral. Por isso é preciso muito cuidado na hora em que for denunciar, mas se tiver certeza, não se cale.


Meu blog:

http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/


Para saber mais:

BERTOLDI, Alexandra Danuza.Psicologia organizacional e do trabalho/ Alexandra Danuza Bertoldi. 2° edição – Indaial – SC Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), 2013.

HIRIGOYEN, Marie-France. Malásia para trabalhar. Preconceito: fato desembaraçar de ficção, Editions La Découverte & Syro e paperback bolso. Paris, 2001.


"""
Comentários

Artigos de Sergio Weinfuter

Ver blog
há 4 anos · 11 min. de leitura

Imagem: · https://www.istockphoto.com/br/foto/jovem-e-corajosa-mulher-descansar-em-paz-nas-montanhas ...

há 5 anos · 3 min. de leitura

Imagem: · https://webnoticiasalegrete.com/noticia/policiais/2019/02/17/prf-e-pf-apreendem-crack-em-r ...

há 4 anos · 2 min. de leitura

Imagem: · https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/534972 · Uma guerra não se perde somente com uma ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Cronoshare

    Diarista Doméstica

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 1 dia


    Cronoshare Santo Ângelo (Rio Grande do Sul), Brasil

    Necessito um serviço de Limpeza residencial com as seguintes características:Qual serviço procura? · Limpeza normal (faxina do dia-A-Dia) · Tipo de local · Casa · Área total do local em m2 · m2 · Você já possui o material de limpeza necessário? (produtos de limpeza, balde, vassou ...

  • Posta Vagas

    Operador De Produção – PCD – Goiana – PE

    Encontrado em: Whatjobs BR C2 - há 3 dias


    Posta Vagas Goiana, Brasil

    INDÚSTRIA AUTOMOTIVA CONTRATA Operador de Produção – PCD Salário a Combinar Ensino Médio Completo e laudo assinado pelo médico Informação Adicional A combinar - Posta Vagas Brasil · ...

  • Marhca

    Eletricista Montador

    Encontrado em: Buscojobs BR C2 - há 2 dias


    Marhca Piracicaba, Brasil

    Irá atuar com rotinas inerentes a função. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Ensino médio completo. Experiência: Experiência como eletricista montador. Salário: A combinar Cargo: Eletricista montador Empresa: Marhca Consultoria em recursos humanos. Ramo: Recursos Humanos ...