Sergio Weinfuter

há 6 anos · 2 min. de leitura · ~100 ·

Blogging
>
Blog por Sergio
>
Curiosidade: O dia em que as abelhas prestaram condolências

Curiosidade: O dia em que as abelhas prestaram condolências


2c53845b.jpg

                      Imagem: https://educacao.umcomo.com.br/artigo/o-que-significa-sonhar-com-abelha-19199.html




Para quem não acredita que os animais são inteligentes e sentem empatia pelos seres humanos essa é mais uma história que fortalece essa teoria. A natureza é muito sábia e diferentemente dos seres humanos, ela nada joga fora, aproveitando tudo ao máximo, assim criando condições adequadas para a proliferação da vida em nosso planeta.


fa172243.jpgEntre todos os milhares de animais que vive no planeta junto conosco estão as abelhas. Classificadas como insetos, elas trabalham muito recolhendo o precioso néctar que depois é transformado no delicioso mel, que é seu alimento. Porém os seres humanos aprenderam a gostar do alimento produzido pelas abelhas e hoje é uma indústria altamente rentável.

Mas para retirar o delicioso mel das abelhas o ser que se aventurar sem proteção adequada, estará exposto a dolorosas picadas que serão desferidas pelo insetos, afinal de contas, o mel foi produzido por elas e para elas e mesmo que convivamos com elas em relativa harmonia, não vão entregar seu precioso produto sem lutar. Nessa luta há baixa de ambas as partes, mas em toda amizade, é somente mais um negócio. As duas espécies não estão em guerra, somente lutam pela sua sobrevivência.


Dessa forma homens e abelhas convivem entre gritos e picadas e de vez em quando, alguém morre vítima dessa batalha. Tendo isso em mente é difícil acreditar que as abelhas tenham alguma empatia pelos seres humanos, mesmo que ambos convivam pacificamente.  Porém a história da Margaret nos faz refletir no quanto a natureza é sábia e muitas vezes não sabemos nem dizer o que está acontecendo.


A “Margaret Bell era uma apicultora, ou seja, ela criava abelhas. Margareth mantinha sua criação de abelhas em Leintwardine, cerca de 7 milhas de sua casa em Ludlow, Shropshire (Inglaterra). Um dia, em Junho de 1994, Margareth faleceu.” (David, 2015 p.2) Até agora tudo bem, os seres humanos nascem, crescem, reproduzem, envelhecem e morrem da mesma forma que todos os animais e plantas que vivem no mundo.


65e26bf7.jpgO que chamou a atenção das pessoas foi o que aconteceu depois disso. “Logo após seu funeral, os parentes e amigos enlutados se espantaram ao ver centenas de abelhas se estabelecer na esquina da rua em frente à casa onde ela viveu por 26 anos. As abelhas ficaram ali, aglomeradas por uma hora antes de partir, zumbindo para o céu.”  (David, 2015 p.2) Contam os que testemunharam esse maravilhoso evento.

Para os seres humanos que presenciaram a cena foi uma coisa completamente inexplicável. Como poderia as abelhas saberem que sua parceira humana havia falecido e estavam enterrando o corpo dela? Literalmente todas vieram prestar sua última homenagem a falecida que conviveu durante tanto tempo com elas em vida; ou seria uma simples coincidência? Acredito que não.  


Essa pode ter sido mais uma das muitas formas da natureza falar com o ser humano, mostrando a ele que não vive sozinho na terra, mas há milhares de outros seres que convivem conosco, que sofrem, choram, sentem dores, tristezas e falta do que perderam. É claro que nada disso é comprovado pela ciência, muito menos pelos especialistas no assunto, que precisam constantemente de provas materiais para tirarem suas conclusões, muitas vezes errôneas; mas a natureza está sempre aberta para nos ensinar.


O fato também chamou atenção da imprensa e “A imprensa local publicou uma fotografia das abelhas pendurados na parede em um cluster. Ninguém compreendeu aquele estranho comportamento das abelhas, e muitos acreditaram que elas tinham ido até o funeral para se despedir.” (David, 2015 p.2) Seja como for, mesmo que nós seres humanos não compreendamos a forma que a natureza fala, essas abelhas mostraram que pode acontecer o inusitado, o imprevisto e que nem sempre os seres humanos estão preparados para as surpresas que a natureza reservou para nós.  Portanto no dia em que Margaret Bell foi sepultado, foi nesse dia que as abelhas prestaram condolências. Nesse dia elas estiveram presentes prestando sua última homenagem.


Meu blog

http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/


Para saber mais:


DAVID, Philipe Kling. Os primeiros 21 dias de uma abelha. Disponível em: http://www.mundogump.com.br/os-primeiros-21-dias-da-vida-de-uma-abelha/ Acesso em: 28/07/2017



"""
Comentários

Artigos de Sergio Weinfuter

Ver blog
há 5 anos · 3 min. de leitura

Imagem: · https://webnoticiasalegrete.com/noticia/policiais/2019/02/17/prf-e-pf-apreendem-crack-em-r ...

há 3 anos · 5 min. de leitura

Imagem: · https://sergiorbtorres.blogspot.com/2014/10/teoria-do-caos.html · Não existe algo que poss ...

há 4 anos · 7 min. de leitura

Imagem: · https://www.istoedinheiro.com.br/o-jogo-pelo-poder-na-brf/ · Nem mesmo diante de uma pan ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Adecco

    Televendas (22981)

    há 10 horas


    Adecco Cotia, Brasil

    TelevendasAdeccoCotia, SP - BrasilSalário compatível com o mercadoTelevendasAdeccoCotia, SP - BrasilSalário compatível com o mercadoCLTPresencialOperacionalDescriçãoSobre a Adecco:Líder Mundial em Recursos Humanos, a Adecco está presente em 60 países através de uma rede de 5.500 ...

  • Aplicar diretamente

    Webhelp Curitiba, Brasil

    **AGENTE DE TELEATENDIMENTO - RECEPTIVO** · **Local**: Centro de Curitiba/PR - 100% Presencial · - Escala revez: 6X1 - folga sábado ou domingo_ · **Horário:15:40 - 22:00** · **Salário: R$1.412,00 + comissão** · **Início do treinamento: 19/03/2024** · OBS: _Você estará registrado ...

  • Aplicar diretamente

    Grupo Incompany Sao Paulo, Brasil

    Empresa de médio porte localizada na Zona Leste de SP contrata para inicio imediato. · - NÃO SERÃO CHAMADOS PARA ENTREVISTA CANDIDATOS DE OUTRAS LOCALIDADES* · Experiência na função, será responsável pela limpeza da empresa, com foco em mantê-la limpa, fazer a limpeza e arrumar t ...