Sergio Weinfuter en Motivação e Inspiração, beBee em Português, Professores e Educadores Escritor • Escritor independente 18/3/2017 · 5 min de lectura · +800

KATE SHEPPARD – NA LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES


KATE SHEPPARD – NA LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES

                                                                Imagem:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Kate_Sheppard



“Onde está a razão quando uma mãe é considerada indigna de votar enquanto os mentirosos, devassos e blasfemadores tem esse direito?”



Kate Sheppard um nome desconhecido em nosso século, mas ela foi uma das muitas mulheres guerreiras, inconformadas com as restrições em sua época, impostas as mulheres de seu tempo. Para Castro (2017) “Hoje, quando falamos de direitos das mulheres certas coisas parecem meio óbvias, como o direito a votar e usar a roupa que elas bem entenderem. Mas nem sempre foi assim.”


No século XIX “Em 1893, Kate Sheppard conseguiu reunir a assinatura de 32 mil mulheres para que o parlamento local aprovasse o direito ao voto a elas. O documento tinha 270 metros de comprimento, garantiu que as mulheres da Nova Zelândia pudessem votar e inspirou movimentos parecidos ao redor do mundo.” (Castro,2017)


E “Mesmo com esta vitória, ela continuou lutando nos anos seguintes por outros direitos como a liberdade para mulher pedir divórcio e ter a guarda dos filhos, o fim da obrigatoriedade do uso do espartilho, além de conseguir o direito para que mulheres praticassem atividades físicas.” (Castro,2017) Não ficou calada ante a arrogância masculina, que em sua época via a mulher como um ser que deveria ficar em casa, cuidando das crianças, limpando e cozinhando, sem direitos a liberdade de expressão, obedecendo cegamente ao seu marido.


Mas, quem foi essa mulher com tremenda força de vontade, lutando contra todos os empecilhos impostos elas, quando elas ainda nem tinham direito ao voto? Segundo Wikipédia (2017) “Katherine Wilson Sheppard (Liverpool, 10 de março de 1847 – Christchurch, 13 de julho de 1934) foi o membro de maior destaque do movimento pelo Sufrágio feminino da Nova Zelândia.” Em sua data de nascimento o ano é incerto, algumas fontes citam como sendo o ano de 1848, o ano de seu nascimento. De qualquer forma ela nasceu no próximo da metade do século XIX, uma época sombria, uma época de transformações, mudanças na sociedade e Sheppard aproveitou essa época revolucionária para lutar pelos direitos das mulheres