Sergio Weinfuter en Profissionais Administrativos, beBee em Português, Professores e Educadores Escritor • Escritor freelance 17/3/2017 · 4 min de lectura · +900

O OLHAR VIRTUOSO


O OLHAR VIRTUOSO

                                          Imagem: https://opontodentrodocirculo.wordpress.com/?pages-list



Em termos técnicos um olhar virtuoso é um olho que enxerga muito bem, um olho que não se deixa enganar. Esse olho deve pertencer a uma pessoa que tenha ótima saúde e também que seja treinada em algo que precise seu olhar clínico, para que tudo possa sair conforme o planejado. Esse olho tem que pertencer a uma pessoa que seja perspicaz, detalhista e que tenha principalmente, opinião própria, caso contrário, para nada servirá um olho virtuoso.


Saindo do contexto pessoal e passando para o profissional, esse olho pode pertencer a uma instituição, que vive de olho no mundo para combater a guerra, fome, ditaduras, assegurar os direitos humanos ou simplesmente direito a cidadania. Nesse caso já temos uma instituição chamada Organização das Nações Unidas, ou simplesmente ONU.


Outra instituição que poderia ser nomeada como sendo um olhar virtuoso poderia ser a justiça. Mas, ela já não começa muito bem, seu símbolo é uma pessoa com os olhos vendados, simbolizando que ela julga a todos, sem escolher por poder aquisitivo, sexo, religião, raça ou cor, mas as pessoas que a comandam, não tem seus olhos vendados, por isso ela não executa suas sentenças como deveria, ou seja, imparcial.


Reis, presidentes de países, governantes, prefeitos e seus auxiliares, todos eles deveriam ter um olhar virtuoso para poder comandar sua cidade, estado ou nação. Procurando a melhor forma de gastar os pesados impostos que seus súditos tem que pagar, retribuindo com melhorias na saúde, segurança, estradas, aeroportos, portos, geração de empregos e riquezas para o país. Todos eles deveriam governar para o povo, sendo imparcial em suas decisões.


Empresas precisariam ter seus empresários portadores de um potente olhar virtuoso, não para conseguir somente mais riquezas para eles, mas também para garantir o emprego das pessoas que trabalham com ele. Supervisores, gerentes e líderes de setores em sua gestão, todos deverão ter um olhar virtuoso para saber trabalhar com as pessoas que fazem parte de suas equipes, tratando-as com igualdade, não importando se são homens ou mulheres.


Pais e mães precisam de um olhar virtuoso para poderem construir suas famílias, educando seus filhos, conforme ou melhor do que elas foram educadas, afinal de contas, eles são responsáveis pelas vidas que colocaram no mundo e precisam sustentá-las, educá-las, amá-las para sempre, ou no caso das duas primeiras, até que elas possam viver sozinhas e por sua conta. Até lá, os pais são os responsáveis.


A atriz precisa de um olhar virtuoso para poder interpretar o papel que foi confiado a ela, o ator da mesma forma, ambos precisam prestar atenção e colocar sua sensibilidade para trabalhar, dentre elas, seu olho virtuoso. O pintor, escultor, escritor, todos precisam de um olho virtuoso para saber quando sua pintura, escultura ou artigo está pronto e possa ser exposto a apreciação das demais pessoas.


Em todas as profissões precisa que alguém tenha um olhar virtuoso, para saber quando é hora do serviço terminar. Mas esse serviço não pode ser deixado pela metade e por isso alguém precisa saber quando chegou a hora de parar. São decisões que todos os dias são tomadas ao redor do mundo, por alguém que é responsável por elas e quase nunca pode errar.


Mas, o olhar virtuoso sendo uma ferramenta essencial em nossos dias, nem sempre ele funciona conforme deveria. A ONU ultimamente está mais em cima do muro do que nunca. Guerras civis em toda parte, a parte fanática muçulmana está matando impunemente, ditadores em todas as partes do mundo tomam o poder a força, matando, mutilando e prendendo quem não é a seu favor.


Até no Brasil, depois de um intelectual na presidência, foi colocado pelo povo um ex-funcionário de empresas e logo em seguida, uma ex-militante terrorista. Tudo seria para provar que o povo brasileiro não tem preconceito e escolhe com seu olhar virtuoso o melhor candidato para representá-los, mas esses dois últimos presidentes acabaram com o país. Provando que os brasileiros perderam o olho virtuoso, mas continuam com seus dedos podres, errando ao votar em seus representantes.


Direitos civis, direitos humanos, tortura, mutilações e mortes acontecem em todo o mundo, todos os dias e a ONU continua adormecida, somente aparecendo com seus relatórios anuais. De concreto, nada faz. Enquanto isso os poderosos, inescrupulosos que vivem no mundo conosco, continuam a realizar suas ditaduras e matanças em todos os lugares, impunemente.


Até os Estados Unidos da América que é considerado por muitos a polícia do mundo, acabou perdendo seu olhar virtuoso e elegeram um representante egoísta, egocêntrico, preconceituoso e pedante, que já nas primeiras horas de seu mandato começou a incomodar o mundo e continua a fazê-lo. Parece que nunca estaremos livres de pessoas iguais a essas, a cada ano que passa, aparecem mais delas e se forem colocadas no poder como acabou de acontecer, é difícil esperar que seja feito coisas boas.


Em justiça nem se fala, a polícia prende e ela manda soltar, ajudada por leis que nada fazem para deixar os bandidos e transgressores da lei fora do convívio social, pelo contrário, vem os direitos humanos e exigem que eles sejam soltos, apelando para a humanidade, coisa que os bandidos não tiveram quando atacam suas vítimas.


Tanto na política como no meio empresarial, a corrupção corre solta e para alguém conseguir subir em sua carreira profissional, quase sempre é preciso pagar ou fazer alguns favores, inclusive os sexuais. Nem um empresário, supervisor ou líder de setor fica constrangido em “subir” uma de suas amantes para um importante cargo, nem mesmo se ela não tem a qualificação necessária. As demais que não fazem parte de seu rol de amantes, ficam sem chance alguma, mesmo que sejam melhores qualificadas.


Nem mesmo a religião escapa desses seres inescrupulosos; com a diversidade atual de religiões, sempre há lugar para abrir mais uma igreja, que promete levar seus fiéis para o céu. Elas são sempre as melhores, as dos outros nunca prestam, mas logo o pastor, padre ou como for denominado o comandante dela, é descoberto fazendo tudo o que ele havia dito para os fiéis não fazerem. Ele somente estava de olho no dinheiro que poderia ganhar, em detrimento da fé do povo que acreditou em suas promessas vazias.


É claro que isso sempre houve no mundo e a história humana está repleta de tragédias insanas, mas ultimamente parece que o mundo piorou e por mais que tenha pessoas que acreditem na paz, ela continua cada vez mais distante. Mas, de uma coisa tenho certeza, o mundo está precisando de pessoas com seu olhar virtuoso, imparciais, justo, sem medo, que façam a justiça imparcial prevalecer e para isso acontecer, o mundo precisa muito mais de amor pelo próximo! Caso contrário, “[...] quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição.” (1Tessalocensses C.5 V.3)


Meu blog: http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/