Sergio Weinfuter en Profissionais Administrativos, beBee em Português, Professores e Educadores Escritor • Escritor independente 17/3/2017 · 4 min de lectura · +900

O OLHAR VIRTUOSO


O OLHAR VIRTUOSO

                                          Imagem: https://opontodentrodocirculo.wordpress.com/?pages-list



Em termos técnicos um olhar virtuoso é um olho que enxerga muito bem, um olho que não se deixa enganar. Esse olho deve pertencer a uma pessoa que tenha ótima saúde e também que seja treinada em algo que precise seu olhar clínico, para que tudo possa sair conforme o planejado. Esse olho tem que pertencer a uma pessoa que seja perspicaz, detalhista e que tenha principalmente, opinião própria, caso contrário, para nada servirá um olho virtuoso.


Saindo do contexto pessoal e passando para o profissional, esse olho pode pertencer a uma instituição, que vive de olho no mundo para combater a guerra, fome, ditaduras, assegurar os direitos humanos ou simplesmente direito a cidadania. Nesse caso já temos uma instituição chamada Organização das Nações Unidas, ou simplesmente ONU.


Outra instituição que poderia ser nomeada como sendo um olhar virtuoso poderia ser a justiça. Mas, ela já não começa muito bem, seu símbolo é uma pessoa com os olhos vendados, simbolizando que ela julga a todos, sem escolher por poder aquisitivo, sexo, religião, raça ou cor, mas as pessoas que a comandam, não tem seus olhos vendados, por isso ela não executa suas sentenças como deveria, ou seja, imparcial.


Reis, presidentes de países, governantes, prefeitos e seus auxiliares, todos eles deveriam ter um olhar virtuoso para poder comandar sua cidade, estado ou nação. Procurando a melhor forma de gastar os pesados impostos que seus súditos tem que pagar, retribuindo com melhorias na saúde, segurança, estradas, aeroportos, portos, geração de empregos e riquezas para o país. Todos eles deveriam governar para o povo, sendo imparcial em suas decisões.


Empresas precisariam ter seus empresários portadores de um potente olhar virtuoso, não para conseguir somente mais riquezas para eles, mas também para garantir o emprego das pessoas que trabalham com ele. Supervisores, gerentes e líderes de setores em sua gestão, todos deverão ter um olhar virtuoso para saber trabalhar com as pessoas que fazem parte de suas equipes, tratando-as com igualdade, não importando se são homens ou mulheres.


Pais e mães precisam de um olhar virtuoso para poderem construir suas famílias, educando seus filhos, conforme ou melhor do que elas foram educadas, afinal de contas, eles são responsáveis pelas vidas que colocar