Sergio Weinfuter

há 7 anos · 9 min. de leitura · 0 ·

Blogging
>
Blog por Sergio
>
Sangue o líquido precioso: (Parte VIII) Salvando vidas

Sangue o líquido precioso: (Parte VIII) Salvando vidas



\

Voc era a

{ gota
que faltaval
Doe sangue, dos vidal

   Imagem: http://www.noticias.ms.gov.br/policia-militar-de-nova-andradina-participa-de-campanha-de-doacao-de-sangue/



Após tantos artigos escritos sobre o sangue esse líquido precioso que compõem essa série, não poderíamos deixar de falar sobre a doação dele, para salvar vidas. Próximo a festas como Carnaval, Páscoa, Natal, Ano-novo ou feriados prolongados, os Hemocentros e Centro de hematologia e hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) e demais estados brasileiros, se mobilizam na arrecadação de sangue, tentando aumentar seu estoque, pois são nesses dias que infelizmente, por imprudência de muitos motoristas, ocorrem a maioria dos grandes acidentes nas rodovias brasileiras.


Mas o que é doação de sangue? Segundo o site do HEMOSC de Santa Catarina, “A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar (sic) do doador.” (HEMOSC, 2017)


Para evitar problemas e manter o doador em um ambiente que o deixe confortável, “O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde.” (HEMOSC, 2017) Diferentemente do que se propaga pela população em geral, que ficam com medo de doar sangue e depois ficarem doentes. Se forem feitas as doações em locais credenciados, com higiene adequado e com pessoal capacitado, não há problema algum para sua saúde e ainda você salvará vidas.


Outra pergunta que a população em geral faz na hora que é convidado a participar de uma campanha de doação de sangue é o por que devo doar? O HEMOSC (2017) responde novamente sua dúvida. Segundo ele “O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.” O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida, ninguém pode viver sem ele.


OLIDARIEDADPor isso precisam de muito sangue estocado, caso contrário, essas vidas serão perdidas. “Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde.” A estatística é que “Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto.” (HEMOSC, 2017) E sem ele não formas de vida animal.


Devido a toda essa dificuldade para armazenar a quantidade de sangue necessária, as campanhas do governo federal segue tentando conscientizar a população, para a importância da doação espontânea de sangue e “Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.”(HEMOSC, 2017)


Lembre-se:
Sangue não se fabrica artificialmente;
O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;
A quantidade doada é reposta rapidamente;
Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;
A doação acontece em ambiente confortável e limpo;
O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.Autor em Título da fonte

Por isso não há razões para ter medo de fazer a doação voluntária de sangue e de quebra, salvar vidas! Os tipos de doação também variam e “O doador pode candidatar-se a doação de três formas: Doação Espontânea: feita de modo altruísta, como uma atitude solidária com um único interesse: ajudar o próximo. Doação vinculada: feita vinculada á algum paciente. Doação autóloga: doar para si mesmo.” (HEMOSC, 2017) Em todos os casos o procedimento deve ser feito em um local credenciado e por profissionais qualificados.


Mas existem alguns procedimentos necessários para quem pretende fazer a doação voluntária de seu sangue. Segundo o (HEMOSC, 2017) precisa:


  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
    Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
    O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
    O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
    Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
    Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
    Ter repousado bem na noite antes da doação;
    Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
    Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
    Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.Autor em Título da fonte

Após a doação também existem cuidados que o doador deve observar, para preservar sua saúde e integridade física. 


  • Não fumar por no mínimo duas horas;
    Nas 12 horas após a doação, não praticar exercícios físicos e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir caminhão, ônibus em rodovias, etc.
    Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos;
    Não dobrar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas;
    Retirar o curativo 4 horas após a doação.
    Fonte: HEMOSC – SCAutor em Título da fonte


DOE SANGUE,
DOE VIDA!Também tem que ser observado intervalos regulares entre as doações de sangue. Esses intervalos devem ser para “mulheres: Período de 90 dias/ 03 doações nos últimos 12 meses e homens: Período de 60 dias/ 04 doações nos últimos 12 meses.” (HEMOSC, 2017) Intervalos necessários para que a pessoa doadora, possa viver com saúde e manter sua integridade física intactas.


Porém não são todas as pessoas que podem doar sangue, mesmo que queiram ajudar em uma campanha de doação de sangue. Segundo o HEMOSC (2017) essas pessoas que possuem restrições e que não podem doar em hipótese alguma são: 

 

Quem tem ou teve as seguintes doenças:
Hepatite após os 11 anos de idade;
Lepra (Hanseníase);
Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;
Doença auto-imune;
Doença de Chagas;
AIDS;
Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);
Diabetes;
Câncer;
Outras situações:
Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses;
Mantém relações sexuais de risco;
Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses;
Visando a prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti, serão inaptos por 30 dias os candidatos à doação oriundos dos seguintes estados:
Febre de chikungunya: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Febre pelo vírus Zika: Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Febre Amarela: zona rural de Minas Gerais e São Paulo.Autor em Título da fonte

Outros candidatos que passaram por algum problema de saúde ou procedimentos que impedem a doação de sangue e mesmo assim queiram doar, precisam esperar até serem liberados. Esses candidatos que deverão ficar a espera de sua liberação, são:


Quem tem ou teve as seguintes doenças:
Quem fez algum tipo de procedimento dentário – de 1 a 30 dias (de acordo com o procedimento);
Quem recebeu transfusão de sangue e ou parceiros (as) de pacientes que receberam sangue ou fazem hemodiálise – 1 ano;
Tatuagem e piercing – de 6 meses à 1 ano (passará por avaliação);
Piercing em língua ou órgão genital – 1 ano após a retirada
Tiver algum desses sintomas (gripe, tosse, dor de garganta, rinite, febre, resfriado) – 7 dias após a cura;
Diarreia – 1 semana após último episódio;
Tiver alguma infecção não tratada ou em tratamento – 15 dias após cura;
Herpes labial – após a cicatrização total da lesão;
Aborto ou parto normal – 3 meses;
Cesárea – 6 meses;
Amamentação – liberado quando a criança tiver 1 ano;
Cirurgia – pode variar de 1 à 12 meses;
Doenças em geral – passará por avaliação na triagem;
Vacinação:- Brucelose, Cólera, Coqueluche, Difteria, Febre tifóide, Hemophillus influenzae, Hepatite A, Hepatite B recombinate, HPV, Influenza H1N1, Leptospirose, Meningite, Peste, Pneumoco, Pólio (Salk) e Tétano – 48 horas;
- BCG, Caxumba, Febre amarela, Influenza, Pólio oral (Sabin), Rubéola, Sarampo, Varicela e Varíola – 4 semanas;
- Raiva após exposição com animal – 1 ano;
Quem fizer uso de medicações (trazer sempre o nome de qualquer medicamento que tenha feito uso);
Antibiótico: apto após 15 dias do uso e com cura da infecção;
Fonte: HEMOSC -SCAutor em Título da fonte


[eITT-T]
doa sangue
doa vida.A doação de sangue embora necessária e relativamente sempre escassa, não é feita de qualquer forma, não importando a urgência o candidato tem que passar primeiro por uma triagem e orientações preliminares. Segundo o HEMOSC (2017) Antes da doação você passará por um processo de pré – triagem (verificação de sinais vitais) e uma entrevista individual; Se você estiver com algum problema de saúde ou apresentando sintomas como perda de peso, manchas na pele, caroços pelo corpo (ínguas), feridas na boca, não doe sangue e procure um médico;”


Porém “Se o motivo que o levou a procurar nosso serviço é fazer exames, avise o profissional da entrevista. Você não deve doar sangue para esse fim. Basta procurar pelos Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mais próximo, nestes locais os exames são gratuitos, os resultados são mais rápidos e não necessita solicitação do médico para realização.” (HEMOSC, 2017) E também não sobrecarrega o local destinado exclusivamente a doação de sangue.


Mas “Se você for considerado apto para doar serão coletados cerca de 450ml do seu sangue, além da bolsa serão coletadas amostras de sangue para exames.” (HEMOSC, 2017) E os procedimentos para doação não param por aí:


  • Você realizará a higienização dos braços, com um produto chamado clorexidina, caso você seja alérgico, favor comunicar;
    O material utilizado para coleta é estéril e descartável, sendo assim, não existe risco nenhum de contrair doenças infecciosas na doação;
    Serão realizados exames para Hepatite B e C. Sífilis, Doença de Chagas, HIV, HTLV I e II, Tipagem sanguínea e fator RH, pesquisa de anticorpos irregulares.
    Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-lo, para os quais não são feitos exames, por isso a importância de comunicar qualquer tipo de doença;
    Mesmo para os exames que são realizados, existe uma chance de dar resultado falso-negativo, ou seja a pessoa tem a doença, ou vírus, e o exame não consegue detectar por um período, logo após a pessoa contrair, chamado de janela imunológica. Por isso, a sinceridade do doador na entrevista é a maior segurança para quem vai receber o sangue;
    Caso apresente alguma alteração, você será chamado para confirmação de exames (via correio) e receberá orientações da equipe de apoio ao doador de nosso serviço; podem ocorrer resultados duvidosos (inconclusivos), sem que, necessariamente, signifiquem doenças, que serão posteriormente reanalisados;
    Os resultados positivos para HIV, Hepatite B e C, HTLV I e II, Sífilis e Chagas serão informados à Vigilância Epidemiológica;
    Você também poderá ser chamado se o paciente que receber o seu sangue apresentar algum problema;
    Geralmente os doadores não apresentam problemas durante a doação, mas algumas pessoas podem sentir-se mal. Neste caso, diante de qualquer anormalidade avise o profissional que o está atendendo que ele procederá os cuidados necessários para sua pronta recuperação;
    Apesar de todos os cuidados alguns doadores podem sentir tonturas durante o dia da doação e há o risco de surgir hematomas e dor no local da punção;
    Você tem o direito de desistir da doação caso não se sinta seguro e não deve doar se considerar que seu sangue pode causar algum problema para quem for recebê-lo;
    Esclareça todas as suas dúvidas durante a entrevista.Autor em Título da fonte


DOACAD DE SANGUE
PARA QUEM DOA SAO ALGUNS MINUTOS,
PARA QUEM RECEBE £ UMA VIDA INTEIRA.

I
hy ~
2d PeComo diz o ditado “todo o cuidado é pouco” por isso precisa ser feita essa triagem da melhor maneira possível, deixando o candidato ciente de tudo o que está para acontecer e também consciente de seu estado de saúde, antes de realizar a doação efetiva de sangue. Caso seu sangue não seja apropriado para as pessoas que receberão ele, em vez de estarem sendo salvas, poderão morrer mais rápido ou contraído alguma doença que dificultará sua vida daquela hora em diante. Por isso a triagem é tão minuciosa!


Para quem nunca doou sangue e não está ciente das etapas que deverá passar para a doação efetiva, precisa sabre que elas são compostas por cinco fases que deverão ser observadas rigorosamente pelo doador:



1º Passo – Recepção e cadastro
Apresentação de documento expedido por órgão oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc)
Atualização de endereço, trabalho, etc.
2° Passo – Pré-triagem
Peso, altura, verificação de pressão arterial, pulso e temperatura;
Uma "picadinha" no dedo para verificar seu hematócrito e/ ou hemoglobina;
3° Passo – Entrevista clínica
É confidencial e o sigilo é absoluto – confie em seu entrevistador e seja sincero;
Você assinará um Termo de Consentimento onde refere ter entendido as informações recebidas, ter respondido com sinceridade ao questionário, concorda com a coleta de sangue e afirma que está ciente de que se houver resultados sorológicos alterados, será chamado pelo serviço de apoio ao doador;
4º Passo – Coleta de sangue
Será realizada a coleta de 450 ml ± 45ml e amostras de sangue para exames obrigatórios por lei;
5º Passo – Lanche
É fornecido lanche acompanhado por líquidos, para repor o volume retirado na doação. Em casa ou no trabalho continue ingerindo bastante líquido.
Fonte: HEMOSC – SCAutor em Título da fonte


Depois de tudo isso o que acontece com o seu sangue que foi doado? Segundo o HEMOSC (2017) o procedimento é o seguinte: “Após a coleta, o sangue é separado em seus componentes dentro de 6 a 8 horas, no setor de processamento; Cada componentes do sangue tem uma finalidade."


1- Glóbulos vermelhos – servem para tratar anemias;
2- Plasma (parte líquida do sangue) – serve para tratar hemorragias. Parte do plasma é encaminhado para indústrias que produzem fatores de coagulação, utilizados para tratar hemofílicos; 
3 – Plaquetas – servem para tratar ou evitar sangramentos, e em pessoas que fazem quimioterapia.     


——Depois desse procedimento de separação ele vai para o processamento e distribuição do produto, seguindo os procedimentos necessários para tão valioso produto. Segundo o HEMOSC (2017) “Este setor realiza a separação do sangue em seus componentes para transfusão. As bolsas coletadas são colocadas numa centrífuga que gira em uma determinada rotação por um período necessário para que o sangue seja fracionado, inicialmente em duas partes: a sólida e a líquida.” Dessa forma “Os pacientes recebem somente a parte do sangue (hemocomponentes) que necessitam.”


Alguns exemplos dessa classificação são registrados pelos hospitais todos os dias, sendo esses “As pessoas com grandes queimaduras precisam de Plasma; Os hemofílicos, pessoas que tem problemas de coagulação, necessitam do Fator VIII ou Crio Precipitado; Os portadores de anemias ou que tiveram hemorragias, recebem Concentrado de Hemácias; Os portadores de leucemia necessitam de Plaquetas.” (HEMOSC, 2017)


No estoque de hemocomponentes o processo é realizado da seguinte forma: “Após a comprovação da qualidade do sangue, através dos exames sorológicos e imunohematológicos, os componentes do sangue são liberados para o estoque. No estoque, que localiza-se no Hemosc ou hospitais conveniados, os hemocomponentes são armazenados adequadamente, de acordo com a sua classificação e prazo de validade.” (HEMOSC, 2017)


b3174f25.pngA validade dos hemocomponentes se armazenados adequadamente são o “Concentrado de Hemácias – de 28 a 35 dias a temperatura de 4 °; Concentrado de Plaquetas – 72 horas ou 5 dias a temperatura ambiente; Plasma – 12 meses e; Fator VIII ou Crio Precipitado – 12 meses.” E ainda “Simultaneamente ao processamento, amostras de sangue são encaminhadas aos laboratórios do hemocentro a fim de serem submetidas aos exames sorológicos e imunohematológicos. Os exames atestam a qualidade do sangue e classificam os tipos sangüíneos.”(sic) (HEMOSC, 2017)


Esse líquido venerado, oferecido aos deuses como o supremo sacrifício, não é definitivamente um símbolo da morte, tragédias, luto ou desgraças, mas é o símbolo máximo da vida. Um símbolo vibrante na cor vermelha, esse símbolo que não passa despercebido, um símbolo de força, fogo e paixão, símbolo da vida que flui constantemente em nossas veias, o símbolo do líquido precioso que salva vidas!


Próximo artigo:

Sangue o líquido precioso (Parte VIII) receitas

* Todas as referências que utilizei na composição dessa série de artigos, seus acessos estarão no último artigo que encerra esta série.

Meu blog:

http://guerreiro-das-sombras.webnode.com/


"""""""
Comentários

Artigos de Sergio Weinfuter

Ver blog
há 3 anos · 4 min. de leitura

Imagem: · https://www.mapinguanerd.com.br/receitas-epicas-aprenda-a-fazer-ambrosia-o-manjar-dos-deus ...

há 3 anos · 5 min. de leitura

Imagem: · https://omunicipio.com.br/salve-a-laurinha-bebe-com-ame-precisa-de-r-12-milhoes-para-trata ...

há 4 anos · 11 min. de leitura

Imagem: · https://www.istockphoto.com/br/foto/jovem-e-corajosa-mulher-descansar-em-paz-nas-montanhas ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Cronoshare

    Diarista Faxineira

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 6 dias


    Cronoshare Santarém (Pará), Brasil

    Necessito um serviço de Diarista com as seguintes características:Qual serviço procura? · Lavar roupas limpar a casa · Tipo de local · Apartamento · Área total do local em m2 · Menos de 50 m2 · Você já possui o material de limpeza necessário? (produtos de limpeza, balde, vassoura ...

  • Intertek do Brasil Inspeções - Regional Nordeste l e ll

    Coordenador Administrativo

    Encontrado em: Whatjobs BR C2 - há 12 horas


    Intertek do Brasil Inspeções - Regional Nordeste l e ll Candeias, Brasil Tempo integral

    Analisar e Manter sob sua responsabilidade os contratos de prestação de serviços inerentes a sua área, garantindo que os contratos celebrados com empresas de prestação de serviço (gestão de fornecedores); · Informar imediatamente as notificações dos incidentes; · Acompanhar e faz ...

  • Unyleya Educacional

    assistente administrativo comercial

    Encontrado em: Talent BR C2 - há 1 dia


    Unyleya Educacional Fortaleza, Brasil Tempo integral

    Descrição e Responsabilidades · A Unyleya valoriza a inclusão. Nossas vagas estendem-se a pessoas com deficiência. · Realizar atendimento aos clientes internos e externos; · Organização de material gráfico, brindes e material digital; · Prestar suporte comercial e administrativo ...