Sidney Matos en Profissionais Administrativos, Administradores de Empresas, Jornalistas Diretor • Grupo Prestbater 11/10/2018 · 1 min de lectura · ~100

Como trabalhar com um micro gestor

Se você trabalha numa empresa com estratégias bem definidas e segue em crescimento, com ambiente leve e pessoal motivado talvez você não precise ler este artigo. Se sua empresa não é assim um dos motivos para ser diferente é a micro gestão, que destrói relacionamentos, confiança e empresas.

Longe de diminuir o valor do gestor detalhista, que é aquele que preza pela perfeição desde a visão geral até os mínimos detalhes, o micro gestor é aquele que procura e gasta todo seu tempo em pequenos detalhes, esquecendo o objetivo principal da empresa.  O micro gestor é aquele que olha a formiga e não vê o elefante passando, ou aquele que corta o cafezinho mas não ataca a falta de produtividade da empresa no geral.

O micro gestor desgasta o relacionamento com seus funcionários por gastar todo o tempo e energia e no final não progredir com ações efetivas e protelar decisões importantes por estar sempre exigindo mais detalhes.

Mas como lidar com um chefe assim?

Procure sempre entender em qual ou quais situações seu chefe se torna micro gestor. Um assunto específico, um momento do dia, com determinadas pessoas, apenas para demonstrar poder e conhecimento? Procure observar e preparar-se para seu momento de estresse e poder passar pelo teste de micro gestão sem perder a paciência e a esperança. Procure entender qual área seu chefe gosta e pretende entrar mais em detalhes e dedique-se você mesmo a entender melhor e a lidar com isso.

Antecipe-se!!! Gaste um pouco mais de tempo antes de sua próxima apresentação e faça perguntas que não cabem vindo de um gestor, já sabendo que elas podem vir, e procure respondê-las. Neste exercício você encontrar detalhes que não prestou atenção antes e resolvê-los bem como estar preparado para responder seu chefe. Comece suas apresentações indo mais fundo nos detalhes e deixe-o pedir para acelerar.

São poucas dicas que podem ajudar na maioria dos casos. Alguns casos são complexos, e aí vale a dica de pedir um momento a parte para realinhar os objetivos, mesmo que ele não tenha esclarecido antes. Existem o casos onde ele só quer demonstrar a superioridade então deixe-o sempre com a última palavra, mesmo que seja um pequeno e insignificante detalhe.

Empresas com micro gestores tendem a desaparecer na nova economia.


Como trabalhar com um micro gestor