Sylvia Ferreira en Marketing e Produto, Marketing Digital / Marketing On-line, Marketing e Comunicação Digital Marketing Consultant • Revista Household & Cosmetics Hace 6 d · 2 min de lectura · +400

A Automação de Marketing marcará presença em 2017

A Automação de Marketing marcará presença em 2017

No Brasil, analistas de marketing, seja em agências ou empresas, deparam com uma realidade no Marketing Digital: em média gastam 50% do seu tempo planejando e criando conteúdo. Por isso, a Automação de Marketing será crucial para garantir o ciclo do planejamento e manutenção de conteúdo, além de sua mensuração. De acordo com os dados da Brand Pipe, a automação de marketing está valendo cerca de US$5,5 bilhões, liderando a nutrição de prospects e a geração de leads. 

A automação de marketing se baseia em softwares que automatizam o marketing da empresa, ajudando a equipe de marketing a gerir e criar de forma eficiente e organizada prioridades e execução das tarefasmais importantes, garantindo que os objetivos de marketing sejam alcançados com dados mensuráveis e concretos. Elas não substituem os profissionais de marketing, apenas auxiliam na qualidade de suas funções uma vez que otimiza seus esforços para atingir as metas pré-determinadas ao longo das campanhas. 

Ainda assim, vemos uma certa 'resistência' de pequenas empresas na adoção de ferramentas de Automação de Marketing, sejam por questões de custos ou desconhecimento das vantagens destas plataformas. Por isso, é importante o planejamento financeiro para introduzir uma estratégia de marketing com o uso destas ferramentas, pois é preciso que profissionais especializados e familiarizados com estas ferramentas não apenas as administrem, mas as utilizem como um meio para implementar as propostas do Plano de Marketing da empresa. 

Vantagens da Automação de Marketing:

Programação de emails: A automação do email marketing está sendo adotado com muita força por várias empresas, ainda assim é sempre bom ressaltar as vantagens do uso desta ferramenta que, em 2017, não vai perder espaço e será uma aliada nas campanhas de Geolocalização (assunto do próximo artigo).  Com estas ferramentas, você garante o aumento de ROI, pois garante a mensuração qualificada de leads ativos e inativos, garantindo o foco nos leads qualificados, o que promove mais tempo em gerenciar e planejar conteúdo. Lembre-se: segmentação + automação = Aumento de ROI. Existem no mercado excelentes ferramentas de Automação de Email Marketing, como o Mail Chimp (o qual uso também para Testes A/B), E-Goi e Get Response.

Segmentação de Contatos: Obviamente, com a qualificação de leads via email, os contatos são segmentados com qualidade. Estas ferramentas proporcionam a segmentação de leads de acordo com suas necessidades, de forma inteligente, garantindo que a equipe de marketing realize ações estratégicas focadas e refinadas. A Lahar e Resultados Digitais proporcionam excelentes  ferramentas de segmentação de contato, mas existem outras no mercado. 

Automação de publicação de Mídias Sociais: O grande desafio do Marketing Digital quando o assunto é gestão de conteúdo trata da gestão de Mídias Sociais. Muitos cases englobam mais de quatro mídias, com performances diferentes dependendo do dispositivo que o cliente acessa. Por isso, administrá-las uma a uma demanda tempo e não garante a qualidade de sua gestão de conteúdo. Por isso, a gestão delas via automação de marketing prorciona uma melhor gestão de tempo da administração de conteúdo e relacionamento com clientes. Existem muitas ferramentas, clássicas como a HootSuite e, também, outras como a MLabs e Quintly.

Gerenciamento de conteúdo: Todo o ciclo de marketing requer planejamento e gestão de conteúdo. Por isso, estas ferramentas garantem uma visão global de como irá atuar em todo o ciclo. Além das mídias sociais e email marketng, o conteúdo de uma marca se extende a blogs, landing pages, advertising via SEM e SEO, vídeo marketing, CTAs e geolocalização. A Unbounce é um exemplo de ferramenta de criação de landing pages, mas a Resultados Digitais e Hubspot oferece a mesma funcionalidade dentro de seus serviços. 

Acompanhamento do ciclo de vida de clientes em seu funil de marketing: Estas ferramentas oferecem funcionalidades de CRM e geração de relatórios. Uma vez que suas campanhas são segmentadas e direcionadas, você tem diversas características do usuário para entregar um o conteúdo adequado ao seu perfil. A RockContent é um exemplo de ferramentas que proporcionam a gestão de conteúdo e acompanhamento dos clientes. Outras ferramentas citadas anteriormente, como a Resultados Digitais e Hubspot também oferecem funcionalidades de CRM e gestão de clientes no funil de marketing.  

  A Automação de Marketing é um catalizador das ações na estratégia de marketing digital e, assim, elas apontam quais meios o seus negócio pode seguir para gerar receita e um relacionamento mais íntimo com seu consumidor. Garante, também, a qualidade e foca o marketing da empresa em resultados. Por fim, 2017 será o ano em que o foco de CMOs e gerentes de marketing será na qualidade e assertividade de dados, afunilando minunciosamente o ciclo do consumidor da marca. 

Esta não é a única tendência do Marketing Digital para 2017. Ela é o start para outros fatores que terão força no próximo ano, onde abordarei esta semana. O próximo artigo será como o Mobile Marketing será o coração das ações em GeoLocalização no ano que vem. 

-----------------------------------

Se você gostou deste artigo ou quer tirar dúvidas e enviar suas sugestões, você pode entrar em contato comigo via WhatsApp 13 9 9777 1225 ou no meu email sylferreira@globomail.com