Sylvia Ferreira en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Publicidade e Propaganda Digital Marketing Consultant • Revista Household & Cosmetics Hace 3 d · 2 min de lectura · +400

A Geolocalização e a Realidade Aumentada conquistarão o marketing em 2017

A Geolocalização e a Realidade Aumentada conquistarão o marketing em 2017


Anúncios baseados em localização já são uma prática comum, principalmente no setor de eventos, que ganhará mais força em 2017. Neste artigo irei abordar sobre como a Geolocalização e a Realidade Aumentada poderão atuar em 2017:

Geolocalização

 A localização do consumidor é uma parte importante na criação de ações customizadas, proporcionando a este a oportunidade de uma experiência interativa. O princípio baseia-se em abordar consumidor no ponto de envolvimento, com a ajuda de tecnologias de marketing baseadas em localização.

Também, aliando-se a ações em redes sociais, as empresas (principalmente varejistas) podem identificar o consumidor próximo ao local de estabelecimento e oferecer ofertas, informações via mensagens, ações promocionais e outros métodos em tempo real. Agora, aliando-se a ações em Realidade Aumentanda, inspirado no sucesso do Pokémon Go, a geolocalização ganha força, aumentando alcance e interação de consumidor-marca. 

Tratando-se de links patrocinados e anúncios via mobile, no Adwrods, já há as 'location extensions' aliadas do Google Maps para ações nesta ferramenta. As tecnologias de marketing baseadas em localização, como  iBeacons e RFIDs, ajudam a tornar isso possível. Rodrigo Souto, no blog da Hubspot Brasil, fala sobre a iBeacons: 

iBeacons são transmissores pequenos e de baixo custo que usam tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) para detectar dispositivos próximos, que podem ser hospedados em lojas, mostruários de pontos de venda e áreas de merchandising.

Rodrigo Souto

Estes transmissores ajudam os participantes nos eventos a aproveitarem conferências via inscrição e envolvimento via conversar e sessões. Integração com redes sociais de networking, como o Linkedin, oferecem a oportunidade de conexão entre os contatos e troca de mensagens (via notificações), atualizando sobre notícias em tempo real. Isto promove melhor aproveitamento das campanhas via email marketing, já que as coberturas em tempo real aumentam a interação. Neste caso, empresas de comunição atuam no pós-evento com postagens informativas sem serem comunicados atrasados. 

A indentificação via radiofrequência (RFID) é um pequeno dispositivo eletrônico que contém um chip e uma antena, fornecendo um identificador exclusivo para esse tag. Pulseiras, cartões e aplicativos RFID permitem que os participantes interajam de maneiras novas e envolventes. Os organizadores de eventos podem permitir que os visitantes compartilhem facilmente sua experiência com seus amigos online. As marcas podem aumentar compartilhamentos e curtidas com apenas uma foto e toque na pulseira para compartilhar nas mídias sociais.
Rodrigo Souto

Realidade Aumentada

Como disse anteriormente, o Pokémon Go*  aliou geolocalização e realidade aumentada em seu aplicativo, se tornando um fenômeno. Daí surgiu uma oportunidade, em destaque ao setor varejista, para abraçar o mesmo recurso na atração e envolvimento do consumidor. A BIC, por exemplo, utilizou da RA inspirando crianças a trazer "a vida" seus desenhos pelo aplicativo Drawybook. A ideia principal era atrair uma audiência muito jovem que se atrai em aplicativos de jogos e, para isso, a marca usou técnicas de storytelling unida à gamificação para atrir usuários ao aplicativo. 

A expectativa das empresas e agência para o próximo ano é que ações de marketing se destaque ainda mais aliando esta duas ferramentas. Isto, por que o número de usuários de smartphones cresceu massivamente e, no Brasil, mesmo impactado pela crise econômica, este número não foi tão atingido, prevendo a aumento do número de usuários para os próximos anos. Também, com aplicativos cada vez mais robustos e opções de interações, seja em aplicativos sociais como o Snapchat e aplicativos de experimentação e venda de produtos, Modiface. A proposta deste aplicativo é ativar a câmera do smartphone ou tablet e o usuário experimenta os produtos de maquiagem para analisar qual se adequa ao seu estilo, na área de ecommerce. Por fim, temos o Facebook Place Tips, permitindo que as empresas enviem mensagens customizadas a usuários se baseando em dados de localização, com suporte GPS.

* O aplicativo teve 720.000 downloads em poucos dias e cerca de 650 milhões de instalações 80 dias após seu lançamento. 


No próximo artigo, como o Marketing de Relacionamento e Video Marketing estarão na primeira linha da lista de prioridades do Marketing Digital em 2017.

--------------------------------------

Se você gostou deste artigo ou quer tirar dúvidas e enviar suas sugestões, você pode entrar em contato comigo via WhatsApp 13 9 9777 1225 ou no meu email sylferreira@outlook.com