Sylvia Ferreira en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Publicidade e Propaganda Digital Marketing Consultant • Revista Household & Cosmetics 1/12/2016 · 2 min de lectura · +700

A Geolocalização e a Realidade Aumentada conquistarão o marketing em 2017

A Geolocalização e a Realidade Aumentada conquistarão o marketing em 2017


Anúncios baseados em localização já são uma prática comum, principalmente no setor de eventos, que ganhará mais força em 2017. Neste artigo irei abordar sobre como a Geolocalização e a Realidade Aumentada poderão atuar em 2017:

Geolocalização

 A localização do consumidor é uma parte importante na criação de ações customizadas, proporcionando a este a oportunidade de uma experiência interativa. O princípio baseia-se em abordar consumidor no ponto de envolvimento, com a ajuda de tecnologias de marketing baseadas em localização.

Também, aliando-se a ações em redes sociais, as empresas (principalmente varejistas) podem identificar o consumidor próximo ao local de estabelecimento e oferecer ofertas, informações via mensagens, ações promocionais e outros métodos em tempo real. Agora, aliando-se a ações em Realidade Aumentanda, inspirado no sucesso do Pokémon Go, a geolocalização ganha força, aumentando alcance e interação de consumidor-marca. 

Tratando-se de links patrocinados e anúncios via mobile, no Adwrods, já há as 'location extensions' aliadas do Google Maps para ações nesta ferramenta. As tecnologias de marketing baseadas em localização, como  iBeacons e RFIDs, ajudam a tornar isso possível. Rodrigo Souto, no blog da Hubspot Brasil, fala sobre a iBeacons: 

iBeacons são transmissores pequenos e de baixo custo que usam tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) para detectar dispositivos próximos, que podem ser hospedados em lojas, mostruários de pontos de venda e áreas de merchandising.

Rodrigo Souto

Estes transmissores ajudam os participantes nos eventos a aproveitarem conferências via inscrição e envolvimento via conversar e sessões. Integração com redes sociais de networking, como o Linkedin, oferecem a oportunidade de conexão entre os contatos e troca de mensagens (via notificações), atualizando sobre notícias em tempo real. Isto promove melhor aproveitamento das campanhas via email marketing, já que as coberturas em tempo real aumentam a interação. Neste caso, empresas de comunição atuam no pós-evento com postagens informativas sem serem comunicados atrasados. 

A indentificação via radiofrequência (RFID) é um pequeno dispositivo eletrônico que contém um chip e uma antena, fornecendo um identif