Sylvia Ferreira en Marketing e Produto, Marketing Digital / Marketing On-line, Marketing e Comunicação Digital Marketing Consultant • Revista Household & Cosmetics 27/9/2016 · 1 min de lectura · +800

O que assisto e leio para aguçar meu pensamento estratégico

O que assisto e leio para aguçar meu pensamento estratégico


Como a massiva maioria do público do beBee, sou uma cria da era da mídia visual. Televisão, cinema, DVD players (para quem é 25+) somando aos canais de vídeos por streaming, ovacionando a força de impacto do Youtube e Netflix

Partindo desta premissa, a ideia deste producer surgiu de algumas conversas com amigos, que sempre me perguntam o que posso recomendar para assistir (e ler) sobre marketing, estratégia e negócios. 

Comecei no marketing por acaso, em meados de 2008-09, trabalhando em uma emissora da minha cidade. Isto é o menos relevante aqui, mas a leitura que sempre indico, assim como 99% dos profissionais sérios de marketing, é ler Kotler. Dele há o já clássico ( e de leitura obrigatória!) Marketing Management e uma de suas recentes publicações, o Marketing 3.0. Muito mais que princípios e teorias, ele convida a refletir sobre como o marketing impacta no engendramento da empresa e mercado. 

Recomendo que pesquisem e leiam as publicações de Martha Gabriel, Conrado Adolpho, Avinash Kaushik, Chris Anderson e Ira Kaufman; Eles abordam sobre análise, marketing digital, social media e estratégia. Também gosto de acompanhar os vídeos do TED Talks.
Nunca deixo de acessar os blogs e portais da Hubspot, Moz, Growth Hackers e Think With Google. Obviamente que existem milhares de blogs sobre Marketing, apenas estou listando quais que eu mais acesso e busco informações e pesquisas de mercado. 

Saindo da 'veia técnica', possuo uma certa atração por séries, livros e vídeos históricos e policiais. Se quiserem assistir, recomendo as séries Sherlock, Miss Fisher's Murder Mysteries (a moça da foto é a protagonista, Phryne Fisher), How to get alway with murder, The Bletchley circle, The Pillars of the Earth, The Code, The Borgias e Truques da Mente.  Você encontra estas séries lá no Netflix.  Destas, algumas saíram de livros, como Miss Fisher's Murder Mysteries, de Kerry Greenwood (infelizmente não achei no Brasil edições em português) e Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle.

Além deste tipo de publicação, sou uma entusiasta da Antropologia Digital, história e filosofia. Aprendi com Plutarco a saber analisar as pessoas e como identificar amigos entre pessoas não tão amigas. Com Darcy Ribeiro percebi a beleza da complexa multiculturalidade que forma o Brasil. No momento estou lendo Militarismo Digital, de Adi Kuntsman.

Apesar da pequena lista acima, encorajo a todos a prática da leitura além dos meios técnicos. O Marketing Digital exige muito de nós e a leitura de materiais além do meio 'marketing' nos ajuda a expandir o pensamento estratégico. Por fim, os encorajo a compartilhar o que andam lendo. 

Boa leitura (e bons vídeos),
Sylvia Ferreira




Henri Galvão 28/9/2016 · #6

#5 valeu pelo link! já está na minha lista (cada vez maior) de TED talks que quero assistir. grande abrç!

+1 +1
Sylvia Ferreira 28/9/2016 · #5

#4 Eu sou apaixonada pela antropologia, justamente por este estudo englobar várias outras paixões minhas (história, sociologia, psicologia, arqueologia...) e, pesquisa aqui e acolá rs, achei um TED super legal da Amber Case, falando como nosso comportamento no século XXI e a dependência das tecnologias nos tornaram 'ciborgues'. Se quiser assistir, este é o link: http://www.ted.com/talks/amber_case_we_are_all_cyborgs_now

+1 +1
Henri Galvão 28/9/2016 · #4

Grato por todas essas dicas! Com certeza são ótimas referências inclusive pra quem não é exatamente da área (como eu). Acho importantíssimo ter essa visão mais global das coisas. Por sinal, essa foi a primeira vez que ouvi falar no termo "Antropologia Digital"

+2 +2

Ótimas recomendações Sylvia! Alguns desses autores eu já conhecia, e muitos outros não. Entre tod@s, tive o prazer de trocar alguns emails com a @Martha Gabriel, que é muito simpática e acessível.

+1 +1