Tecg° Ronen D. Q. (Um Pensador ) en Técnico de Enfermagem, Médicos e profissionais da área da saúde, Enfermeiros Consultor e Analista • D&A assessoria e consultoria administrativa ,fiscal e financeira 14/9/2018 · 1 min de lectura · +200

Aprendendo sobre imunologia Básica .


              A reação imune é a resposta biológica do corpo humano ao agente patogênico invasor do organismo que vem provocar as doenças nos seres humanos oriundas de bactérias ,fungos ,vírus e substâncias toxicas .Aprendendo sobre imunologia Básica .

                                         (Imagem ampliada do mundo microscópio)

              Imune, por sua vez, é um adjectivo que deriva do vocábulo latino immunis e que se refere àquilo que não se pode vulnerar, que não sofre as consequências de uma doença ou que está relacionado com a imunidade (a resistência face a agente patogênico).

               Existe dois tipos de reposta imune no corpo humano a primeira é inata  ( a pessoa nasce com ela ) e o segundo tipo é a adquirida ( através de vacinas ).

              A inata é uma resposta imune natural ou como seja uma herança genética passada de mãe para filho e a segunda a resposta é através de anticorpos de defesa criados através do contato com a vacina ministrada no paciente .

               Dá-se o nome de resposta imune ou resposta imunitária à maneira que tem o organismo de reconhecer e de se defender dos agentes que lhe são estranhos e prejudicais. Essa resposta é regulada pelo denominado sistema imunitário.

               Este sistema é formado por diversas estruturas que permitem, através de vários processos, identificar e eliminar os agentes patogênicos que o possam prejudicar. Para que a resposta imune seja correta, é imprescindível que o sistema imunitário reconheça com precisão os agentes nocivos/prejudicais e que os distingue das células saudáveis.

               A resposta imune costuma ser uma reação face às moléculas que se encontram na superfície das bactérias, dos vírus, das células ou dos fungos. Também a resposta imune pode estar relacionado com a presença de uma partícula que é estranha ou de uma toxina.

              Um exemplo simples de resposta imune é a tosse , que é um reflexo que surge quando um agente estranho aparece nas vias respiratórias. Neste caso, trata-se de uma resposta imune inata, que todas as pessoas têm desde o seu nascimento.