Tecg° Ronen D. Q. en técnico em enfermagem, Técnico de Enfermagem, Médicos e profissionais da área da saúde Consultor e Analista • D&A assessoria e consultoria administrativa ,fiscal e financeira 31/5/2018 · 1 min de lectura · +400

Atendente de enfermagem no Brasil

           A figura dos antigos atendentes de enfermagem que existiam antes da lei de regulamentação 7.498/1986 pelo então Presidente da República Exmo Sr.José Sarney ,não existem mais inclusive não existe possibilidade de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem nessa categoria.Atendente de enfermagem no Brasil

         O Atendente de enfermagem é aquele profissional que exerce funções elementares da área da enfermagem quando há ausência de recursos humanos habilitados, mas não tem formação e é facilmente confundido com a profissão do auxiliar de enfermagem. A diferença é que o auxiliar precisa apresentar a sua habilitação técnica.

        Para poder atuar na área de saúde, o atendente ganha uma concessão legal do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), de acordo com a Lei 7.498/86, que vale por 10 anos. Desde 1994, esse tipo de concessão é proibido pela Lei 8.967 e hoje só pode atuar quem foi autorizado antes do dia 25 de junho de 1986 conforme resolução da Cofen.

       A Cofen é também quem regulamenta as tarefas exercidas pelo atendente de enfermagem.        Segundo a Resolução COFEN – 186/1995, as atividades realizadas pelo atendente devem ser de fácil atendimento e que não requerem conhecimento científico e são:

- Relacionadas com a higiene e conforto do cliente: preparação de leitos e encaminhamento e identificação de roupas dos pacientes;

- Relacionadas com o transporte do cliente: auxiliar a equipe de enfermagem no transporte do paciente, preparando cadeiras e macas;

- Relacionadas com a organização do ambiente: manter limpo o ambiente de trabalho, colaborar na higiene do paciente, na organização do material proveniente do centro de material, na organização da roupa vinda da lavanderia. Também auxiliar na conservação do ambiente, comunicando os problemas existentes, e auxiliar nas rotinas administrativas do serviço de enfermagem.

- Relacionadas com consultas, exames ou tratamentos: levar o material e o pedido de exames aos serviços de diagnóstico; receber e conferir os prontuários; preparar consultas, tratamentos e exames, e preparar exames.

- Relacionados com o óbito: ajudar na preparação do corpo após o óbito.

           Eles estão querendo trazer essa profissão de atendente de enfermagem novamente ao mercado agora com novo nome e sem a necessidade de permissão do COREN que agora se chamará Cuidador de Idosos .

Atividades dos cuidadores de idosos modernos :

1.) banho de aspersão ou de leito ;
2.) auxiliar o paciente a se alimentar ;
3.) acompanhar o paciente em consultas e exames ;
4.) dar medicação prescritas por médicos e enfermeiros superiores ;
5.) trocar fraldas quando necessário ;
6.) aferir pressão e glicose com uso de aparelhos ;
7.) aplicar insulina na dosagem prescrita ;

 Não é necessário ter segundo grau para ter essa profissão ,basta ter ensino fundamental completo e curso de qualificação básica na área .

Requisitos pessoais para exercer essa profissão :

1.) ter 18 anos ou mais ;
2.) ter muita paciência e calma ;
3.) gostar de lidar com pessoas idosas e doentes ;
4.) saber seguir orientações de profissionais de saúde ;
5.) saber ler e escrever ;
6.) ter disciplina ;

Tecg° Ronen D. Q. 11/6/2018 · #1

A figura do atendente de enfermagem extinta no ano de 1994 no brasil está voltando com outro nome agora ela se cham a cuidador de idosos .

0