Tecg° Ronen D. Q. (Um Pensador ) en Engenheiros e Técnicos Consultor e Analista • D&A assessoria e consultoria administrativa ,fiscal e financeira 5/6/2018 · 1 min de lectura · 1,5K

O caso do prédio feito com areia de praia no Rio de Janeiro .

               Muita gente nem deve se lembrar mais foi muito falado na época e mostrado na televisão o caso do edifício residencial Palace II no município do Rio de Janeiro que o empresario da construtora utilizou areia do mar para economizar no preço final da obra e o prédio acabou vindo a cair matando pessoas e dando muito prejuízo financeiro para os moradores que brigam até hoje na justiça para ter seus direitos garantidos .

O caso do prédio feito com areia de praia no Rio de Janeiro .

          Na escola de engenharia Civil onde eu estudei o professor orienta na disciplina de resistência dos materiais que determinadas substâncias como o sal podem danificar a massa do concreto o tornando mais fraco e reduzindo sua capacidade de suportar carga sobre a estrutura da edificação como projetado e por conta disto areia do mar jamais deve ser usada em construções ainda mais em grandes prédios como no Palace 2 esse que desabou na barra da tijuca no Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1998 .

         Deve ser ter cuidado com os produtos que se faz o concreto como a escolha do cimento adequado, do cal ,da água que deve ser limpa e livre de impurezas para que não afeta a liga do concreto.

         Os materiais de construção empregados em uma obra devem ser da melhor qualidade possível para garantir a construção do projetos com o máximo de segurança possível ,afim de que seus ocupantes fique seguros ao ocuparem o edifício .

         Quanto economizamos demais em um projeto pode ter certeza que problemas futuros apareceram em sua estrutura e ficará caro recuperar a obra e algumas vezes pode até ter que demolir a mesma por questão de segurança afim de não haver percas de vidas e materiais .

        Não se deve economizar na qualidade dos materiais da obra escolher sempre o melhor e mais resistente para cada tipo de obra ,o concreto pode receber aditivos para ser fortalecido ,antes de usar testar o concreto na prensa para ver sua capacidade de aguentar esforços e se o aditivo utilizado está dando a resistência que a obra suporta para ficar firme e forte.