Tecg° Ronen D. Q. en Profissionais Administrativos, Enfermeiros, Formação Profissional Consultor e Analista • D&A assessoria e consultoria administrativa ,fiscal e financeira 4/6/2018 · 4 min de lectura · +700

O que é psicanálise ?

             

                                            Psicanálise 

            É um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.O que é psicanálise ?

            A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo médico neurologista austríaco Sigmund Slomon Freud na Europa (1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.

           Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo.

            Etimologicamente, o termo psicanálise é uma referência ao grego psyche, que literalmente significa “respiração” ou “sopro”, mas que possui um conceito mais complexo, relacionado com as ideias modernas do que seria o espírito, o ego e a alma das pessoas.

            A psicanálise não é um profissão reconhecida com conselhos de classe para você se registrar como acontece com a Psicologia ,mas te uma certa forma os governos acabam a reconhecendo porque não impedem a sua atuação no mercado de trabalho .

           No Brasil existe a CBO (classificação Brasileira de ocupações ) e nessa classificação os psicanalistas recebem o número 2515-50 que classifica essa profissão  no mercado de trabalho .

          Qualquer pessoa pode exercer essa profissão de Psicanalista desde que se qualifique através de cursos de formação acadêmica nessa área não necessita ser médico ou psicologo para poder atuar nessa área.

         Vai cuidar de ajudar os pacientes a se estruturar psicologicamente entendendo o que está acontecendo com eles naquele momento de suas vidas ,onde sua vida psíquicas se encontra desorganizada .

                         Teoria da Psicanálise

             Os princípios básicos desta teoria desenvolvida por Sigmund Slomon Freud estariam sintetizados nas três principais obras publicadas pelo neurologista: “Interpretação dos Sonhos” (1899), “Psicopatologia da Vida Cotidiana” (1904), e “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade” (1905).

               Em suma, o estudo de Freud representa a chamada “teoria geral da personalidade”, que consiste num método de psicoterapia. Para que haja o correto entendimento dos processos mentais a partir da ótica da psicanálise, é necessário distinguir os três níveis de consciência do ser humano:

              Consciente: é o estado em que sabemos (temos consciência) daquilo que pensamos, sentimentos, falamos e fazemos. São todas as ideias que os indivíduos estão cientes de existir / pensar.

              Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento da atenção dos indivíduos para elas. Os pensamentos que se encontram neste estado, por exemplo, podem ser percebidos a partir dos sonhos.

              Inconsciente: onde ficam guardados todos os desejos e ideias reprimidas, censuradas e inacessíveis ao estado consciente, mas que acabam por afetar os comportamentos e sentimentos dos indivíduos.

              Assim, a partir da observação, o psicanalista consegue identificar vestígios de traumas, desejos ou ideias que tenham sido reprimidas para o inconsciente do paciente e que, como consequência, provoquem distúrbios comportamentais e neuroses.

                               Formação da Inconsciência

              Ainda de acordo com a Teoria da Psicanálise de Freud, o inconsciente humano é subdividido em três elementos que auxiliam no equilíbrio e regulação do comportamento do indivíduo.

             As três instâncias do ser e do consciente humano :

             Id: onde se encontram os instintos e pulsões relacionados ao prazer, como os desejos inconscientemente carnais, materiais e sexuais, por exemplo.

            Ego: caracteriza a personalidade de cada indivíduo, agindo como o equilíbrio do Id (princípios dos prazeres inconscientes) e do superego (as regras morais que limitam a extravagância do Id).

            Superego: monitora a mente humana, mantendo-a sempre alerta aos princípios da moral, evitando que ocorram desvios exagerados em direção ao Id.

           A parte consciente do cérebro humano é uma pequena ilha rodeada por um oceano imenso de coisas inconscientes .


                              Desenvolvimento Psico-sexual

           Um dos pontos mais polêmicos do estudo de Freud está no fato do psicanalista afirmar que a personalidade dos indivíduos está relacionada com o desenvolvimento sexual do indivíduo ainda durante os primeiros anos de vida.

           Para a psicanálise freudiana o ser humano passa por cinco fases para completar o seu processo psico-sexual, caso haja algum problema no desenvolvimento de uma dessas fases, o resultado pode aparecer na forma de distúrbios ou neuroses futuras, durante a vida adulta.

  • Fase oral: durante o primeiro ano de vida, o bebê sente prazer ao estimular a sua boca, seja através de chupeta ou levando outros objetos em direção aos lábios. Caso esta fase não seja corretamente ultrapassada, segundo a teoria de Freud, a pessoa pode desenvolver obsessões, como a gula, falar em demasia e etc.
  • Fase anal: entre o segundo e terceiro ano de vida a criança se satisfaz com a expulsão ou retenção de suas fezes. A fixação exagerada por organização e limpezas pode ser uma das consequências para o mau desenvolvimento desta frase.
  • Fase fálica: entre o quarto e quinto ano de vida, quando a criança descobre o seu sexo e sente prazer ao manusear o seu órgão sexual. Freud também explica que é nesta fase que tem inicio o chamado “Complexo de Édipo”.
  • Fase de latência: do quinto ao décimo segundo ano de vida, quando ocorre a construção do pensamento lógico e supressão dos impulsos sexuais, fazendo com que o indivíduo passe a ter mais controle da sua vida psíquica.
  • Fase genital: a partir do décimo segundo ano de vida em diante, quando o indivíduo já entrou na adolescência, trocando o interesse de si próprio para a de outras pessoas ou coisas ao seu redor. Nesta fase começam as ligações e desejos por outras pessoas, por atividades sociais e humanas, por exemplo.

                              Psicanálise Lacaniana

          É tido como o “aperfeiçoamento” do método psicanalítico desenvolvido por Freud. A psicanálise lacaniana foi criada por Jacques Lacan (1901 – 1981), um psicanalista francês que acreditava ser o seu modelo psicanalítico não uma ciência, mas uma “escola”, onde o paciente é direcionado a identificar o núcleo do seu ser.

          Contrariando os psicanalistas pós-freudianos, a Psicanálise de Lacan defendia um “retorno a Freud”, recorrendo aos seus textos e ideias originais para formular uma releitura atualizada.

          Diferentemente das bases freudianas, concentradas nos conhecimentos da física e biologia, o Lacanismo é focado principalmente na estrutura da linguagem e da lógica.

                              Psicanálise e Psicologia

          A psicanálise atua de modo totalmente independente na psicologia, sendo esta última uma ciência responsável por estudar os processos mentais e o comportamento humano.

         A psicanálise, por outro lado, consiste num método de estudo terapêutico (psicoterapia) específico, que se foca na interpretação dos processos da psique no nível do inconsciente humano, com a intenção de tratar distúrbios mentais ou neuroses, por exemplo.

         Falando mais sobre a Psicologia  5 anos de formação regulamentada com conselho de classe de categoria que obriga as pessoas se registrarem para poder atuar  e Psicanalista 2 anos de formação o profissional pode ser formado em qualquer área de atuação não é regulamentada e não exige que se associe a nenhuma categoria para poder atuar.

         O profissional que se forma em psicologia pode se especializar teoricamente em diferentes métodos de abordagem terapêutica, como a própria psicanálise, o Behaviorismo e a Gestalt.




Tecg° Ronen D. Q. Hace 12 h · #1

Código no CBO 2515-50 profissão não reconhecida no Brasil com a presença de conselho de classe.

0