Tecg° Ronen D. Q. (Um Pensador ) en Técnico de Enfermagem, Médicos e profissionais da área da saúde, Enfermeiros Consultor e Analista • D&A assessoria e consultoria administrativa ,fiscal e financeira 2/12/2018 · 1 min de lectura · +200

Quando o curso de farmácia se separou da medicina no mundo ?

         Para as pessoas que não conhecem os cursos de medicina e farmácia tiveram uma mesma origem e com o decorrer do tempo houve a necessidade de separação entre as duas profissões para que ambas pudessem progredir e desenvolver seus métodos científicos  uma no campo da elaboração de novas drogas e outra no campo do diagnóstico mais preciso.        

        A Primeira grande separação entre a medicina e a farmácia aconteceu na Prússia que é um país do Leste Europeu  no ano de 1240 no calendário Cristão Católico por ordem do Qsar (imperador) Russo da época ,e a última e definitiva separação entre a farmácia e a medicina aconteceu com a criação de uma grade especifica para formação acadêmica de farmacêuticos que aconteceu por volta de 1850 ou seja na metade do século XIX (19).

Quando o curso de farmácia se separou da medicina no mundo ?

             Essa separação aconteceu para que a farmácia pudesse se desenvolver criando mais medicamentos para tratar diversas doenças que afligiam a sociedade humana. 

             Não se sabe ao certo se o nome do pai da farmácia que era um médico da época do império Romano se chamava  Claudio ou Hélio Galeno pois ele foi o primeiro a usar plantas para cuidar de seus pacientes na antiga época do império Romano .

           As duas profissões ganharam com a separação pois a medicina pode se preocupar com a criação de novos métodos de diagnóstico enquanto a farmácia pode se preocupar com a criação de novas drogas médicas para o tratamento ,controle e cura de patologias .

          Sem a farmácia as pessoas não teriam como comprar suas medicações para tratarem de doenças que afligem seu corpo físico e acabariam vivendo menos tempo e com menor qualidade de vida .

         No Brasil houve a criação do sistema CFF/CRF no ano de 1960 com a lei n° 3.820 ,que reconhecia a categoria de farmacêutico universitários no país e a partir dessa data todo o profissional atuante no mercado deveria se registrar no Conselho para continuar trabalhando e exercendo seu oficio de manipular drogas médicas e fazer exames clínicos .