Tecg° Ronen D. Q. (Um Pensador ) en Engenheiros e Técnicos Consultor e Analista • D&A assessoria e consultoria administrativa ,fiscal e financeira 4/6/2018 · 1 min de lectura · 1,9K

Refletindo sobre estruturas

               Como ex-estudante de Engenharia Civil do 5° período do Centro Universitário de Volta-Redonda -RJ eu fico curioso sobre a estrutura do prédio e me faço a pergunta porque alguns prédios caem quando pegam fogo ,o que altera para que eles não aguentem a carga que eles foram projetados para aguentar.


Refletindo sobre estruturas

             Me vem um pensamento que o calor de mais de 700 graus como aconteceu no prédio do centro de São Paulo (capital) alterou as propriedades dos materiais de construção utilizados para fazer as pilastras de sustentação as tornando as mais fracas e assim o peso da força exercida sobre a estrutura ficou maior do que as pilastras podiam aguentar e causando a ruptura na estrutura que fez com que a mesma desabasse com seu próprio peso . 

           Existem muita forças atuando sobre um prédio que as pilastras de sustentação tem que suportar para que ele aguente ficar em pé , como a força dos ventos ,o peso da própria estrutura e a força da gravidade do planeta ,e se acontece algo com alguma delas o peso sobre as outras fica maior exercendo uma maior pressão sobre as outras pilastras de sustentação o que pode levar a uma tragédia com percas de bens materiais e de vidas .

         As pilastra e vigas são feitas de aço e concreto reforçado com materiais químicos para torna-las com características mais resistentes para aguentar mais carga em cima de cada centímetro quadrado de construção.

         As pilastras e vigas devem ser bem distribuídas dentro da estrutura do prédio para que o peso seja bem dividido sobre elas e assim nenhuma fique sobre carregada para não dar problemas estruturais no futuro afetando  a segurança da construção .

         Para se construir um prédio muita coisa deve ser levada em consideração como o terreno e o tipo de solo debaixo da construção ,os materiais de construção escolhidos para o prédio o tipo de concreto que deve ser usado ,pois pessoas irão morar naquela construção então ela deve ser segura e firme com uma rocha .


Dependendo do caso o Engenheiro ou arquiteto responsável pela obra pode ser responsabilizado ,pelo desabamento e percas de vida sendo punido com perca de liberdade e ter que indenizar pessoas atingidas pelo fato .

0