ULISSES PEREIRA in Portal Administradores, Comerciantes e Vendedores, Marketing e Comunicação autônomo • Blog bom artigo mkt digital Apr 26, 2019 · 5 min read · 3.5K

Lance seu produto digital em 7 etapas simples

Você está pronto para finalmente lançar seu produto digital?

Lance seu produto digital em 7 etapas simples

Seja um e-book, um curso on-line, um site de associação, um software ou algo totalmente diferente, COMO e QUANDO você inicia seu produto é a chave para o sucesso!

Neste post, vou percorrer um processo simples de sete etapas para lançar seu produto digital para seu público-alvo.

Então, se o seu produto está pronto para ir ou você está simplesmente planejando com antecedência para tornar o seu lançamento o mais bem sucedido possível, continue lendo!

O estágio de pré-lançamento

Esta etapa envolve tudo o que você faz nas semanas (e até meses) que levam ao lançamento do seu produto.

Alguns donos de empresas presumem que o processo de lançamento começa no dia em que você realmente começa a vender seu produto… mas, na maioria das vezes, essa estratégia é uma receita para o fracasso.

Abaixo, vou descrever exatamente o que você precisa fazer no mês que antecede o lançamento.

Quer o seu produto esteja pronto ou não, esta é a hora de começar a preparar o seu público para o que está por vir!

1. Estabelecer linhas claras de comunicação com seu público

Se você ainda não se comunicou regularmente com seu público nas mídias sociais e por e-mail, AGORA é a hora de começar!

A última coisa que você quer fazer é ser uma daquelas “pessoas” que só postam ou e-mails quando querem alguma coisa.

Isso não apenas resultará em vendas, mas também irá incomodar e alienar seu público!

Para evitar isso, comece agora comprometendo-se com a comunicação regular com seu público.

Publique conteúdo valioso, de preferência relacionado ao tema do seu produto digital.

No mínimo , sugiro enviar e-mails aos seus assinantes uma vez por semana e postar nas mídias sociais 3x por semana .

Dessa forma, quando você postar sobre o lançamento de seu produto, seu público estará acostumado a ouvir de você, você terá confiança, e eles estarão preparados e ansiosos para aprender sobre seu produto!

2. Recrute alguns testadores / revisores para o seu produto

Nas semanas ou meses que antecedem o seu lançamento, recrute algumas pessoas para testar o seu produto. Em troca de acesso gratuito ou com desconto profundo, peça comentários e sugestões.

Se você ainda não tiver seu produto completo pronto, considere a criação de um produto viável mínimo – MVP. Esta é uma versão condensada do seu produto, que você pode usar para testar se as pessoas realmente querem o que você está oferecendo … ANTES de criar a coisa toda!

Isso não apenas ajudará você a ajustar seu produto para torná-lo ainda MAIS incrível, mas também permitirá reunir algumas “provas sociais” que você pode usar para o lançamento de seu produto.

Receber depoimentos brilhantes – especialmente depoimentos em vídeo – pode ajudar muito a gerar entusiasmo sobre o seu produto e reduzir o risco que as pessoas sentirão ao comprá-lo!

3. Gerar Buzz Sobre Seu Produto

Basicamente, você quer sugerir que seu produto está vindo para começar a gerar um burburinho entre seu público-alvo.

Você pode fazer isso de várias maneiras diferentes:

  • Poste “uma prévia” do seu produto nas mídias sociais
  • Dê ao seu público uma maneira de se inscrever para ser notificado sobre o seu lançamento ( uma lista de espera ) *
  • Escreva uma postagem no blog onde você fala sobre seu produto
  • Crie um evento online para promover uma festa de lançamento
  • Inicie uma hashtag exclusiva para seu produto que você pode usar nas mídias sociais
  • Entre em contato com influenciadores em seu nicho para informá-los sobre seu lançamento
  • Poste uma contagem regressiva de lançamento na sua página de destino do produto

* Se você usa apenas uma estratégia nesta lista, deve ser essa!

Todas essas estratégias são fáceis de implementar e são ótimas para preparar o palco para o seu lançamento!

4. Obter encomendas

Quer gerar um buzz sobre o seu produto E obter vendas antes mesmo de lançar? Considere a obtenção de pré-encomendas!

Veja como isso funciona: Configure uma página de vendas para o seu produto digital, completa com um botão “Pré-encomenda agora”. Informe aos visitantes que eles receberão uma oferta especial se comprarem seu curso / e-book / software, etc.

Agora promova o check-out da sua página de pré-encomenda!

Esta é uma ótima maneira de preparar o palco para o seu lançamento oficial, mas também para ver se as pessoas estão realmente dispostas a pagar pelo seu produto!

O estágio de lançamento

Espero que, nesta fase, o seu público não apenas saiba do seu lançamento iminente, mas esteja preparado e pronto para comprar!

Mas mesmo que não sejam … não se preocupem, nem tudo está perdido.

As estratégias a seguir garantirão que seu público-alvo saiba o que você está oferecendo e por que devem comprá-lo!

5. Configurar uma seqüência de e-mail de inicialização

Tecnicamente, isso também poderia ser considerado uma “estratégia de pré-lançamento”, já que você a utilizará nos dias anteriores ao lançamento e no próprio dia do lançamento.

Veja como isso funciona: Crie uma série de 5-7 e-mails que você enviará para sua lista de e-mail. O que você vai escrever nesses e-mails é completamente com você, mas muitos proprietários de empresas usam uma sequência como esta:

  • E-mail 1: 7 dias antes do seu lançamento. Deixe seu público saber sobre seu produto. Não sobrecarregue-os com informações, mas certifique-se de incluir o seguinte: COMO seu produto resolve seu maior problema, QUANDO seu produto estará disponível para venda, e O QUE eles receberão se decidirem comprá-lo.
  • E-mail 2: 5 dias antes do seu lançamento. Neste e-mail, forneça aos seus inscritos mais detalhes específicos sobre seu produto. Inclua histórias pessoais (suas ou de outras pessoas) sobre por que seu produto é tão útil e mostre como ele já ajudou outras pessoas. Use os depoimentos que você obteve durante a fase de pré-lançamento!
  • E-mail 3: 3 dias antes do seu lançamento. Pense em algumas perguntas que as pessoas possam ter sobre o seu produto: essas podem ser perguntas que as pessoas realmente fizeram ou perguntas que você acha que podem fazer! Use isso como uma oportunidade para resolver dúvidas ou preocupações que as pessoas possam ter: como “Este produto é muito caro”, “Não funciona para mim” ou “E se eu mudar de idéia depois de comprá-lo?”.
  • E-mail 4: 2 dias antes do seu lançamento. Ofereça um desconto de lançamento. Deixe seus assinantes saberem que têm x dias para comprar a fim de obter uma oferta especial ou bônus.
  • E-mail 5: O dia do seu lançamento . Resumidamente, lembre às pessoas por que elas deveriam comprar seu produto (lembre-se de abordar seus pontos problemáticos!) E que sua oferta especial de pré-lançamento expirará em breve.

Lembre-se, este é apenas um exemplo de uma seqüência de e-mail de lançamento que você pode usar. Sinta-se livre para torná-lo seu!

6. Realize um seminário on-line ou faça uma sessão de perguntas e respostas ao vivo

Essa estratégia pode ser usada sozinha ou em conjunto com uma seqüência de email de inicialização.

Uma e outra vez, o vídeo ao vivo foi mostrado como uma das MELHORES maneiras de promover um produto digital.

Realize um seminário on-line gratuito ou faça uma sessão de perguntas e respostas (no Facebook, Instagram, etc.) sobre um tópico estreitamente relacionado ao seu produto. Promova-o na sua lista de e-mail, para os visitantes do seu site e para seus fãs e seguidores de mídias sociais.

No final do vídeo, informe aos participantes que você tem outro produto que eles podem achar útil e diga-lhes exatamente como eles podem colocar as mãos nele.

Também recomendo dar a eles um código de cupom especial com limite de tempo para obter um desconto exclusivo em seu produto. Esta é uma ótima maneira de impulsionar as vendas e acompanhar de onde as vendas estão vindo!

O estágio de pós-lançamento

7. Avalie e obtenha feedback

Se você decidiu fazer um lançamento perene – o que significa que seu produto estará disponível em uma base contínua, ou um lançamento aberto / fechado – o que significa que seu produto estará disponível apenas em determinadas épocas do ano, você definitivamente vai querer pensar sobre o que funcionou e o que não funcionou.

Algumas perguntas que você gostaria de fazer a si mesmo incluem:

  • Como foram as minhas taxas de conversão da minha lista de espera? Se eles forem muito baixos, talvez seja necessário reavaliar seu processo de lançamento ou sua página de vendas.
  • Como foram minhas vendas em geral? Se eles fossem mais baixos do que você esperava, em que estágio as coisas desmoronaram? Você recebeu muitas encomendas, mas não muitas vendas no seu lançamento? Então você pode precisar ajustar sua seqüência de e-mail ou outras estratégias de marketing.
  • Quanto tráfego recebi na minha página de vendas? Se esse número for menor que o esperado, suas estratégias promocionais podem precisar de alguns ajustes.
  • O que meus testadores ou revisores disseram sobre o meu produto? Espero que você tenha levado em conta o conselho deles no início do processo, mas se não, agora é a hora de levá-lo a sério!

Você também desejará pesquisar sua audiência para ver o que você pode fazer melhor da próxima vez. Uma das melhores maneiras de fazer isso é enviar uma pesquisa simples para aqueles que estavam na sua lista de espera, mas que não compraram.

Você pode fazer perguntas como:

  • O que tornaria este produto melhor?
  • O preço foi um fator na sua decisão de não comprar este produto?
  • Quais perguntas você fez sobre o produto que eu não respondi nos meus e-mails?
  • Qual a probabilidade de você comprar este produto na próxima vez que for oferecido? (se você está fazendo um lançamento aberto / fechado).

Pensamentos finais

E é isso! Um processo simples de 7 etapas para o lançamento de seu produto digital. Este processo irá levá-lo através do mês antes do seu lançamento até a semana seguinte, garantindo que você saiba exatamente o que fazer, cada passo do caminho!

Só mais um minutinho….Essa é a sua GRANDE chance de LANÇAR um produto
Não sabe como começar? Está perdido no meio de muita informação? Não se sente
capaz? ESQUEÇA esses problemas. Clique aqui

Fonte  https://bomartigomarketingdigital.com