Vera Bahiense en Rede Innovares de Conhecimento (Innovares Hive), beBee em Português, Professores e Educadores Professor • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE 20/11/2016 · 3 min de lectura · 4,0K

O fenômeno da Universidade sem Professor: moda, modelo ou tendência?

Enquanto no Brasil a trend do momento são as MP e PEC, discutidas por meio de ocupações estudantis e impactando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB, na Educação internacional o assunto foi a inovação disruptiva tão anunciada nos últimos 5 anos e que já se fez realidade. A  “Universidade sem Professor”  virou notícia, manchete e assunto em muitas timelines.

O fenômeno da Universidade sem Professor: moda, modelo ou tendência?

Eu e Denise da Vinha somos parceira de trabalho e amigas de uma vida de desafios que enfrentamos juntas. Embora tenhamos formações em áreas diferentes, nossas competências se completam, quando o assunto é Educação, tecnologias e processos de aprendizagem.


Escrevemos antes sobre o mito do Vale do Silício sem, entretanto, tirar os méritos do sonho da garagem. Pois é exatamente de lá que veio mais uma disrupção: a “Universidade Sem Professores”.

O fenômeno da Universidade sem Professor: moda, modelo ou tendência?

Se alargarmos nossa visão para além do sensacionalismo de um suposto grande fenômeno, veremos que a novidade não é tão nova assim.

Creio que estamos, na verdade, sentindo os primeiros verdadeiros respingos do tsunami da Educação, do qual nos falava André Ghion (twitter: @andreghion), da Move 2, quando nos encontramos para um café (um