wagner santos in Profissionais Administrativos, Cidade de São Paulo, Comerciantes e Vendedores Coordenador Local • Students For Liberty Brasil 5 d ago · 2 min read · 2.3K

MP da liberdade econômica: Oportunidade para o avanço econômico do Brasil

MP da liberdade econômica: Oportunidade para o avanço econômico do Brasil

Muitas pessoas não entenderam o quanto a MP da liberdade econômica é importante para o Brasil, pois a consequência do empreendedorismo é gerar mais produção, e assim gerar mais empregos.

Não somente no Brasil, mas sim, no mundo todo o raciocínio das pessoas levam a pensar que o consumo que gera a prosperidade, porém o que gera empregos são as necessidades, e o modo de atender essas necessidades é através da produção. 

Imagine que existe um grande numero de pessoas querendo que tenha uma solução para um problema, e que estejam dispostos a pagarem por isso. Agora imagine que as pessoas que tem a solução dos problemas estejam sendo atrapalhadas de alguma maneira, e isso conduz a alguns deles a não produzir nada. 

Levando o exemplo citado pra vida real, o Estado pode por via das leis regular setores produtivos e acabar com muito da produtividade que havia. Vários empreendedores poderiam estar abrindo suas empresas e atendendo demandas que nem mesmo o estado conseguirá resolver um dia. Atrapalhar aberturas de empresas é atrapalhar empregos, e, atrapalhar a produtividade é acabar com a "saude econômica" de um país.

Portanto A MP 881 que é muito mais conhecida como MP da liberdade econômica, foi elaborada para que o Brasil pudesse ser um país muito mais produtivo. 


O que é MP da liberdade econômica?

A MP 881 ou como já rotulamos de "MP da Liberdade econômica" é uma medida que está pra votação qual tem como objetivo estimular a economia com um "motor" muito mais resistente e potente que qualquer subsídio, ou seja o Livre Mercado.

O documento é cheio de linguagem técnica, mas segue o resumo necessário: A MP torna um direito a liberdade econômica, assim ela também cita as garantias da livre iniciativa, ficará mais fácil um empreendedor abrir um negócio tendo certeza que não será processado judicialmente. Outra coisa importante é que poderá ficar mais facil os acordos entre empregados e empregador.

Muito provável que a reforma da previdencia é comentada todos os dias em praticamente todos os telejornais, alguns motram fatos e outros mostram apenas opiniões sobre tal assunto. Mas para os que tem um entendimento do quanto é importante a reforma previdenciária no Brasil, também deve entender o quanto é importante essa medida que avança o livre mercado no país.

De nada adianta uma reforma da previdencia se os resultados produtivos em um país continua o mesmo, como o livre mercado é a unica forma de garantir a produção de modo sólido, logo, a relevância dessa MP tem que ser o maior possível nesses dias para que seja aprovada.

Muitas pessoas conhecem o ranking da liberdade de um país fazer negócios, e o Brasil nem mesmo entre os países da America do Sul é um protagonista. No ranking mundial de países de liberdade econômica analisado pela Heritage Fundation o Brasil está na posição 150, as analises feitas por outros institutos chegaram a um numero bem próximo a esse como por exemplo a de 144 anunciado pelo Fraser Institute.

É obvio pra todo mundo que uma posição tão ruim no indice de liberdade econômica revela que o país praticamente é proibido avançar pra prosperidade. Se a MP for aprovada nos anos seguintes, o Brasil será um país qual a facilidade de negócios é maior, e o investimento vindo do exterior aumentará.

Como a mídia está reagindo?

Levando em conta que nem toda a mídia é canalha é valido lembrar que algumas possuem financiamento de empresas que sobrevivem de regulações, portanto pode ser que algumas matérias esteja apresentando a MP 881 com um viés extremamente ideológico de uma maneira semelhante a que exemplifiquei no Twitter: 


Os populistas estão espalhanto mantiras como se a proposta da MP fosse a favor dos "Patrões" e contra os mais pobres. A realidade é que a MP é uma oportunidade de concorrência, então ficará muito mais fácil os mais pobres virarem patrão e ajudar aqueles que estão ao seu redor. 

Vale lembrar que a MP não é uma medida ideológica, mas sim deve ser tratado como um meio realmente sólido para a volta do crescimento econômico Brasileiro. 

Gostou da medida que pode mudar o país pra melhor? Então que tal apoiar a MP através do Link:  https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=136531


Quer se informar ou saber mais sobre como ajudar a liberdade no País?

Então acesse o site:  https://www.studentsforliberty.org/brasil


Veja também o sumário da MP881:

https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/sumarios-de-proposicoes/mpv881/at_download/file


Créditos:

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay


Wagner Sousa Santos| coordenador local na Students for Liberty DF