Wilson Mattos en Engenheiros e Técnicos, Professores e Educadores, Negócios e Empresas Supervisor de Mecânica 15/10/2016 · 1 min de lectura · 2,1K

Motivos para trabalharmos em Equipe!

Motivos para trabalharmos em Equipe!

Procure formar uma equipe sinérgica, aquela que possui metas em comum, pensa na mesma linha e age harmoniosamente e conjuntamente para superar obstáculos e vencer desafios.

Por este motivo Valorizo:

1. Pessoas;

2. Processo;

3. Produto.

O fato dos profissionais estarem em um mesmo ambiente, trabalhando de forma simultânea, definitivamente não faz deles uma equipe com sinergia. Na verdade, eles se configuram como um grupo de trabalhadores que atuam de forma isolada, independentemente de ocuparem o mesmo espaço. Isso está longe de ser uma equipe sinérgica!

Parece contraditório, mas é isso que acontece. Eles estão juntos e ao mesmo tempo separados, portanto, não há ligação sinérgica. É como uma pilha de tijolos sem cimento! Se faltar a ligação, essa pilha nunca vai virar construção. Em uma empresa também funciona assim, pois quando não há união, cooperação e interação, os ideais dificilmente se concretizam. Em outras palavras, para conquistar resultados sólidos é necessário desenvolver a sinergia, criar essa ligação.

Um líder pode e deve Desenvolver e Potencializar a Sinergia na sua Equipe.

Motivos para trabalharmos em Equipe!

Concordância – é importante que todos concordem com as metas e objetivos da companhia. Quando fazemos com que o grupo apresente ideias e tome uma decisão coletiva, as pessoas se sentem mais responsáveis e mais engajadas.

Comprometimento – é importante que as pessoas que trabalham aceitem e se comprometam a seguir as metas e as ideias da empresa. Com o trabalho em grupo, as pessoas se sentem comprometidas a realizar as metas e cumprir prazos.

Consciência coletiva – quando nós compramos algo novo, passamos a notar dezenas ou centenas deste Produto iguais nas ruas. Isto não acontece por que as pessoas resolveram imitar e comprar o mesmo produto. O motivo é que antes nós não prestávamos atenção neste modelo como prestamos agora. Quando trabalhamos em grupo, as estatísticas, as metas, os problemas, passam a fazer parte da nossa realidade então todas as pessoas do grupo se tornam ativas na busca de resolução dos problemas e alcance das metas.

Pense nisso, seja Pro Ativo desenvolva a sinergia entre as pessoas.

Pense nisso, seja Pro Ativo desenvolva a sinergia entre as pessoas.

Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos extra papel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização.

Suas principais características são:

  • Busca ativa por oportunidades de mudança;
  • Planejamento e execução de ideias;
  • Enfrentamento de obstáculos.

Onde há sinergia, as coisas só tendem a melhorar.

Por Wilson Mattos



Luciano Carmo 15/10/2016 · #3

Concordo com sua pessoa @Franciane Nunes Paciência Torres. O profissional pode ser bom mais se não hover parceria e sicronização fica difícil.

0

O trabalho em equipe é o motor da organização. Se uma pessoa entrar em desarmonia com o resto da equipe, o motor começa a falhar e a organização começa a desandar.

+1 +1
Luciano Carmo 15/10/2016 · #1

Sábias palavras Wilson Mattos.

+1 +1