Wilson Mattos en Oficina da Net, TekZoom, Engenheiros e Técnicos Supervisor de Mecânica 12/10/2016 · 2 min de lectura · 1,9K

Os benefícios da Atitude Positiva no Trabalho.

Fazer parte de uma instituição pressupõe passar a maior parte do tempo com pessoas como colegas de trabalho, fornecedores, chefes e clientes; e, as relações com essas pessoas devem ser as melhores possíveis para que o local de trabalho seja um ambiente leve e agradável. Vale lembrar que tudo pode interferir no resultado final de um trabalho, sejam tarefas inacabadas, seja um atendimento ruim, ou ainda, a falta de interesse e de parceria entre equipes, conflitos e a Inveja.

Assim, algumas atitudes básicas podem fazer toda a diferença, como respeito, ética, comprometimento, disciplina e, a principal característica para se viver bem em um ambiente corporativo, a tolerância.

O diferencial de se ter uma atitude positiva frente o cotidiano de trabalho é que, ao praticarmos tais atitudes, além de tornarmos o ambiente mais prazeroso, ganhamos confiança, tanto quanto a passam os, e aproveitamos os momentos para crescimento profissional e pessoal.

É claro que ser competente é essencial; mas, uma pessoa considerada agradável, que sabe se entrosar socialmente, leva vantagem – pense assim: De que adianta ter um ótimo currículo e não demonstrar segurança e disposição para o envolvimento com o trabalho e a equipe?

É preciso ser profissional, mas, também é necessário ser sociável.

O colaborador que tem atitude positiva é valorizado pela empresa; ser positivo é possuir autoestima para encarar os obstáculos como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, onde todos os desafios e todas as opiniões são válidos. Da mesma forma, bom humor e levez

a passam a ser consideradas atitudes primordiais para a boa produtividade.

A pressão do dia a dia sobrecarrega qualquer um; o hábito de praticar ações positivas entre iguais e superiores, sendo com um sorriso ou uma palavra de apoio, facilita as relações e a passagem por momentos de tensão.

A magia de uma atitude positiva é incomensurável, seu encanto vai desde transformar o clima no ambiente de trabalho, tornando-o mais harmonioso, passando por uma influência positiva aos funcionários, facilitando o relacionamento os e motivando equipes, e chegando a chefes mais tolerantes, que encaram os problemas de forma menos pesada.

Disposição: É a capacidade de estar sempre alerta, disposto e disponível para as mais diferentes tarefas, sem ninguém mandar.

Pontualidade: É cada vez mais valorizada. Trata-se de sinal de respeito e comprometimento com os demais.

“Estudabilidade”: Inventei esta palavra, para resumir uma atitude importantíssima: a determinação em aprender, estudar, pesquisar, procurar alternativas e soluções para problemas e desafios. Há pessoas que conseguem resolver situações difíceis, pelo estudo de casos solucionados por outros indivíduos.

Pro atividade: Um dos significados do prefixo “pro” é antecipação. A pessoa proativa está sempre se antecipando aos acontecimentos, fazendo planos de como agir no futuro baseado em uma análise racional do presente, identificando e selecionando alternativas para diferentes cenários. Pessoas assim resolvem os desafios antes de se transformarem em problemas.

Resiliência: É a habilidade do indivíduo para superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em desespero. É também a capacidade de enfrentar e resolver problemas sem se abater ou desanimar. Indivíduos resilientes conseguem, muitas vezes, transformar sofrimento em aprendizado.

Profissionalismo: É a determinação do indivíduo de cumprir seu trabalho de maneira correta e bem planejada. É também a atitude de sempre entregar tudo o que é combinado em todas as áreas profissionais. Pessoas assim se desdobram para cumprir a palavra ou seus compromissos de qualquer maneira.

Coragem: É a capacidade de enfrentar desafios com confiança e destemor ou de se expor em situações de crise ou dificuldade com confiança e firmeza, mesmo correndo riscos que a maioria não aceitaria. Pessoas assim contagiam todos a sua volta, com seu exemplo de enfrentar os problemas mais difíceis em primeiro lugar.

Temperança: Significa equilibrar-se, colocar-se sob limites e procurar assegurar o domínio da vontade sobre os instintos. Ter temperança é uma qualidade de quem modera o que faz, não age apenas pelas suas vontades e que sabe tomar decisões equilibradas. Significa ter a capacidade de medir muito bem as consequências de seus atos.

Altruísmo: A palavra altruísmo foi criada pelo filósofo francês Auguste Comte, que a definiu como “o grupo de disposições que inclinam os seres humanos a se dedicar aos outros”. É a atitude de abdicar de interesses pessoais em benefício de outra pessoa ou do interesse coletivo. Pessoas altruístas conquistam a admiração e o respeito por seus atos, não por suas palavras.

Empatia: É a capacidade psicológica de compreender pensamentos e emoções, procurando experimentar, de maneira objetiva e racional, os sentimentos dos outros indivíduos. É a habilidade de se colocar no lugar das pessoas, para compreender de que modo elas tomam suas decisões, não necessariamente para ajudá-las, mas para negociar melhor, por exemplo.

Quanto mais você desenvolvê-las, melhores serão seus resultados profissionais e pessoais.

Os benefícios da Atitude Positiva no Trabalho.