Wilson Mattos en Motivação e Inspiração, Engenheiros e Técnicos, Recursos Humanos Supervisor de Mecânica 7/11/2016 · 1 min de lectura · 1,7K

Vamos Refletir...

Vamos Refletir...

Se você convive com um grupo, e apenas você não consegue acompanhar os ensinamentos do Líder deste grupo, há duas saídas pra você...
Rever seus conceitos e se adequar, ou; Simplesmente buscar onde não se sinta um patinho feio...
Só não tente corromper aqueles que encontram no Líder deste grupo, um conselheiro que merece ser ouvido...

Um líder é aquele que:

Valoriza ideias e opiniões. Um líder servidor valoriza muito as contribuições recebidas e regularmente procura opiniões de seus colegas de trabalho. 

Promove outros líderes. Replicar novos lideres é tão importante para o líder que quase se torna uma missão de vida. Ensinar os outros a liderar, oferecendo oportunidades para o crescimento e demonstrando pelo seu exemplo.

Importa-se em ajudar os outros. Ajudar as pessoas com as questões da vida e não apenas a trabalhar questões. É importante oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal para além do trabalho.

Incentiva. A principal característica de um líder servidor é encorajamento. E um líder servidor verdadeiro diz: “Vamos fazer” e “não, você vai fazer isso”.

Curiosidade

A curiosidade é um elemento indispensável para o processo de aprendizado contínuo.

Criatividade

A criatividade costuma ser alimentada pela curiosidade e pelo conhecimento.

Assim, o líder é capaz de enxergar alternativas para os problemas atuais e também, novas oportunidades para a empresa.

Comunicação

Uma das características de um líder é ser também um bom comunicador.

Neste sentido, é preciso incluir a utilização de mecanismos eficazes para compartilhar informações, disseminar condutas, indicar prioridades, direcionar os trabalhos, além de esclarecer dúvidas.

Caráter

O caráter é a integração entre as virtudes e defeitos morais do indivíduo e é evidenciado por uma série de posturas, demonstradas no cotidiano.

Coragem

Neste caso, é preciso lembrar que arrogância e intolerância são sinais de imaturidade e insegurança, por isso, não podem ser confundidas com coragem.

Convicção

A convicção é a certeza que um indivíduo possui, sobre algo em que acredita. O líder defende suas opiniões, valores e aspirações, com paixão.

Carisma

Carisma é uma habilidade inata, que gera encantamento e fascinação nos demais – através de atitudes, comportamentos e resoluções.

Competência

Um líder, precisa desenvolver competências técnicas, gerenciais e comportamentais, para então ser capaz de conduzir sua equipe com eficiência.

Senso comum (common sense)

Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, ou seja, são noções admitidas por praticamente todos os indivíduos.

Trata-se da sabedoria adquirida a partir de experiências, vivências e observações.